O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

( 165 )

mente desenvolvidos, e ao alcance de todos? Não me parece necessario que a questão por este lado careça de adiar-se. Repito, no Orçamento proposto pelo Ministerio, aí vem bem desenvolvida cada uma das verbas, por capitulos e por artigos; e entendo que desta maneira está a Camara habilitada para entrar desde já nesta materia; além de que nas alterações que o Governo julgou fazer na cifra proposta, vem uma diminuição de 40 contos, cuja somma se acha desenvolvida por artigos. Por consequencia havendo cabal conhecimento de cada uma das verbas de despeza no Orçamento deste Ministerio, achando-se bem desenvolvida a diminuição de 40 contos que o Governo apresentou em relação á Lei votada o anno passado, entendo que a Camara deve estar completamente habilitada para tractar esta materia (Apoiados). E não ha aqui uma especie de globo, ou uma especie de balão, acha-se tudo completamente desenvolvido no Orçamento; a discussão não e tanto em globo como o nobre Deputado a figurou; não ha nada menos comparavel ao balão, porque ha especies muito particulares, muito distinctas em que se póde exercer toda a discussão.

Eu não levo a palavra para casa; acabo votando contra o Adiamento, porque entendo que estamos habilitados para entrar na discussão.

O Sr. Presidente: - A Ordem do Dia para a Sessão de ámanhã é: na primeira parte, a discussão do Parecer da Commissão de Instrucção Publica; e na segunda, a discussão dos Projectos n.ºs 46 e 47, e como supplementares os Projectos n.ºs 47 e 48. Está levantada a Sessão. - Eram quatro horas da tarde.

O 1.º REDACTOR,

J. B. GASTÃO.

N.° 8. Sessão em 12 de Junho 1850.

Presidencia do Sr. Rebello Cabral.

Chamada - Presentes 48 Srs. Deputados.

Abertura - Ás 11 horas e um quarto.

Acta - Approvada.

CORRESPONDENCIA.

OFFICIOS. - 1.° Do Sr. Deputado Xavier da Silva, participando que não lhe é possivel assistir á abertura da Sessão. - Inteirada.

2.° Do Ministerio da Guerra, dando os esclarecimentos relativos ás massas de 3 réis diarios, e de fardamento dos Corpos do Exercito, e ás Aulas que estão abertas nos mesmos Corpos: satisfazendo assim a um Requerimento do Sr. Baptista Lopes. - Para a Secretaria.

REPRESENTAÇÕES. - 1.ª Apresentada pelo Sr. Ferreira da Motta, em que a Camara Municipal da Villa da Pesqueira e 175 habitantes do seu Concelho pedem a conservação do Bispado de Lamego. - Á Commissão Ecclesiastica.

2.ª Apresentada pelo mesmo Sr. Deputado, em que a Camara Municipal da Villa de Foscoa, Clero e mais habitantes da dicta Villa pedem a conservação do Bispado de Lamego. - Á mesma Commissão.

3.ª Apresentada pelo mesmo Sr. Deputado, em que o Cabido, Clero e mais habitantes da Cidade de Lamego representam contra a extincção do seu respectivo Bispado. - Á mesma Commissão.

4.ª Apresentada pelo mesmo Sr. Deputado, em que a Camara Municipal da Villa da Pesqueira, Districto da Guarda, pede a concessão do extincto Convento de S. Francisco, sua Igreja e Sachristia, com uma pequena parte da Cerca, que d'antes possuiam os Frades da 3.ª Ordem do mesmo Santo, denominados - Borras. - Á Commissão de Fazenda.

5.ª Apresentada pelo mesmo Sr. Deputado, em que a Camara Municipal do Peso da Regoa pede ser auctorisada para poder lançar o triplo de 60 réis em cada rasa de sal, que se vender a retalho pelo espaço de 12 annos, para com o seu producto fazer acquisição d'agoas, construcção de um edificio para os Paços do Concelho, Administração, Tribunal Judicial, Cadêa, e outras officinas, e de um caes na Regoa. - Á mesma Commissão.

O Sr. Pereira de Barros: - Sr. Presidente, hontem veiu muito tarde o Diario do Governo, e não pude ver uma inexactidão que vem na relação daquelles que não compareceram ás 11 horas; eu appello para V. Exa. e invoco o testemumho de V. Exa. sobre se eu tenho faltado já alguma vez á hora indicada, e se naquella Sessão não subi as escadas da Camara na retaguarda de V. Exa. na companhia do Sr. Silva Cabral, e chegando aos corredores V. Exa. entrou por aquella porta e eu por esta; vejo porém que V. Exa. vem na relação dos que compareceram ás 11 horas, e eu estou na relação daquelles que não compareceram á mesma hora. Faço pois estas observações para que de futuro haja mais circunspecção na relação dos Srs Deputados, que comparecem ás Sessões com exactidão.

O Sr. Presidente: - Eu informo a Camara e posso certificar-lhe por parte da Mesa, que ha toda a circunspecção e toda a exactidão nas notas que se tomam dos Srs. Deputados que não veem á hora; e que o que disse o illustre Deputado (perdôe que lho diga) não é exacto; porque eu achava-me na Mesa á hora competente, e muito antes que alguns Srs. Deputados, entre os quaes o Sr. Silva Cabral, e algum tempo depois o Sr. Pereira de Barros, entraram na Sala. Antes que batesse no relojio o quarto de hora de espera, entrava o Sr. Silva Cabral, mas o Sr. Barros entrou 1 ou 2 minutos depois do dicto quarto, e segundo a execução dada ao methodo que a Camara adoptou, comprehendeu-se o Sr. Deputado Barros no numero daquelles que não vieram ás 11 horas. Advirto que sou tão austero a este respeito que, n'uma das anteriores, aconteceu que eu me assentasse nesta Cadeira (vindo já de trabalhar na Relação) a tempo que logo deu o quarto de hora de espera, e inclui-me no numero dos não presentes ás 11 horas, só para dar exemplo (Apoiados). Isto é exacto, e invoco o testemunho do Sr. Secretario. Os nobre Deputados que estão presentes ás 11 horas, e

42