O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

SESSÃO NOCTURNA DE 5 DE JUNHO DE 1888

Presidencia do exmo. sr. José Maria Rodrigues de Carvalho

Secretarios os ex.mos srs.

Francisco José de Medeiros

José Maria de Alpoim Cerqueira Borges Cabral

SUMMARIO

Não houve expediente. - Entra-se na

Ordem da noite, continuação da discussão sobre o ornamento rectificado, e prosegue no seu discurso o sr. Avellar Machado, que termina mandando para a mesa uma moção de ordem e uma proposta. - Pede o sr. Carrilho que seja declarada e consignada na acta a fórma por que fôra pedida a palavra pelo sr. Avellar Machado quando se inscrevêra. Resposta do sr. presidente e declaração do sr. Avellar Machado. - Usa largamente da palavra contra o projecto, ficando-lhe ainda reservada para a sessão immediata, o sr. Dantas Baracho. - Manda para a mesa o parecer das commissões de fazenda e de agricultura sobre o projecto dos cereaes o sr. Fernando Mattoso. - O sr. Carrilho apresenta o parecer da commissão de fazenda sobre a proposta de lei que altera algumas disposições da lei do sêllo. - O sr. Serpa Pinto declara que não póde tomar parte na interpellação annunciada pelo sr. Julio de Vilhena sobre a questão do Zanzibar.

Abertura da sessão - Ás nove horas da noite.

Presentes a chamada 57 srs. deputados. São os seguintes: - Albano de Mello, Serpa Pinto, Alfredo Brandão, Alfredo Pereira, Alves da Fonseca, Baptista de Sousa, Oliveira Pacheco, Pereira Carrilho. Simões dos Reis, Augusto Pimentel, Santos Crespo, Miranda Montenegro, Lobo d'Avila, Eduardo José Coelho, Elizeu Serpa, Goes Pinto, Feliciano Teixeira, Fernando Coutinho (D.), Almeida e Brito, Francisco de Barros, Fernandes Vaz, Francisco Machado, Lucena e Faro, Frederico Arouca, Guilherme de Abreu, Sá Nogueira, Pires Villar, João Pina, João Arroyo, Menezes Parreira, Vieira de Castro, Silva Cordeiro, Joaquim da Veiga, Simões Ferreira, Avellar Machado, José Castello Branco, Abreu Castello Branca, Vasconcellos Gusmão, Alpoim, Rodrigues de Carvalho, José de Saldanha (D.), Santos Moreira, Julio Graça, Julio Pires, Julio de Vilhena, Vieira Lisboa, Poças Falcão, Manuel Espregueira, Manuel José Correia, Manuel José Vieira, Marianno do Carvalho, Marianno Prezado, Martinho Tenreiro, Matheus de Azevedo, Pedro Monteiro, Dantas Baracho e Estrella Braga.

Entraram durante a sessão os srs.: - Anselmo de Andrade, Pereira Borges, Mazziotti, Hintze Ribeiro, Augusto Ribeiro, Conde de Villa Real, Emygdio Julio Navarro, Estevão de Oliveira, Mattoso Santos, Castro Monteiro, Francisco de Medeiros, Francisco Ravasco, Franco de Castello Branco, Rodrigues dos Santos, Correia Leal, Jorge de Mello (D.), Alves de Moura, Barbosa Colen, Dias Ferreira, José Maria dos Santos, Abreu e Sousa, Lopo Vaz, Bandeira Coelho, Manuel d'Assumpção, Brito Fernandes, Pinheiro Chagas, Marçal Pacheco, Miguel Dantas, Pedro Victor e Vicente Monteiro.

Não compareceram á sessão os srs.: - Guerra Junqueiro, Moraes Carvalho, Mendes da Silva, Sousa e Silva, Antonio Castello Branco, Campos Valdez, Antonio Candido, Antonio Centeno, Antonio Villaça, Ribeiro Ferreira, Antonio Ennes, Gomes Neto, Guimarães Pedrosa, Tavares Crespo, Moraes Sarmento, Antonio Maria de Carvalho, Fontes Ganhado, Jalles, Barros e Sá, Augusto Fuschini, Victor dos Santos, Barão de Combarjúa, Bernardo Machado, Conde de Castello de Paiva, Conde de Fonte Bella, Eduardo Abreu, Elvino de Brito, Madeira Pinto, Freitas Branco, Firmino Lopes, Francisco Beirão, Francisco Mattoso, Soares de Moura, Severino de Avellar, Gabriel Ramires, Guilhermino de Barros, Sant'Anna e Vasconcellos, Casal Ribeiro, Candido da Silva, Baima de Bastos, Cardoso Valente, Izidro dos Reis, Souto Rodrigues, Dias Gallas, Santiago Gouveia, Teixeira de Vasconcellos, Sousa Machado, Alfredo Ribeiro, Alves Matheus, Oliveira Valle, Joaquim Maria Leite, Oliveira Martins, Jorge 0'Neill, Amorim Novaes, Ferreira Galvão, Pereira de Matos, Ferreira de Almeida, Eça de Azevedo, Ruivo Godinho, Elias Garcia, Laranjo, Pereira dos Santos, Figueiredo Mascarenhas, Guilherme Pacheco, José de Napoles, Ferreira Freire, José Maria de Andrade, Barbosa de Magalhães, Oliveira Matos, Simões Dias, Pinto Mascarenhas, Santos Reis, Mancellos Ferraz, Luiz José Dias, Miguel da Silveira, Pedro de Lencastre (D.), Sebastião Nobrega, Visconde de Monsaraz, Visconde de Silves, Visconde da Torre, Wenceslau de Lima e Consiglieri Pedroso.

Acta - Approvada.

Não houve expediente.

ORDEM DA NOITE

Continuaçãe da discussão sobre o orçamento rectificado O sr. Avellar Machado: - (O discurso será publicado em appendice a esta sessão, quando s. exa. restituir as notas tachygraphicas.)

Leu-se na mesa a seguinte

Moção de ordem

A camara, reconhecendo a deficiencia das verbas destinadas a muitos serviços dependentes do ministerio da guerra, continua na ordem do dia.

5 de junho de 1888. = Avellar Machado.

Foi admittida.

Leu-se mais a seguinte

Proposta

É prorogado por mais tres annos, a contar de 24 de maio de 1888, o praso marcado nas leis de 17 de maio de 1880 e 19 de abril de 1886, para a revisão das matrizes prediaes. = Avellar Machado.

Foi admittida.

O sr. Carrilho: - Requeiro a v. exa. o favor de dizer a fórma por que o sr. Avellar Machado se inscreveu para tomar parte no debate.

O sr. Presidente: - O sr. Avellar Machado inscreveu-se a favor.

O sr. Carrilho: - Peço que isso seja declarado na acta.

O sr. Avellar Machado: - Faço meu o requerimento do sr. Carrilho. (Riso.)

O sr. Dantas Baracho: - Sr. presidente, entendo que o illustre deputado o sr. Avellar Machado, não podia responder melhor, do que o fez, ao requerimento do sr. Carrilho.

Eu tenho muito respeito e consideração pelo sr. Carrilho, mas parece-me excessivo que s. exa. seja dragão do orçamento, como lhe chamou o sr. Avellar Machado, e ao mesmo tempo dragão da palavra dos deputados opposicionistas, (Apoiados.) tanto mais quando elles se occupam de assumptos tão importantes (Apoiados.) como dos que acaba de se occupar, e com tanta proficiencia, o sr. Avellar Machado. (Apoiados.) É preciso que s. exa. saiba que os deputados opposicionistas hão de cumprir o seu dever,
104