O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

(340)

que elle não nos levasse hoje ainda mais tempo, do que levou na sessão antecedente, foi-me preciso pedir a palavra vendo que já antes de mim a pediam outro», e depois de mim outros a pediram tambem. Sr. Presidente, foi-me preciso pedir a palavra na occasião em que um illustre membro da maioria desta Camara senão achava presente, porque estava sendo respondido o seu discurso de uma maneira a mais atroz, sendo acutiladas as suas frases da maneira a mais horrivel; foi então que eu julguei do meu dever tomar a defeza do meu illustre collega a quem préso, e estimo, e com quem me honro de partilhar as mesmas idéas.

Sr. Presidente, muitos foram os nobres Deputados que por parte da opposição combateram o Governo neste capitulo, e alguns illustres Deputados da maioria levados do zêlo que os acompanha pelo bem publico, e principalmente pelo interesse daquellas localidades que representam, com justiça fizeram reclamações ao Governo aproveitando-se da materia do capitulo por julgarem bem cabidas essas representações, direi melhor essas reclamações. Sr. Presidente, o capitulo de obras publicas traz uma verba limitadissima de 60 contos, e o nobre Presidente do Conselho de Ministros acabou exuberantemente de provar que essa verba é ainda bem limitada para as enormes despezas a que fica sujeita e obrigada, e que não era gasta, como aqui se quiz inculcar, unicamente em alguns rebocos, concertos de quarteis, compra de algumas bancas e cadeiras, e em outras cousas insignificantes; S. Ex.ª o Sr. Presidente do Conselho de Ministros acaba de deixar bem esclarecida, e manifesta a justa applicação desta verba de obras publicas; mas isto não é ainda bastante, porque os illustres Deputados entendem que desta verba para obras publicas havia de saír a despeza para as obras das barras, para obras de pontes, canaes, e havia de haver estradas em todo o Reino; parece incrivel que deste capitulo se tirasse argumento para tractar tão deslocadamente de um objecto que não era para aqui, só uma deliberada vontade de fazer opposição ao Governo, é que podia trazer para aqui as increpações que lhe fruam feitas; o Governo foi apodado de não ter pensamento, de dormir, de abandonar tudo, de não tractar de nada: Sr. Presidente, não estranhe a Camara, nem o paiz que quando com todas estas asserções os Srs. Deputados da opposição sem pôr limite a todas as suas idéas, e discursos levantam tão foi temente a sua voz, não estranhe, digo, que possa haver da maioria quem levante tambem foi temente a sua voz em defeza do Governo, a quem se tem apodado desta maneira. Sr. Presidente, o illustre Deputado que disse que não sabia como com uma verba de 60 contos se queria tanta cousa, não fez epigramma nenhum, disse uma verdade em quanto ás reclamações que se fizeram; pois, Sr. Presidente, já foi pelo nobre Presidente de Conselho demonstrado, e respondido a todos os nobres Deputados que lh'as fizeram, e o fez d'um modo que a Camara deve estar plenamente satisfeita, e os mesmos nobres Deputados prestaram os seus apoiados ao nobre Ministro, e significaram com isto que estavam satisfeitos (apoiados) e com esses apoiados responderam ou desmentiram tambem essas accusações de abandono, somnolencia, e despreso de que se accusa o Ministerio (apoiados.)

Sr. Presidente, esta discussão tem sido tão longa, e o dia do encerramento da sessão esta tão proximo a chegar, que eu não sei até aonde nos hão de levar tão alongadas discussões; por consequencia eu não quero levai mais adiante o meu fraco discurso, e termino dizendo, que voto pela verba em discussão tal como veiu da commissão. E em quanto ás propostas que estão sobre a Mesa, declaro que não approvo nenhuma dellas, porque a votar-se uma verba para uma designada obra, então deve votar-se para todas que têem sido ou possam ainda ser reclamadas (apoiados.)

O Sr. Vaz Preto: — Peço a V. Ex.ª que consulte a Camara sobre se a materia esta sufficientemente discutida.

Decidiu-se affirmativamente por 47 votos contra 23. E pondo-se á votação a

Emenda da commissão offerecida pelo Sr. Lourenço da Luz. (Vide sessão de 19 deste me) — foi approvada por 65 votos contra 4

Emenda do Sr. Xavier da Silva — rejeitada por 67 votos contra 10.

Emenda do Sr. Albano Caldeira — rejeitada por 49 votos contra 23.

O Sr. Presidente: — O capitulo 8.º esta prejudicado com a approvação da emenda da commissão.

O Sr. Assis de Carvalho: — (Sobre a ordem.) Eu tenho que mandar para a Mesa um additamento a este capitulo...

O Sr. Presidente: — Agora já não póde ser, pois que os additamentos, emendas, ou substituições só podem ser apresentadas durante a discussão, e não depois de discutida, e votada a materia principal: e eu não posso admittir discussão sobre objecto findo sem consentimento da Camara.

O Sr. Assis de Carvalho — Pois então eu proponho um novo capitulo a este orçamento do Ministerio do Reino, e creio que a Camara não se opporá a isto, tanto mais quanto que elle tem de recair sobre objecto importante (apoiados.)

O Sr. Presidente: — Muito bem; faça o nobre Deputado a sua proposta, e depois verei se esta nos termos do regimento, ou o que cumprirá seguir a respeito della.

O Sr. Assis de Carvalho: — Sr. Presidente, a cidade de Lisboa esta sendo muito incommodada na sua saude publica; quem é Facultativo, conhece quanto tem crescido progressivamente o numero dos doentes affectados de febres intermittentes e continuas.

Sr. Presidente, vê-se que os habitantes das margens da ribeira d'Alcantara são affectados, todos os annos, têrmo medio, no numero de 150, de febres intermittentes e continuas, conforme as estatisticas officiaes que se podem consultar; hoje quem é Facultativo, e mesmo quem o não é, conhece que o foco desta epidemia, que reina com mais intensidade nos mezes de junho a outubro, esta nas agoas estagnadas que existem n'aquella ribeira (apoiado). É hoje conhecido pelos principios de chimica organica que todas as vezes que se encontram as agoas doces com as agoas salgadas, se fórma um foco de epidemias, e na ribeira d'Alcantara ha esse encontro: concorrem á ribeira d'Alcantara a maior parte das lavadeiras de Lisboa, que deixando depositadas e estagnadas as immundicies sujeitas á acção do calor, formam igualmente uma poderosa causa da insalubridade daquelle logar. Existem nas margens da referida ribeira differentes fabricas que lançam nella