O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

SESSÃO DE 4 DE JUNHO DE 1888

Presidencia do exmo. sr. Francisco de Barros Coelho e Campos (vice-presidente)

Secretaries os exmos srs.

Francisco José de Medeiros

José Maria de Alpoim de Cerqueira Borges Cabral

SUMMARIO

É approvada uma proposta do sr. Sebastião Nobrega, que foi considerada urgente, para que se consigne na acta um voto de sentimento pela morte do sr. Agostinho da Rocha e Castro, antigo deputado, fallecido na cidade do Porto. - O sr. Alpoim refere-se a um projecto que apresentou em junho do anno passado e que não tivera andamento, e apresentou agora outro igualando os vencimentos do escrivão interprete e agente da estacão de saude do Porto aos do escrivão interprete e agente da estação de Ponta Delgada. - O sr. Alfredo Brandão sustentou e mandou para a mesa uma proposta, assignada por mais seis srs. deputados, para que no projecto apresentado pelo governo sobre linhas ferreas se inclua o prolongamento do caminho de ferro de Arganil á Covilhã. Mandou tambem para a mesa uma representação da camara municipal da Louzã, pedindo a construcção do caminho de ferro a que se referia a proposta. - O sr. Avaliar Machado refere-se ás gratificações que se abonam aos escrivães de fazenda pelo serviço relativo ás contribuições de lançamento e repartição, e pergunta se já foram pagas a todos as do anno passado. Refere se tambem ás cascalheiras e rochedos que estão obstando na estiagem a livre navegação no alto Tejo. Responde-lhe o sr. ministro da fazenda. - O sr. Consiglieri Pedroso apresenta uma representação dos empregados da Torre do Tombo e outra dos eleitores da freguezia de Melides, concelho de S. Thiago do Cacem, e faz algumas considerações sobre o abastecimento de aguas em Lisboa, associando-se aos protestos feitos contra o actual estado de cousas em relação á companhia. Responde-lhe o sr. presidente do conselho que o assumpto tinha de ser submettido a conselho de ministros para se tomar sobre elle uma resolução. - O sr. Frederico Arouca refere-se a factos occorridos em Campo Maior por occasião de um casamento em segundas officiaes dos quaes resultou a morte de um individuo por uma descarga dada pela força publica. Respondem-lhe os srs. presidente do concelho e ministro da guerra, lendo os telegrammas que haviam recebido. - O sr. Frederico Arouca tornou a fallar sobre o assumpto, e por essa occasião apresentou uma representação dos proprietarios da fabrica de alcool estabelecida na calçada das Lages, em Lisboa; um requerimento, pedindo ao governo esclarecimentos; e por parte do sr. Julio de Vilhena uma nota de interpellação ao sr. ministro dos negocios estrangeiros ácerca da questão de Zanzibar. - O sr. San tos Crespo declara constituida a commissão especial nomeada para dar parecer ácerca da proposta de lei relativa nos hospitaes de alienados. - O sr. presidente do conselho mandou para a mesa uma proposta de lei auctorisando o governo a reformar os serviços da secretaria do ministerio do reino.

Na ordem do dia, continua a discussão do orçamento rectificado, usando da palavra o sr. Guilherme de Abreu, que apresentou uma proposta, e o sr. Avellar Machado, que ficou com a palavra reservada para a sessão seguinte. - O sr. presidente disse que o sr. presidente da associação industrial portugueza o encarregara de convidar os srs. deputados para a abertura da exposição industrial portugueza, com uma secção agricola, a qual devia ter logar pelas nove horas da manhã do dia 7.

Abertura da sessão - As duas horas e meia da tarde.

Presentes á chamada 57 srs. deputados. São os seguintes: - Alfredo Brandão, Antonio Castello Branco, Hintze Ribeiro, Augusto Pimentel, Santos Crespo, Augusto Fuschini, Augusto Ribeiro, Bernardo Machado, Eduardo Abreu, Eduardo José Coelho, Feliciano Teixeira, Firmino Lopes, Almeida e Brito, Francisco de Barros, Francisco Machado, Francisco de Medeiros, Lucena e Faro, Frederico Arouca, Guilherme de Abreu, Sá Nogueira, João Pina, Franco de Castello Branco, João Arroyo, Rodrigues dos Santos, Sousa Machado, Correia Leal, Joaquim da Veiga, Simões Ferreira, Avellar Machado, José Castello Branco, Abreu Castello Branco, Vasconcellos Gusmão, Santos Moreira, Julio Graça, Poças Falcão, Luiz José Dias, Bandeira Coelho, Manuel José Correia, Marianno de Carvalho, Martinho Tenreiro, Matheus de Azevedo, Pedro Monteiro, Pedro de Lencastre (D.), Pedro Victor, Sebastião Nobrega, Dantas Baracho e Consiglieri Pedroso.

