O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

179

avaliar de urna maneira precisa qual e' a somma. verdadeira das divida deferidas, porque em fim o recenseamento destas dividas íiindfc não foi levado á execução; mas a Commissão sabia que aproximadamente essas dividas podiam calcular-se entre dez a doze mil contos (fozes:— Deu a hora). Sr. Presidente, ouço dizer que deu a hora. Eu tenho ainda _• bastante que dizer mesmo em relação ao desenvolvimento do pensamento da Commissão, «... não posso continuar, não-estou á minha vontade; acho-me af-fectado bastante não só por effeito de uma forte oph-tulmia, mas também dos incidentes que ha pouco

tiveram Ioga r ; não me sinto em estado de poder apresentar as minhas idéas com aquella clareza o sisudez com que mais traquillo de espirito poderia fazel-o. Peço que se me reserve a palavra para amanhã (Apoiados).

O Sr. Presidente: — A ordem *do dia para ama-nhâ e a continuação da que veiu para hoje. Está levantada a Sessão. — Passava das quatro horas e três quartos da tarde.

O 1." REDACTOR,

J. B.

N." 9.

sem

5

1852.

Presidência do Sr. Silva Sanches.

'hainada—Presentes 86 Srs. Deputados.

Abertura—Ao meio dia.

Acta— Approvada.

O Sr.-Secretario (Rebello de Carvalho): — Fórum mandadas para a Mesa asp seguintes

DECLARAÇÕES. — L* Do Sr. Sousa Caldeira, com-rnunicundo que os Srs. José Ribeiro de Almeida, e Sebastião Manoel de.Gouvêa não'podern comparecer á Sessão de hoje por incommodo de saúde. — A Camará ficou inteirada.

C2.a De se achar insta liada a Commissão de Fal-1 crucias", sendo Presidente o Sr. Ottolini, Relator o Sr. Souro, e Secretario o Sr. Loureiro. — A Camará Jlcou inteirada.

COIIKKSI'ONDIÍNCI A.

OFKICÍOS. — h° Do Ministério da Guerra acompanhando a seguinttí

PROPOSTA N.° 1-27—C—Senhores: \noseachando ooGoverno auctorisado para applicar o belieficio do Decreto d--; 23 de Outubro ultimo nos quatro Of-

ficiaes constantes da relação junta, por isso que achando-se os mesmos comprehendidos nas disposições da Concessão de 27 Maio' de 18,34, ou não se .apresentaram para gosar as vantagens por esta concedidas, nem posteriormente o fizeram para lhes serem appli-cádãs as disposições da Carta de Lei de 21 de Agosto de 1840, ou pediram a sua demissão,' .e parecendo de equidade que estes Omciaes, e todo» aquelles que se acharem cm idênticas circumstancias, deixem de gosar o beneficio do citado Decreto : tenho a honra de propor-vos o seguint

PuojucTo DE Lrci. Artigo Io K o Governo au-ctórisado a applicar as disposições do Decreto de 23 de Outubro do anno próximo passado, aos quatro Officiacs, constantes da relação junta, e a todos os mais quê achando-se om idênticas circumstancias, hão se apresentaram para gosar do beneficio concedido pela Concessão de 27 de Maio de 183é, t;' pela Carta de Loi de 21 de Agosto de 1840.

Art. Q." Fica revogada toda a Legislação em contraria.

Secretaria de Estado dos Negócios -da Guerra, em 5 de Julho de 1852.= Ouyue

Relação dos quatros OJficiaes que sollicilam o henefici>> do Decreto de 23 de Outubro de 185 \\

aos quaes se refere a Proposta datada de hoje.

1'OSTOS.

NOMKS.

OBSERVAÇÕES.

Alferes de Ca vá l Ia r ia

Francisco Ribeiro de Moura

Manoel Teixeira Gomes

João (íalvão de Origni.....

Francisco Belém ...........

K rã Major Graduado de Infanteria, foi detniltido pelo requerer por Decreto de 13 de Setembro dt; l.8.3fi.

Era Capitão do Cavallaria, foi dernitlido pelo requerer por Decreto de 15 de Julho de 1834.

Era Capitão de Cavallaria, foi demittido pelo requerer por Decreto de 24 de Abril de 181-0.

Apresentou-se somente em 30 de Outubro proxi-mo passado. .________________________