O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

(252)

não tracto isto aqui sómente pelo lado da economia, não sei mesmo, se quando se vote nesta hypothese, essas economias serão em muito grande escala, por que essas economias podem desapparecer por uma promoção que se faça, e mesmo ha necessidade della na armada, porque realmente ha falta de officiaes, particularmente ate primeiros tenentes; mas aqui não é só economias, é tambem evitar a indignidade do Parlamento de estar a approvar verbas falsas: isto não é outra cousa, e uma decepção; não é a verdade, e ninguem se atreve a dizer que é; porque mesmo o nobre Deputado ex-Ministro daquella repartição não se atreveu a contestar a verdade desta observação: só nos disse que este era o quadro que todos os annos se approvou, é o argumento que se tem dado a respeito de outros pontos, e aqui esta a razão porque eu digo que esta verba esta stereotypada.

Trouxe-se tambem o argumento de que no Ministerio da Guerra se fez o mesmo; confesso que a respeito desse Ministerio nada fallei, delle não entendo nada, não sei o que por lá vai, não sei se era verdadeiro, ou se era como este; sinto muito que no Ministerio da Guerra haja a mesma decepção que no da Marinha: desse não sabia nada, e por isso não levantei a minha voz, deste da Marinha sei, e por isso fallo.

Sr. Presidente, a respeito do que disse o nobre Deputado relativamente ao Ultramar, em relação a navios e officiaes de marinha empregados no Ultramar, ahi alguma cousa havia que dizer, porque realmente se nós formos a considerar o que de facto se practica, acharemos que deste orçamento deve havei sobras muito grandes, porque de facto por este Ministerio senão paga ás embarcações que estão em Angola, Moçambique, e outros portos do Ultramar; o que acontece que os que estão em Angola, estão sobrecarregando o cofre de Loanda, para onde se mandam, de vez em quando, pequenos adjutorios que não tem comparação com a despeza que lá fazem essas embarcações, e o orçamento cá esta por pagar aos que lá estão; e isto tem dado logar a que em Angola, e Moçambique tenha havido um deficit, por estarem pagando despezas que lhes não competem, e que estão votadas no orçamento para serem pagas por este orçamento: toquei neste ponto por incidente.

A vista de todas estas considerações, o mais esta dicto, e foi completamente desenvolvido pelo illustre Deputado por Cabo-Verde, vê-se que tudo quanto aqui esta, é defectivo, e então por dignidade e honra

desta Camara, e para se seguir um systema uniforme, e visto que a commissão tem assentado apresentar como economias todas as vacaturas que existam accidentalmente, por coherencia de principios é necessario que se siga esse mesmo systema a respeito deste capitulo, e por isso que vou mandar para a Mesa a seguinte

Proposta. — a Proponho que este capitulo volte á commissão, para o pôr em harmonia com o estado real e effectivo do pessoal da armada na actualidade. Lopes de Lima.

Foi apoiada, e posta á votação por não haver quem sobre ella pedisse a palavra — foi rejeitada por 42 votos contra 9.

O Sr. Ministro da Marinha: — Sr. Presidente, dizia o illustre Filosofo de Syracusa = dai-me um ponto no espaço, que eu suspenderei o globo = e eu digo, Sr. Presidente, ao illustre Deputado que me precedeu — dai-me tempo, que eu farei o que vós desejais. — Sr. Presidente, grande e a carga certamente, que pésa sobre os meus hombros, e bem contra minha vontade com ella carrego; todavia, Sr. Presidente, a minha alma e para Deos, e o meu corpo e para o meu paiz (apoiados.) Grande, disse, é o trabalho que pésa sobre os meus hombros, entretanto empraso o nobre Deputado, ou qualquer outra pessoa para dizer, se já algumas das partes que teve que requerer pelas repartições a meu cargo, esperou 10 minutos para fallar-me, e se algum negocio ficou d'um dia para o outro para ser decidido. Sr. Presidente, entrando em explicação sobre a materia de que se tracta, direi, que ha pouco mais de 8 dias que estou em Ministro interino da repartição de Marinha, e a Camara, e o nobre Deputado sabem que não tive parte na confecção deste orçamento; assim como tambem o anno passado não a tive; no entretanto foi necessario, para satisfazer o meu dever, defende-lo nesta, e na outra Camara, e assim o fiz como pude. É verdade que ha êrro no numero dos officiaes que veem designados no art. 5.º secção 1.ª do capitulo 2.º: este capitulo, artigo, e secção estão como no orçamento do anno passado, e em conformidade com o quadro estabelecido por lei; mas não esta exacto quanto á existencia ou estado effectivo. Todavia ha uma circumstancia que faz ser o êrro de nenhuma consequencia, porque a somma geral pedida é menos que exactamente deve ser, como se vê pela seguinte tabella (leu.)

Comparação do pessoal da armada existente com o designado no quadro mencionado no orçamento.

[VER DIARIO ORIGINAL]