O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

2012

PARECERES

E

Senhores. — A commissão de fazenda foi presente a proposta do sr. deputado D. Luiz da Camara para que os soldos dos tenentes coroneis e majores de infanteria, caçadores e cavallaria que estiverem em effectivo serviço, e que não exercerem commandos fiquem isentos de deducção alguma.

A commissão sem desconhecer a necessidade de acabar com as deducções, nem desconsiderar de modo algum a" classe militar, julga melhor esperar que as circumstancias permittam uma medida geral a este respeito, do que adoptar qualquer expediente excepcional que na propria classe militar alguns dos seus membros poderiam qualificar de injustiça relativa.

É por isso de parecer que não seja approvada agora a proposta do sr. D. Luiz da Camara, esperando que o governo, no proximo futuro anno economico, possa apresentar uma providencia geral a este respeito.

Sala da commissão, 22 de julho de 1861. =Anselmo José Braamcamp = Francisco de Oliveira Chamiço — Joaquim Thomás Lobo d'Avila = Antonio Vicente Peixoto = João Antonio Gomes de Castro = Hermenegildo Augusto de Faria Branc=J. B. da Cunha Aragão Mascarenhas.

F

Senhores. — A commissão de instrucção publica, examinando a representação da camara municipal da villa de Almada, relativamente á provisão de uma cadeira de latinidade, entende que só ao governo incumbe attender conforme for de justiça. — B. J. Garcez = Quaresma = Dr. Ayres = Manuel Pereira Dias = Mendes Leal Junior.

G

Senhores. — A commissão de fazenda foi presente um requerimento de 156 proprietarios e moradores ao concelho de Cintra, queixando-se da desigualdade com que foi lançada aquelle concelho uma quota de mais de 14:000$000 réis de imposto predial, quando os concelhos de Torres Vedras e de Setubal, muito mais ricos e commerciantes só estão collectados em 6:300$000 réis e 7:600$000 réis.

Os requerentes allegam a perda immensa que têem soffrido ultimamente nos seus pomares, e a pessima qualidade do solo que não permitte n'aquelles sitios outro genero de cultura, e pedem um abatimento de 4:900$000 réis.

A vossa commissão considerando que a repartição do imposto predial pelos concelhos, os recursos que pertencem ás camaras como representantes dos seus municipios, e aquelles que competem a cada um dos contribuintes, tanto por excesso de collecta, como por sinistro occorrido posteriormente são actos administrativos que estão claramente determinados na lei, e que não são da competencia do poder legislativo: é de parecer que a representação seja remettida ao governo para a tomar na consideração que merecer.

Sala da commissão, 15 de julho de 1861. = Antonio Vicente Peixoto =J. B. da Cunha Aragão Mascarenhas = Joaquim José da Costa e Simas = Hermenegildo Augusto de Faria Blanc = Anselmo José Braamcamp = Gaspar Pereira = Augusto Xavier da Silva.

H

Senhores. — A commissão de obras publicas, a quem foi presente a representação da camara municipal do concelho de Grandola, pedindo um auxilio de 3:0000000 réis para a reparação das tres estradas que communicam aquella villa com Alcácer do Sal, S. Thiago do Cacem e Melides, é de parecer que a referida representação seja remettida ao governo para a tomar na consideração que lhe merecer.

Sala da commissão de obras publicas, 21 de julho de 1861. = J. T. Lobo d'Avila = Placido de Abreu = B. J. Garcez = João Chrysostomo de Almeida = F. de M. ViUas Boas = Antonio Pequito Seixas de Andrade = Julio do Carvalhal de Sousa Telles.

I

Senhores. — A commissão de obras publicas, a quem foi presente o requerimento junto dos srs. deputados Rocha Peixoto, Menezes Pitta e Placido de Abreu, para que o governo mande proceder aos estudos necessarios para se elaborar um projecto do melhoramento do porto e barra do rio Minho, continuando-se esses estudos com os do melhoramento da navegação do mesmo rio até á ponte de Mouro; é de parecer que o referido requerimento seja remettido ao governo para o tomar na consideração que lhe merecer.

Sala das sessões da commissão de obras publicas, 23 de julho de 1861. =J. T. Lobo d'Avila = B. J. Garcez = Antonio Pequitto Seixas de Andrade = João Chrysostomo de Abreu e Sousa = T. de M. Villas Boas = Placido de Abreu =Julio do Carvalhal Sousa Telles.

