O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

SESSÃO NOCTURNA DE 9 DE JUNHO DE 1888

Presidencia do exmo. sr. Francisco de Barros Coelho e Campos (vice-presidente)

Secretarios os exmos srs.

Francisco José Machado
José Maria de Alpoim Cerqueira Borges Cabral

SUMMARIO

Dá-se conta de um officio do ministerio da marinha, participando, em satisfação a um requerimento do sr. Fuschini, que por aquelle ministerio não foi concedido subsidio algum pecuniario á companhia das aguas; outro do ministerio do reino, remettendo, em satisfação a um requerimento do sr. Consiglieri Pedroso, as copias da correspondencia trocada entre a estação de saude de Bolem e o governo, a proposito da concessão do cabo telegraphico do Tejo á companhia «English portuguese telephone company». - O sr. Carrilho apresentou o parecer da commissão de fazenda sobre a proposta do governo, auctorisando a cobrança dos impostos e a applicação d'elles ás despezas do estado.

Na ordem da noite continua a discussão do orçamento rectificado. Usa da palavra o sr. Francisco Machado, que apresenta uma moção de ordem. - No fim da sessão, cabendo a palavra ao sr. Franco Castello Branco, emprega-a, fazendo algumas considerações sobre o processo por que se está fazendo o trabalho da revisão das matrizes e censurando a transferencia de empregados, de modo que ha escrivães de fazenda babeis que estão hoje peior collocados do que estão outros que ainda ha dois annos eram simples escripturarios de fazenda.

Abertura da sessão - Ás nove horas da noite.

Presentes á chamada 60 srs. deputados. São os seguintes: - Albano de Mello, Serpa Pinto, Alfredo Brandão, Oliveira Pacheco, Antonio Centeno, Moraes Sarmento, Pereira Carrilho, Simões dos Reis, Augusto Pimentel, Santos Crespo, Miranda Montenegro, Eduardo José Coelho, Elizeu Serpa, Goes Pinto, Feliciano Teixeira, Fernando Coutinho (D.), Almeida e Brito, Francisco de Barros, Fernandes Vaz, Francisco Machado, Lucena e Faro, Sá Nogueira, Pires Villar, João Pina, Franco de Castello Branco, João Arroyo, Menezes Parreira, Vieira de Castro, Rodrigues dos Santos, Silva Cordeiro, Joaquim da Veiga, Simões Ferreira, Jorge de Mello (D.), Alves de Moura, Ferreira Galvão, Barbosa Colen, Eça de Azevedo, Abreu Castello Branco, Vasconcellos Gusmão, Alpoim, José de Saldanha (D.), Santos Moreira, Santos Reis, Abreu e Sousa, Julio Graça, Julio Pires, Julio de Vilhena, Vieira Lisboa, Poças Falcão, Bandeira Coelho, Manuel José Correia, Manuel José Vieira, Brito Fernandes, Marianno de Carvalho, Marianno Presado, Martinho Tenreiro, Matheus de Azevedo, Pedro Monteiro, Sebastião Nobrega, Dantas Baracho e Visconde de Silves.

Entraram durante a sessão os srs.: - Guerra Junqueiro, Moraes Carvalho, Mendes da Silva, Anselmo de Andrade, Alves da Fonseca, Sousa e Silva, Antonio Villaça, Tavares Crespo, Lobo d'Avila, Conde de Castello de Paiva, Conde de Villa Real, Francisco Beirão, Guilherme de Abreu, Avellar Machado, Ferreira de Almeida, Pereira dos Santos, Figueiredo Mascarenhas, Barbosa de Magalhães, Lopo Vaz, Manuel d'Assumpção, Miguel Dantas, Pedro de Lencastre (D.), Pedro Victor e Estrella Braga.

Não compareceram á sessão os srs.: - Alfredo Pereira, Antonio Castello Branco, Baptista de Sousa, Campos Valdez, Antonio Candido, Ribeiro Ferreira, Antonio Ennes, Gomes Neto, Pereira Borges, Guimarães Pedrosa, Antonio Maria de Carvalho, Mazziotti, Fontes Ganhado, Jalles, Barros e Sá, Hintze Ribeiro, Augusto Fuschini, Augusto Ribeiro, Victor dos Santos, Barão de Combarjua, Bernardo Machado, Conde de Fonte Bella, Eduardo Abreu, Elvino de Brito, Emygdio Julio Navarro, Madeira Pinto, Estevão de Oliveira, Mattoso Santos, Freitas Branco, Firmino Lopes, Castro Monteiro, Francisco Mattoso, Francisco de Medeiros, Francisco Ravasco, Soares de Moura, Severino de Avellar, Frederico Arouca, Gabriel Ramires, Guilhermino de Barros, Sant'Anna e Vasconcellos, Casal Ribeiro, Candido da Silva, Baima de Bastos, Cardoso Valente, Izidro dos Reis, Souto Rodrigues, Dias Gallas, Santiago Gouveia, Teixeira de Vasconcellos, Sousa Machado, Alfredo Ribeiro, Correia Leal, Alves Matheus, Oliveira Valle, Joaquim Maria Leite, Oliveira Martins, Jorge O'Neill, Amorim Novaes, José Castello Branco, Pereira de Matos, Dias Ferreira, Ruivo Godinho, Elias Garcia, Laranjo, Guilherme Pacheco, José de Napoles, Ferreira Freire, José Maria de Andrade, Oliveira Matos, Rodrigues de Carvalho, José Maria dos Santos, Simões Dias, Pinto Mascarenhas, Mancellos Ferraz, Luiz José Dias, Manuel Espregueira, Pinheiro Chagas, Marçal Pacheco, Miguel da Silveira, Vicente Monteiro, Visconde de Monsaraz, Visconde da Torre, Wenceslau de Lima e Consiglieri Pedroso

Acta - Approvada.

EXPEDIENTE

Officios

Do ministerio do reino, em satisfarão ao requerimento do sr. deputado Zophimo Consiglieri Pedroso, remettendo as copias da correspondencia trocada entre a estacão de saude de Belem e o governo, a proposito da concessão do cabo telegraphico do Tejo á companhia «English portuguese telephone company».

Para a secretaria.

Da direcção geral de contabilidade publica, em satisfação ao requerimento do sr. deputado Augusto Maria Fuschini, declarando que por via da repartição de contabilidade de marinha não fôra abonado subsidio algum pecuniario á companhia das aguas de Lisboa.

Para a secretaria.

ORDEM DA NOITE

Continuação da discussão do orçamento rectificado

O sr. Francisco José Machado: - Sr. presidente, obedecendo ás prescripções do regimento, começo lendo a minha moção de ordem:

«A camara considerando que o governo e principalmente o sr. ministro da guerra têem procurado por todos os meios ao seu alcance melhorar as condições do exercito e aperfeiçoar successivamente a organisação de 1884 em conformidade com os recursos do thesouro, passa á ordem do dia.»

Sr. presidente, cabe-me a honra de responder ao extensissimo discurso do meu illustre amigo e collega o sr. Dantas Baracho, e cabe me a honra de responder quando a discussão do orçamento rectificado vae de tal modo adiantada como não ha memoria que tal tenha succedido.

Será difficil, senão impossivel, responder a todos os pontos em que s. exa. tocou, porque tenho tambem de me referir a muitos dos assumptos do discurso do nosso illustre collega e meu particular amigo o sr. Avellar Machado, que não obstante ter-se inscripto a favor, ha muitos pontos do seu discurso que requerem uma resposta demorada e desenvolvida.

Mas, sr. presidente, quando a discussão do orçamento rectificado está tão adiantada, seria para mim de uma gra-

110