O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

(337)

do Reino, se poder ia applicar a decima parte, isto é 6 contos de réis, para este fim.

Sr. Presidente, a cidade de Lisboa apesar de ser a capital do Reino, tem-se visto na necessidade de mandar buscar agoa ao concelho de Almada á Fonte da Pipa, para aqui, e para Belem; e quem sabe que um dos primeiros elementos da vida é a agoa, não póde deixar de ver que 150 pipas della por dia não é objecto que se deva abandonar ao despreso (apoiados.) Por todos estes motivos eu proponho o seguinte. Mando a proposta nesta occasião; mas se Camara entender que da cifra de que nos occupamos, não é possivel tirar-se esta quantia, é-lhe muito facil no capitulo immediato, quando se tractar do subsidio para a municipalidade accrescentar esta verba ao subsidio: e o Sr. Ministro do Reino, que presa de certo o bem estar da capital, verá qual é o logar em que deve ir, e espero que S. Ex.ª leve á conclusão obra tão importante para os habitantes de Lisboa.

Ora eu não me lembraria de apresentar ao Parlamento este augmento de despeza, senão acontecesse que grande parte dos bens da municipalidade de Lisboa estão em poder dos seus credores, estão debaixo de penhora, e a municipalidade em rasão de perder para mais de 400 contos, porque estes bens ha uns poucos de annos que estão entregues aos credores, que os tem deixado arruinar de todo. Direi mais, que os habitantes de Lisboa pagam o real d'agoa, e muito mais nos direitos de consumo; por consequencia tem direito que o Governo désse imposto das Sete Casas applique alguma cousa para o bem do seu municipio, já que elle é que paga os impostos. Leu-se lago na Mesa a seguinte Emenda. — «Capitulo 8. — obras publicas — Proponho que da verba de 60:863$700 réis, especificada no art. 38.º para despezas das differentes obras na capital, e nos districtos administrativos do Reino, o Governo applique a quantia de 6:000$000 de réis para a continuação das obras para a acquisição das agoas do Salreu para abastecimento da capital, entregando a camara municipal a referida quantia para este fim. « — Xavier da Silva, Antunes Pinto, Oliveira Borges, Pinheiro Furtado, A. J. dos Reis. Foi admittida por unanimidade. O Sr. Presidente do Conselho de Ministros — Pedi a palavra para ter a honra de responder, não ás accusações, e menos as increpações que fizeram os illustres Deputados que primeiro fallaram, porque realmente não as ouvi: todos os tres illustres Deputados pediram ao Governo esclarecimentos, e mostraram quaes eram os seus desejos, mas de uma maneira tão benevola, que me não posso capacitar de que houvesse a menor idéa de censura, e menos de accusação da parte dos illustres Deputados. Foi o primeiro o Sr. Forjaz. Fallou sobre os campos do Mondego. A commissão creada em virtude da carta de lei de 28 de agosto do anno passado depois de ter procedido a todos os exames necessarios louvou-se no director das obras do Mondego, pedindo-lhe que houvesse de fixar desde logo as que se podiam fazer neste anno para serem divididas competentemente por diversas freguezias daquelle districto; e em officio de 28 de março, que dirigi á Camara em consequencia do requerimento feito por um illustre Deputado, se dizia quaes são essas obras destinadas para se levarem a effeito este anno: foram orçadas no valor de 2:100$ réis, e o Governo immediatamente lhe deu o credito competente. Eu desejando que essas obras tenham o maior andamento possivel, mandei ultimamente que ás ordens daquelle director fosse outro engenheiro unicamente com o fim de se encarregar daquellas mesmas obras.

Fallou o illustre Deputado no encanamento do Mondego. A administração daquelle encanamento era especial; tinha um director que correspondia ao antigo provedor das lezirias do Téjo. O Governo nomeou uma commissão para fixar de uma maneira invariavel as regras que se devem seguir: é mister foi mar um plano geral que comprehenda o objecto em si, como é o encanamento do rio, o seccarem-se os campos, o evitar as quebradas etc; mas para isto é necessario levantar a planta da bacia do Mondego, e proceder ao seu nivelamento. Não se julgue porém que o Governo não tem tomado todo o interesse nisso; pelo contrario, alguma cousa se tem já feito que tem inspirado a maior satisfação aos habitantes daquellas localidades, apesar da nossa inercia que com tanto afan lhe tem querido mostrar. Aquellas quebradas já foram entaipados, e de modo tal, que este anno tendo havido uma grande cheia, não tem saido o rio do seu leito, e foi posto um 1 conto de réis á disposição do director para continuar essas obras

«Barra da Figueira.» — Tambem é para lamentar que os trabalhos que se ordenaram naquella barra, não correspondessem ás esperanças que elles deviam ter feito suscitar: e se julgue por isso que eu quero fazer a menor irrogação de culpa nem ao habil engenheiro que meditou aquellas obras, nem á empreza que as executou: mas o facto é que ellas não corresponderam aos fins que se desejavam. O Governo tem por muitas vezes feito o que esta ao seu alcance para levar a empreza a obras auxiliares; tem effectivamente feito algumas, e sendo a dragage o unico meio de melhorar e limpar aquella barra, espero que a empreza levará a effeito a dragage este verão, mas se acaso o não fizer, o Governo julgando-se auctorisado pelos art. 3 º e 4.º do mesmo contracto, esta decidido a suspender-lhe o vencimento, que percebe em consequencia do seu contracto. (O Sr. Forjaz: — Muito bem).

«Cadêa da Universidade» — Pelo art. 25 do orçamento do Ministerio da Justiça passou este objecto a cargo daquelle Ministerio, e, logo que isto se decidiu, do Ministerio do Reino se mandaram para o Ministerio da Justiça todos os documentos que havia a este respeito

«Cemiterio de Pereira» — Tenho finalmente a satisfação de poder dizer ao illustre Deputado que se concluiu essa negociação, que não foi pequena (rindo-se) muito trabalhosa foi ella; mas finalmente fez-se a acquisição do campo necessario para esse cemiterio, por uma transacção entre a camara municipal, e o proprietario delle. Creio que tenho respondido ás perguntas do illustre Deputado. (Dirigindo-se ao Sr. Forjaz).

Seguiu-se depois o illustre Deputado pela Beira Baixa S. Ex.ª significou o desejo de que a ponte do Ocreza se completasse este anno: de certo muito desejaria eu que ella se concluisse este anno, mas ha dois grandes obstaculos para isso; um é a pequenez da verba votada, e que logo direi que não é applicada a tão pequenas bagatellas como se imagina; (apoiados) e outro é a difficuldade que ha de obter operarios na estação propria; porque o local é extremamente