O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

( 562 )

to sobre os povos da Província do Minho, e devendo nós ser esciupulosos eai bimilhante matéria é necessário que saibamos se e necessário para bem do Contracto concedei- tudo , se somente parte do quê pede o Proponente ; e se mesmo o queelle pede, é tal, que pôde por força de s>ua exorbitância fazer dasappa-recer essa utilidade, e tornar-se mn gravame (apoiados} , eu não duvido da boa fé do Governo nesta operação; mas por isso mesmo devo também fazer-llie justiça em pensar que elle contiactou cum perfeito conhecimento de causa , mas como o Governo depende também da Camará, tiaga a ella os documentos que instruam sua petição (apoiados). Nem só por meio de uma Plm-presa podem haver boas estradas, antes se nos regularmos pelo que temos visto entre nós, será talvez este o meio de nào haver

estradas no Minho , assim como se pôde dizer que as nào ha na Estremadura. Se ocommodo nào equivaler, ou for superior aoincornmodo, então buscaremos outros meios que se adoptam em outros paizes, e a que os povos por certo se não hão denegar reconhecendo a sua utilidade: por tanto, como nào tenho prova ostensiva do grau de exactidão com que se acha calculado este Contracto, e não sei se heide conceder, se restringir as Condições que dependem do Poder Legislativo ; por isso vpto contra o Projecto , e a culpa tem quem não me dá os meios para votar acertadamente, combinando os lucros da Empresa com os interesses dos povos (apoiadosJ.

O Sr. Presidente: —Deu a hoia ; a Ordem do Dia para amanhã e' a mesma de hoje — está levantada a Sessão. Erão b horas. ,

N.° 35. Sessão de 18 de Maio. 1839.
Presidência do Sr. José Caetano de Campos.
Abertura - Depois do meio dia.
Chamada - Presentes 83 Srs. Deputados: entraram depois mais alguns, e faltaram os Srs. - Jervis d' Atouguia - Barreto Ferraz - Costa Cabral - Cesar de Vasconcellos - Fernandes Coelho - Silveiro - Barão de Noronha - Bispo Conde - Carvalho e Mello - Gomes de Carvalho - Sousa Guedes - Dias d' Azevedo - Aguiar - Velloso da Cruz - Teixeira de Moraes - José Estevão - Brum - Marccos - Ferreira de Castro - Henriques Ferreira - Fontoura - Reis e Vasconcellos - J. M. Grande - Xavier d' Araujo - Sousa Pimentel - Mousinho da Silveira - Valdez - Colmieiro - e Xavier Botelho.
Acta - Approvada.
Correspondencia - Teve o seguinte destino:
Ministerio da Guerra - Um officio incluindo varios documentos a respeito do Capitão Ajudante Major do Corpo Belga, Clemente Estevão Dupoisal - Á Comissão de Guerra.
Ministerio da Fazenda - Um officio acompanhando um mappa demonstrativo da importancia das remissões dos Foros Nacionaes - Para a Secretaria.
Outro incluindo por copia o mappa da exportação de vinhos pela Ilha do Faial no anno proximo preterito - Á Comissão especial de vinhos.
Outro acompanhando uma informação da Contadoria do Thesouro Publico, sobre a pertenção da Abbadeça, e mais Religiosas do extincto Convento de Santa Apollonia, recolhidas no Convento de Santa Mónica - Para a Secretaria.
Outro incluindo por copia a informação da Alfandega da Horta, e a relação, que menciona, ácerca do numero de navios nacionaes, estrangeiros, que deram entrada no porto d'aquella cidade nos annos de 1834, 1835, 1836, e 1837, e direitos de tonelagem, cobrados na referida Alfandega - Para a Secretaria.
Outro incluindo vários documentos ácerca da quantia, que deve admitir-se em moeda de cobre na recepção dos rendimentos d' Estado - Para a Secretaria.
Outro acompanhando varios documentos relativos á extincção do logar do Thesoureiro da Alfândega das Sette Casas, e ácerca do modo porque se suprem as incumbencias do dito logar, e as fianças, com que se garante a arrecadação da receita da sobredita Alfandega - Para a Secretaria.
Representações. - Uma da Junta de Parochia da Freguezia de Santa Maria de Ravinhoda, e outra dos moradores da Freguezia de S. Lourenço d' Arranhó, sobre divisão de territorio. - Á Commissão d' Estatistica.
Outra da Camara Municipal do Concelho de Mondim de Basto, pedindo que se deffira aos Alumnos das Escólas Medico-Cirurgicas de Lisboa e Porto sobre o Gráo Académico que sollicitam. - Á Commissão d' Instrucção Publica.
Outra da Junta de Parochia da Freguezia do Salvador, da Cidade de Beja, pedindo que seja rejeitado o additamento do Sr. Deputado Farinho, em que propõe, que ainda que os fóros, e rendimentos de qualquer Igreja excedam a congrua arbitrada, sejam todos percebidos pelo Parocho. - Á Commissão Ecclesiastica.
Outra dos Membros da Junta de Parochia d' Aguas Santas, pedindo um predio Nacional, para estabelecimento do Cemiterio. - A requerimento do Sr. Passos (José) foi esta representação remettida com urgencia ao Governo para informar sobre o seu contheudo.
Outra da Direcção da Companhia de Fiação e Tecidos Lisbonense, pedindo que se indeffira a supplica dos Commerciantes, ou habitantes de Vianna, em que pedem para a Alfandega d' aquella Villa o sello de chumbo. - Á Commissão de Commercio e Artes.
Outra dos Professores de primeiras letras de Alcobaça, Cella, Coz, Alpedriz, Maiorga, Aljubarrota, Evora, e Turquel, pedindo que pelo Subsidio Litterario lhes sejam pagos seus ordenados, que se acham muito atrazados. - As Commissões de Fazenda e de Instrucção Publica.
Outra dos Professores de ensino primario do Concelho de S. Pedro do Sul, pedindo que a gratificação de 20$000 réis, mandada pagar pela Camara Municipal lhe seja paga pelo Thesouro pelo rendimento do Subsidio Litterario. - Á Commissão de Fazenda e d' Instrucção Publica.