O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

SESSÃO DE 25 DE MAIO DE 1880

Presidência do ex.BO sr. José Joaquim Fernandes Vaz

Secretários — os srs.

Thomàs Frederico Pereira Bastos António José d'Avila

SUMM-AJRIO

Apresentação de requeiimentos epiojectos de lei. — Na ordem do " dia foram approvados'03 seguintes pinjectos de lei. n." 237 .anne-xando ao concelho e comaica de Citstio Daiie a fieguezia de Al-mofalla, que actualmente peitence ao concelho de Mondim da Beira e ;l comarca de Avmauiar, n" 244, creando no ciiculo n.° 03 (Vouzelln) duas asscmbléas cleitoracs, uma no concellio de Oli-vciia do Frades e com a sede cm Aicozello das Maias, e outia no concelho diiYouzella com a eéde em Qnehà. — Continuou a discussão do piojccto n.° 231, lelativo ao piolongamento do caminho de ferio do

Abertura. — Ás duas horas e meia da tarde. Chamada. — 61 srs. deputados.

Presentes á abertura da sessão os srs. : — Adriano Machado, Albino das Neves, Alfredo de Oliveira, Sarrea Prado, Alves Carneiro, Alves da Fonseca, Rodrigues Feri eira, Sousa e Silva, A. J. d'Avila, A. J. da Rocha, Bigottc, Tavares Crespo, Mazziotti, Magalhães Aguiar,' Xavier Torres, Conde de Bomfim (José), Pinheiro Borges, Elvino de Brito, Emygdio Navarro, Goos Pinto, Hintze Ribeiro, Eva-risto Brandão, Fiancisco Beirão, Cunha Souto Maior, Castro Monteiro, F. J. Medeiros, Pereira Caldas, Gomes Barbosa, Gaudencio Pereira, Ignocio do Casal Ribeiro, Cândido do Moraes, Scai nichia, Gallas, Almeida e Costa, Oliveira Valle, Paes de Abranches, Simões Ferreira, Homem da Costa Brandão, Bandeira Coelho, Barbosa Leão, Pereira e Matos, Laranjo, Fernandes Vaz, Rodrigues de Freitas, Oliveira Baptista, Júlio de Vilhena, Bivar, L. J. Dias, Pires de Lima, M. C. Einygdio, Aralla e Costa, Pereira Dias, Mariano de Carvalho, Miguel de Noronha (D.), Pedro Franco, Theotonio Paim, Thomàs Ribeiro, Thomás Bastos, Visconde de Bousões.

Não compareceram á sessão os srs.: — Guerra Junquoiro, Alexandre de Aragâo, Braameamp, Pereira de Miranda, Fialho Machado, Ribeiro Ferreira, Antunes Guerreiro, António Ennes, Guimarães Pedroza, Arrobas, Ferreira de Mesquita, Eça o Costa, Saraiva de Carvalho, Victor dos Santos, B. X. Freire, Conde de Snbugosa, Sousa o Serpa, Pinto Basto, F. J. Teixeira, Fernando Caldeira, Vanzeller, Res-sano Garcia, Guilherme de Abreu, Barros Gomes, Henrique de Macedo, Pires Villar, J. A. de Sepulveda, João Chrysostomo, Melicio, Izidro dos Reis, Vieira de Castro, Alfredo Ribeiro, Alves Malheus, .J. A. Neves, Joaquim Tello, Ornellas e Matos, Gusmão, Jorge de Mello (D.), Dias Ferreira, Garcia Diniz, Abreu Castello Branco, José Luciano, Ferreira Freire, Ponte e Horta, Abreu e Sousa, Luiz Jardim, Almeida Brandão, Macedo Sottó Maior, Penha Fortuna, Pedro Monteiro, Visconde da Arriaga.

Entraram durante a sessão os srs.: — Alipio de Sousa Leitão, Azevedo Castello Branco, António Cândido, Pessoa de Amonm, Villafanha, Soares "de Azevedo, Barão de Com-barjua, Barão de Paço Vieira, Carlos Ribeiro, Diogo de Macedo, Sousa Machado, Sousa Lixa, José Guilherme, Lemos e Nápoles, J. M. dos Santos, Nogueira, Simões Dias, Júlio Rainha, Lopo Vaz, Nobre de Carvalho, Dias de Freitas, Pedro Correia, Pedro Roberto, Visconde de Arneiros, Visconde das Devezas, Zophimo Pedroso.

Acta. — Approvada.

EXPEDIENTE

*

Officios

1.° Do ministério da marinha, acompanhando, em satisfação ao requerimento da commissão de gueira d'esta ca-

SesaSo do 25 de maio de 1860

mara, o requerimento em que José António da Costa, contramestre da officina dc-moldes do arsenal de marinha, pede augmento de jornal, devidamente informado pelo superintendente e pelo conselho de trabalhos do refcudo arsenal.

Enm&do á commiisão de guerra:

2.° Do mesmo ministério, participando que vão ser expedidas as precisas ordens para que seja enviado com urgência o processo crime em que foi pronunciado na comarca do S. Thorrjé o sr. deputado Evansto Brandão, ré-queiido pelo sr. deputado Augusto Victor dos Santos.

Enbiado á secretaria.

3.° Do mesmo ministério, acompanhando, em satisfação ao requerimento do sr. deputado João Gualberto de Barros e Cunha, parte dos documentos relativos a diversos factos occorridos na'provincia de Angola.

Em-iado á secretaria.

Representações

l.a Do provedor e rnais mesarios da santa casa da misericórdia da villa de Abrantes, pedindo providencias sobro o modo como a administração do hospital de S. José regula as liquidações das despezas relativas aos enfermos pobres, que das différentes terras do remo são tratados no referido hospital.

Apresentada pelo sr. deputado Henrique de Macedo, enfiada á commisiião de administração publica e mandada publicar 110 Diário da camará.

2.a Do provedor e mais mesarios da santa casa da mi-sericordio da villa de vibrantes, contra as propostas n.03 4 e 9 apresentadas pelo sr. ministro da fazenda em sessão de 14 de janeiro.

Apresentada pelo sr. deputado Henrique de Macedo, enviada á commissão de fazenda, e mandada pid)licar no "Diário da camará.

3.a De alguns habitantes da freguezia de Sandomil, concelho de Ceia, di&tricto da Guarda, pedindo que aquella freguezia seja annexada ao concelho de Oliveira do Hosr pitai, districtOvde Coimbra.

Apresentada pelo sr. deputado 'Pedro Castello Branco, enviada á commissào de administração publica, ouvida a de estatística.

4.a Da camará municipal do concelho do Sardoal, pedindo auctorisação para desviar dos fundos destinados á viação municipal a quantia do 1:500^000 réis para concluir a canalisaçào da fonte de Frei Alvaro.-

Apresentada pelo sr. deputado Henrique de Macedo, en~ viar/a á commissão de administração publica e mandada publicar no Diário da camará."

5.a Da camará municipal de Guimarães, pedindo que seja approvada a renovação de iniciativa feita pelo sr. deputado António Augusto Soares da Silva Ferreira, em sessão de 7 do corrente.

Apresentada pelo sr. deputado Vieira de Castro, enviada á commissão de obras publicas e mandada, publicar no Diário do governo.

6.a Da junta geral do districto do Ponta Delgada, pedindo que sejam approvadas as medidas quo foi em propostas pelo governo ern harmonia com' as conclusões do relatório da commissão que tratou do estudo da crise mi-chaelense.

Apresentada pelo sr. deputado Hintze Ribeiro, enviada ás commitsões de administração publica e fazenda e mandada, publicar no Diário do governo.