O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

( 260 )

Gotreiçào, que a sua existência apenas se conhece pela. aasignatura d*algum Olíicio, e Edital da tarifa, ou pela recepção Ha respectiva giaUficação, nos actos, em que e necessária a sua assistência; elle delega a sua autboridade n'um celebre indivíduo, (que ali se acha em espécie de homisio pelas extorsões, o obras meritórias, que no tempo da Usurpação fi-«era era Lainego: é esta a pessoa nomeada pá r a Regedor, tudo isto produz uma verdadeira artciedade publica, por se não poder esperar o remédio da mão d'aqueHes, a quem esses males se attrvbuem. Aproveito testa occasiâo para tecer os devidos encómios ao Administrador do Julgado de Baião, o qual é por extremo zeloso no desempenho dos seus deveres, e homem a quem sobeja hf nfa, e actividade; conheço-o de perto, e rriíiiio o respeito; mas os seus desejos não podem ter resultado, por que os ladrões se a coifa tn no Julgado visinlio,"e alheio á sua Ju* risdlrçâo.

1 Recoirfmendo a'S. Ex.a, que mande immediata-mente informai-se do que acabo de expor, não só pela Administração Geral deViIla Real, mas também pela do Porto, e por todas as pessoas da confidencia de S. Ex.* , e que possam dizer-lhe a verdade sem affèição, nem ottio ; e peço-Vhe que seja inexorável para com as Authdridades, que faltarem aos seus deveres em detrimento da iranquillidade publica.

As calamidades são em grande parle devidas a um sem numero de Tavernas existentes ern todas as Aldeias , onde se juntam todos os dias os vadios, e ahi passam as noutes no jogo ; é verdade que, para satisfazer este vicio, taes homens se lançam na estrada do roubo; porque não têem meios próprios para o iftanter.

Outra causa poderosa destes males consiste no uso geral t que nas Províncias se faz d*armas prohibi-das, as quaes estão na moda , Fazendo-se disso gala , trazendo.se á vista os bicos dos punhaes, e das facas — as clavinas, e umas taes chôpas nas pontas dos paus, que são um verdadeiro instrumento de morte.

Assim frequentam os legares tnars públicos, as feiras, as praças, as 'tomarias, e até a Missa as levam.

Portanto peço a S. Ex.*, que faça executar as nossas^Leis; porque as temos contra os vadios, jo-gudores, e os useiros d'armas prohibidas ; Fecom-rnendando a seus subordinados -a sua execução, e mdicanJo-lhes ate o modo como hão de proceder.

O REDACTO» ,

JOSÉ DE CASTRO FREIRE DE MACEDO.

N." 17. Sessão j« 20 Í»'2la.00t0.

1841.

Presidência do Sr. Moni* (Vice-Presidenle.}

~hamada — Presentes 72 Srs. Deputados. Abertura — Depois do meio dia. Acta — Approvada.

1 CORRESPONDÊNCIA.

DFFXC1ÒS. — 1." Do Sr. António Aluizio Servis

'Q.° Do Sr. Barão d'ÀJbufeira participando, que o seu estado de saúde o impossibilita de comparecer hoje á Sessão, fe tahez a mais alguma*. — A Ca-«icit a ficou mteiradçi .

3.° Do Sr. Francisco Couèa de Mendonça, par-ticipahdo não •poder comparecer boje á'Sessão, e a mais algumas por motivo de moléstia. — A Cama" rã ficou inteirada.

"4* Do Sr. João Xavier de "Sousa Trindade, levando ao çdnheci mento da Camará, que o seu estado de saúde o impossibilita de comparecer hoje ú Sesbãi — A ( tíwa? a ficou inteirada,

5.° Do Sr. Bei nardo Miguel de Olhura Borges det lufando, q IP não pôde compaiecer hoje a, Sessão, e »4lgutuas mais por O seu tíláo estado de saúde. — A 'Ctntitíra ficou inteirada'.

61° Ministério dri Fazenda, remeltendo a consulta- da Junta do Credito Publico, a qu« procedeu sobre a representação, que por uqurlle 'Ministério lhe drrigio esia C»tziaia , sobre a lepresentaçâo da Ca-anára Muhicipirde Kio-Maior^, 'que pede o edifício

* j f ' ^ » T

do extmcto Hospício dos Arrabidos. — j$ Commis» são de "Fazenda.

7.° Do Ministério da Gueira, de-vojvendo os Re-qu^rimentos e, documentos, tjue acompanharam o OfTicio desta Cambra de Ô do carrente » relativos ao Corqnel separado do quadro do Exercito João Viei« rã da Silva ; e dos Capitães também separados iFran-cibco Maria Ilozado Metello, e Manoel Guedes Quinhon^s, COTO a remessa tkn e^clar^cinoentos, que ha a respeito deHes naquelia Repartição. -^-A* Com-missão de &uerra

8.° Do Ministério da Fazenda, remettendo a consulta da Junta do Credito Publico, sobre a representação do Pai ocho , Junta deParoclua, e mais ajilondedes locaes d,a ^Freguezia ide Nossa Senhora da Conceição do Castello, Ooncelho de Moi«ienta da Beira , sobre a corivessão de uma casa que ser-vio de =rtulha — pertencente ao axli.ncto convento de Salsedas, que pedem para a residência- da referido PaTocho. — A"1» Comunhões de Fazenda^,^ JEccle-siastica. ' t , ,

t 9.° Do j\íin>slerio da M^rinha,^ Ultrajrt^ar, remet-tendo uum Pioppsta de Le^para afixaçã.» da forçada pnmeir,a linha } 'da JP^vmçia de Çabt? Verde, e