O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

SESSÃO DE 2 DE JUNHO DE 1882

Presidencia do exmo. sr. Luiz Frederico de Bivar Gomes da Costa

Secretarios - os srs.

Francisco Augusto Florido da Mouta e Vasconcellos
Augusto Cesar Ferreira de Mesquita

SUMMARIO

Por proposta do sr. Santos Viegas, lança-se na acta um voto de sentimento pela morte do sr. José Pedro Antonio Nogueira, antigo depurado. - A requerimento do sr. Guilherme de Abreu, entra em discussão e é approvado o projecto n.º 135, pelo qual a freguezia de S. Nicolau de Cabeceiras de Basto passa a pertencer á circumscripção do julgado ordinario de S. Miguel de Refoios, e a freguezia de Santa Senhorinha de Basto ao julgado ordinario de S. Martinho de Arco de Baulhe, da comarca de Cabeceiras de Basto - Na ordem do dia continua a discussão do artigo 1.º do projecto relativo ao caminho de ferro de Salamanca a Barca do Alva e Villar Formoso. Falla o sr. Franco Frazão que manda propostas. - A requerimento do sr. Pinto de Magalhães, julga-se discutida a materia, sendo permittido aos srs. Carrilho, Gonçalves e Mariano de Carvalho, apresentarem propostas, as quaes são enviadas á commissão. É approvado o artigo 1.º salvas as propostas. - Entra em discussão o artigo 2.°, usando da palavra os srs. Emygdio Navarro, que apresenta propostas, e ministro das obras publicas.

Abertura - Ás duas horas e meia da tarde.

Chamada - 51 srs. deputados.

Presentes á abertura da sessão os srs.: - Agostinho Lucio, Alberto Pimentel, Sarrea Prado, Sousa e Silva, Pereira Côrte Real, A. J. d'Avila, Cunha Bellem, Pereira Carrilho, Santos Viegas, Pinto de Magalhães, Ferreira de Mesquita, Pereira Leite, Fonseca Coutinho, Trajano de Oliveira, Zeferino Rodrigues, Caetano de Carvalho, Conde de Thomar, Cypriano Jardim, Estevão de Oliveira Junior, Firmino Lopes, Vieira das Neves, Mouta e Vasconcellos, Coelho e Campos; Francisco Patricio. Guilherme de Abreu, Hermenegildo da Palma, Freitas e Oliveira, Jeronymo Osorio, Franco Frazão, Brandão e Albuquerque, Ribeiro dos Santos, Sousa Machado, J. A. Gonçalves, J. J. Alves, Amorim Novaes, Avellar Machado, José Bernardino, José Frederico, José de Saldanha (D.), Vaz Monteiro, Pinto Leite, Malheiro, Luciano Cordeiro, Luiz de Lencastre, Gonçalves de Freitas, Bivar, Luiz da Camara (D.), Silva e Matta. M. J. Vieira, Guimarães Camões, Visconde de Alentem, Visconde de Balsemão e Visconde da Ribeira Brava.

Entraram durante a sessão os srs.: - Abilio Lobo, Sousa Cavalheiro, Lopes Vieira, Agostinho Fevereiro, Moraes Carvalho, Gonçalves Crespo, Ignacio da Fonseca, A. J. Teixeira, Mello Ganhado, Seguier, Potsch, Fuschini, Saraiva de Carvalho, Augusto de Castilho, Castro e Solla, Brito Côrte Real, Borja, Emygdio Navarro, Pinto Basto, Eugenio de Azevedo, Fiiippe de Carvalho, Gomes Teixeira, Gomes Barbosa, Wanzeller, Correia Arouca, Silveira da Motta, Jayme da Costa Pinto, J. A. Pinto, Rodrigues da Costa, Scarnichia, Ferrão Castello Branco, J. A. Neves, Borges de Faria. Dias Ferreira, Elias Garcia, Pereira dos Santos, Figueiredo Mascarenhas, Rosa Araujo, José Luciano, Sousa Monteiro, Pereira de Mello, Lopo Vaz, Manuel d'Assumpção, Correia de Oliveira, M. P. Guedes, Pinheiro Chagas, Mariano de Carvalho, Miguel Dantas, Miguel Tudella, Pedro Martins, Barbosa Centeno, Tito de Carvalho e Visconde de Reguengos.