Entraram durante a sessão os srs.: - Albano de Mello, Moraes Carvalho, Serpa Pinto, Mendes da Silva, Alfredo Pereira, Anselmo de Andrade, Alves da Fonseca, Oliveira Pacheco, Antonio Villaça, Ribeiro Ferreira, Pereira Borges, Guimarães Pedrosa, Tavares Crespo, Moraes Sarmento, Jalles, Pereira Carrilho, Simões dos Reis, Miranda Montenegro, Barão de Combarjua, Lobo d'Avila, Conde de Villa Real, Elizeu Serpa, Goes Pinto, Estevão de Oliveira, Francisco Beirão, Castro Monteiro, Fernandes Vaz, Francisco Ravasco, Severino de Avellar, Candido da Silva, Pires Villar, Izidro dos Reis, Souto Rodrigues, Santiago Gouveia, Menezes Parreira, Vieira de Castro, Silva Cordeiro, Jorge de Mello (D.), Alves de Moura, Ferreira Galvão, Barbosa Colen, Eça de Azevedo, Elias Garcia, Figueiredo Mascarenhas, Ferreira Freire, Alpoim, Barbosa de Magalhães, José Maria dos Santos, José de Saldanha (D.), Simões Dias, Abreu e Sousa, Julio Pires, Julio de Vilhena, Lopo Vaz, Manuel Espregueira, Manuel d'Assumpção, Manuel José Vieira, Brito Fernandes, Pinheiro Chagas, Marçal Pacheco, Miguel da Silveira, Miguel Dantas e Estrella Braga.

Não compareceram á sessão os srs.: - Guerra Junqueiro, Sousa e Silva, Baptista de Sousa, Campos Valdez, Antonio Candido, Antonio Centeno, Antonio Ennes, Gomes Neto, Antonio Maria de Carvalho, Mazziotti, Fontes Ganhado, Barros e Sá, Victor dos Santos, Conde de Castello de Paiva, Conde de Fonte Bella, Elvino de Brito, Emygdio Julio Navarro, Madeira Pinto, Mattoso Santos, Fernando Coutinho (.D.), Freitas Branco, Francisco Mattoso, Soares de Moura, Gabriel Ramires, Guilhermino de Barros, Sant'Anna e Vasconcellos, Casal Ribeiro, Baima de Bastos, Cardoso Valente, Dias Gallas, Teixeira de Vasconcellos, Alfredo Ribeiro, Alves Matheus, Oliveira Valle, Joaquim Maria Leite, Oliveira Martins, Jorge O'Neill, Amorim Novaes, Pereira de Matos, Ferreira de Almeida, Dias Ferreira, Ruivo Godinho, Laranjo, Pereira dos Santos, Guilherme Pacheco, José de Napoles, José Maria de Andrade, Oliveira Matos, Rodrigues de Carvalho, Pinto Mascarenhas, Santos Reis, Mancellos Ferraz, Vieira Lisboa, Marianno Prezado, Vicente Monteiro, Visconde de Monsaraz, Visconde de Silves, Visconde da Torre e Wenceslau de Lima.

Acta - Approvada.

Não houve correspondencia.

REPRESENTAÇÕES

Da camara municipal do concelho da Louzã, pedindo a approvação do projecto do prolongamento do caminho de ferro de Coimbra a Arganil, continuando d'este ponto a entroncar no caminho de ferro da Beira Baixa, nas proximidades da Covilhã.

Apresentada pela sr. deputado Alfredo Brandão, enviada ás commissões de obras publicas e de fazenda e mandada publicar no Diario do governo.

Da commissão da reunião realisada na freguezia de Melides, concelho de S. Thiago do Cacem, no dia 20 do mez passado, contra o projecto de lei que altera a divisão das assembléas eleitoraes d'aquelle concelho.

Apresentada pelo sr. deputado Consiglieri Pedroso, en-

103