K

Senhores. — A vossa commissão de obras publicas, a quem foram presentes as representações juntas, a saber:

1.ªDa camara municipal de Villa Franca, expondo a urgente necessidade de reparar a estrada que communica aquelle concelho com o de Arruda, Torres Vedras, etc...; pedindo para esse fim um auxilio de 2:000$000 réis, e promptificando-se a concorrer pela sua parte para aquelle melhoramento;

2.ª Da camara municipal da Arruda, expondo a mesma necessidade, pedindo o mesmo auxilio, e promptificando-se a concorrer igualmente para o mesmo melhoramento;

3.ª De quatrocentos e oitenta e um cidadãos da freguezia da Palhaça, do concelho de Oliveira do Bairro e freguezia contigua, pedindo a reconstrucção da antiga estrada de Coimbra para Aveiro pelo Sargento mór, monte de Mamarosa, Palhaça, etc..;

4.ª Da junta de parochia e mais habitantes da freguezia de Bolho, concelho de Cantanhede, sobre o mesmo objecto;

5.ª Da junta de parochia e mais habitantes da freguezia de Villarinho do Bairro, do concelho de Anadia, sobre o mesmo objecto;

6.ª De carteiros da administração central do correio de Lisboa, pedindo um subsidio quando a doença os impossibilitar de fazer serviço, e a reforma para quando pelos annos e serviços a merecerem;

7. a Da camara municipal da Povoa de Varzim, pedindo que o paredão d'aquella villa seja reparado e levado á conclusão por conta do estado;

lí de parecer que as referidas representações sejam remettidas ao governo para as tomar na consideração que lhe merecerem.

Sala das sessões da Commissão das obras publicas, 20 de julho de 1861. — Belchior José Garcez = Placido de Abreu = João Chrysostomo de Abreu e Sousa = Julio do Carvalhal Sousa Telles = J. T. Lobo d'Avila = F. de M. Villas Boas = Antonio Pequito Seixas de Andrade.

L

Senhores. —Â vossa commissão de petições foi presente uma representação dirigida á camara por 11:066 portuguezes residentes no Rio de Janeiro, na qual se queixam asperamente do cônsul portuguez n'esta parte do imperio do Brazil, e pedem á camara a interposição dos seus bons officios junto ao governo, para que o mesmo cônsul seja removido do logar que exerce, e em que não inspira confiança aos representantes.

A commissão entendendo que o objecto d'esta representação é muito grave, e que a camara não deve ficar indiferente ao appello que aos seus sentimentos e á sua solicitude fazem os nossos irmãos residentes em paiz estrangeiro: é de parecer que a representação seja remettida ao governo, para que este, considerando-a devidamente e empregando todos os meios de quo póde dispor para indagar da verdade das accusações feitas ao referido funccionario, tome com a maior brevidade possivel a resolução que julgar mais conforme á justiça e á dignidade do nosso paiz.

Sala da commissão, 25 de julho de 1861. = Francisco Manuel da Costa = Augusto Zeferino Rodrigues = Guilherme Augusto Pereira de Carvalho e Abreu = Antonio Eleutherio Dias da Silva = Antonio Pinto de Albuquerque Mesquita e Castro = Francisco Manuel Raposo Bicudo Correia = Fortunato Frederico de Mello = Antonio Gonçalves de Freitas.

M

Senhores. — Á vossa commissão de petições foi presente uma representação assignada pelo cidadão Antonio Camillo Xavier de Quadros, na qual este como presidente de uma commissão e em nome do povo de Lisboa, chama a attenção da camara sobre alguns objectos de administração, arguindo o governo pela falta de zêlo e energia com que gere as cousas publicas. A vossa commissão entende que o signatario d'esta representação, posto que não possa considerar-se auctorisado para se dirigir ao parlamento em nome do povo de Lisboa, usa em nome proprio de um direito que lhe concede a constituição do estado; mas attendendo a que os objectos -sobre que versa a representação, já têem em parte sido considerados pela camara, que continuará a occupar-se d'elles na occasião e pela fórma que julgar mais opportunas; attendendo a que a camara relativamente a estes e outros objectos de administração publica, ha de resolver pelo modo que entender melhor para os interesses do paiz que representa: é de parecer que a referida representação não póde ter mais seguimento.

Sala da commissão, 25 de julho de 1861. = Francisco Manuel da Costa = Augusto Zeferino Rodrigues =Guilherme Augusto Pereira de Carvalho e Abreu = Antonio Pinto de Albuquerque Mesquita e Castro = Antonio Eleuterio Dias da Silva = Fortunato Frederico de Mello = Francisco Manuel Raposo Bicudo Correia = Antonio Gonçalves de Freitas.