Não compareceram á sessão os srs.: - Adolpho Pimentel, Azevedo Castello Branco, Antonio Maria de Carvalho, Barão de Ramalho, Sanches de Castro, Conde da Foz, Conde de Sobral, Diogo do Macedo, Illydio do Valle, Ferreira Braga, Ponces de Carvalho, Figueiredo de Faria, Ferreira Freire, Teixeira de Queiroz, J. M. Borges J. M. dos Santos, Luiz Palmeirim, Rocha Peixoto, Aralla e Costa, Guedes Bacellar, Vicente da Graça, Marçal Pacheco, Miguel Candido, Pedro Correia, Pedro Franco Pedro Roberto, Dantas Baracho e Visconde de Porto Formoso.

Acta - Approvada.

EXPEDIENTE

Officio

Do ministerio do reino, remettendo, em satisfação ao pedido feito pelo sr. deputado José Elias Garcia, as copias authenticas da correspondencia ácerca da dissolução da reunião republicana na rua de Santa Catharina da cidade do Porto.

Á secretaria.

SEGUNDAS LEITURAS

Renovação de iniciativa

Renovo a iniciativa do projecto de lei, apresentado em 23 de março de 1877, com o n.° 67-B, pelo sr. deputado José Guilherme Pacheco.

Sala das sessões, em 31 de maio de 1882. = Visconde da Ribeira Brava, deputado por Monsão.

Á commissão respectiva.

O sr. Santos Viegas: - Pedi a palavra para communicar á camara um acontecimento que de certo a contrista; é a perda de um cidadão prestante, o sr. conselheiro José Pedro Antonio Nogueira.

Honrei-me com a amisade d'este cavalheiro e cavalheiro toda a extensão da palavra; admirei as suas virtudes no trato intimo que tive com elle, e hoje que o seu corpo deve baixar á campa venho patentear no seio do parlamento o fundo pezar que tenho e o desejo ardente que sinto de que esta camara, que elle tantas vezes honrou por muitos annos, não só com o seu voto mas tambem com a sua illustração, me acompanhe na manifestação de dor pela perda d'este prestimoso cidadão.

Foi um partidario leal e dedicado e na qualidade de cidadão prestou ao seu paiz os serviços que um homem da tempera d'este cavalheiro costuma e sabe prestar.

Creio que é proprio de um paiz honrar aquelles que o sabem servir tão leal e tão cavalheirosamente como José Pedro Antonio Nogueira, e se é proprio do paiz honral-os, nós, que o representâmos aqui, devemos associar-nos a este sentimento de dor, lançando na acta da sessão de hoje um voto de pesar profundo pela perda d'este prestantissimo cidadão. (Apoiados.)

N'este sentido, abstendo-me de quaesquer outras considerações que podesse fazer ácerca do caracter d'este varão, mando para a mesa uma proposta pedindo a v. exa. que a submetta á consideração da camara.

A proposta é a seguinte:

(Leu.)

Leu-se na mesa a seguinte:

Proposta

Proponho que na acta se lance um voto de profundo sentimento pela perda do prestante cidadão o conselheiro José Pedro Antonio Nogueira, que por muitos annos serviu o seu paiz como membro d'esta casa do parlamento.

Proponho ainda que á exma. familia do finado se dê parte da manifestação d'esta camara. = O deputado, Santos Viegas.

Foi approvada por acclamação.

O sr. J. J. Alves: - Em 1878 apresentei um projecto de lei, que foi enviado á commissão de obras publicas, com o fim de ver se por essa fórma conseguia, e o publico tambem, que fossem melhoradas todas as condições do

Sessão de 2 de junho de 1882. 103