O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

SESSÃO DE â DE JUNHO DE 1880

Presidência do ex."" sr. José Joaquim Fernandes Vaz

i

Thomás Frederico Pereira Bastos

Secretários — os srs.

António José d'A>ila

Apresentação de requei imentos' e lepiescntnçõee.—Leu-se o deeieto proiogando a actual sessão legislativa até ao dia 7 do coriente mez inclusive.—O sr. Pereira ds Miranda tendo de scictiiar paia a camará dos dignos pares, onde ia tomar assento, agnideceu aos ckntoies do circulo que tivera a homa de repicsentai as piovas de confiança que lhe haviam dado e aos seus collegas na camaia a bonevolcncii quo sempre lhe dispensai ara —Poi proposta do sr. presidente mandou-se lançai na acta um voto de iceonheci-mento pela rnancna como o si deputado se dirigha á camaia, lamentando esta a falta de um dos seus membios, que tào digno eia pela sua illustracào e inteireza de cometei.—Na ordem do dia foram approvudos os piojcctos n."" 227, concedendo certas vantagens, para os cffeitoa da letorma aos facultativos-rnihtai es , 201, cieando na cidadedo Poito nmn casa de detenção cconeeçào cles-tiunda a iceolher indivíduos do sexo masculino—Entrou em dis-cus-ÊÍÍO, íiciindo ainda pendente, o i>iO|ec'to n ° 255, cieando as cornai-cãs de Eipozende, Villa Floi, Conduixa a Nova, Chamusca e Co-luchc, sendo tiansfenda a cornai ca de Pediogào Grande para Fi-gueuó dos Vinhos.

Abertura. — Ás duas horas e meia da tarde. Chamada,. — 56 srs. deputados.

Presentes á abertura da sessão os srs.: — Adriano Machado, Alexandre de Aragào, Alfredo de Oliveira, Sari

Entraram durante n sessão os srs.: — Albino das Neves, i Braaincamp, Alves Carneiro, Antunes Guerroiro, António Ènnes, Bigotte, Guimarães Pedroza, Tavares Crespo, Arrobas, Mazziotti, 'Ferreira do Mesqnita, Saraiva de Carvalho, Victor dos Santos, BarHo de Combarjua, B. X. Freire, Carlos Ribeiro, Conde de Sabugosa, Pinheiro Borges, Emygdio Navarro, Góes Pinto, Hmtze Ribeiro, Fernnndo Caldeira, Francisco Beirão, Castro Monteiro, Vanzeller, Roísano Garcia,'Guilherme de Abreu, Barros Gomes, Henrique de "Macedo, Ignaeio do Casal Ribeiro, Mclicio, Gal-'las, Alfredo Ribeiro, Joaquim Tello. Paes de Abrandie-, Jorge de Mello (D.), Homem da Costa Brandão, Dias Ferreira,'Abreu'Castello Branco, José Guilhotine, José Lu-ciauo, 'Ferreira Freire, AbYeu e Sousa, L. J. Dias, Luiz Jardim, M. C. Emygdio, Almeida Brandão, Marian" 'de Carvalho, Pedro Franco, Thomás Ribeiro, Visconde da Ar-riaga. ,

Não compareceram á sessão os srs.: — Guerra Juuqueiro, Alipio de Sousa Leitão, Azevedo Castello Branco, António 'Cândido, Ribeiro Ferreira, Pessoa de Amorira, Villa-fanha, Eça e Costa, Barão de Paço Vieira, Diogo de Macedo, Sousa e Serpa, Cunha Snuto Maior, J. A do Se-jjulveda, Joào Chrysostomo, Alves Matheus, .Ornellas e SpssRo da 2 do junho fl<_- p='p' _1rro='_1rro'>

Matos, Sousa Lixa, Laranjo, Oliveira Baptista, Lemos Nápoles, J. M. dos Santos, Nogueira, Simões Dias, Júlio Rainha, Lopo Vaz, Penha Fortuna, Dias de Freitas, Pe-tíro Correia, Pedro Roberto, Visconde de Arneiros.

Acta. —Approvada.

EXPEDIENTE

Officios l.° Do ministério do reino acompanhando o .seguinte:

Decreto

Usando da faculdade que me confere a carta constitucional da monarchia no artigo 74.°, § 4.°, depois de ter ouvido o conselho de estado hei por bem prorogar as cortes goracs ordinárias da naçc?io portugueza até ao dia 7 do presente mez de junho inclusivamente.

O presidente da camará dos senhores deputados da na-çào portugueza a∼ o tenha entendido para os cffcitos convenientes.

Paço da Ajuda, Ô de junho do 1880. = REI. = José Luciano de Castro.

Inteirada.

2° Do ministério do reino, participando que Sua Mages-tade El-Eci resolveu assistir na igreja de Santa Mana de Belém, no dia 8 do corrente mez de junho, pelas duas e meia horas da tarde, ás ceremonias da trasladação para aquellc templo dos restos mortaca de D. Vasco da Gama, conde d,i Vidigucira, almirante do mar das índias, e do grande épico Luiz de Camões, e convidando a camará dos senhores deputados a fazer-se representar n:aquelle acto solemnc.

Enfiado á secretaria.

3.° Do ministério das obras publicas, acompanhando copia anthentica da correspondência recebida n'aquelle ministério, acerca de um accordo proposto á companhia real dos caminhos de ferro portuguezes pela companhia da linha férrea da Beira Alta, sobre construcção de linhas férreas.

jEntiur/o á secretaria.

Representações

l.* Da camará municipal do concelho de S. João de Areias, pedindo auctorisaçSo para desviar do cofre de viação municipal a quantia de 2-0200300 réis para ser appli-cada a melhoramentos do município.

Apresentada pelo sr. deputado Paes ~de Abranclies, enviada ás conimúsões de administração publica e mandada publicar 110 Diário da camará.

2.a Da junta geral do distiicto de Faro, pedindo que o governo fique auetonsado e habilitado para cmprehénder a conclusão do caminho do ferro do Algarve.

Apref-etitcid/i pulo sr. deputada Biiar, t-nviàdo á commis-i-So da (JjrciÁ publicas ouvida a de fazenda, 'e mandada publicar no Diário da camará.

SEGUNDAS LEITURAS

Prrijeoto de lei

Senhores. — Uma das necessidades -que 'mais sc'íazem sentir no concelho de S Joíío de Areias, e cuja sátrsTaçJío é maiP urgentemente reclamada pelos seus habitante*, é a do mclh«iav.as povoações, extinguindo, por-moio de calçadas e outias obras convenientes, 03 charcos e 'lamaçaea