O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

( 329 )

putado a consideração, com que por elle foi tractada; nunca julguei que esta Camara ouvisse uma tão grande heresia politica, porque realmente o é. Parece-me que se confundiu completamente a idéa de tribuneca, denominação por si só odiosa; não me persuado que com essa intenção fosse pronunciada; mas em portuguez a palavra tribuneca da maneira porque foi empregada, é um termo improprio do Parlamento, e muito mais empregado pelo illustre Deputado. A Camara que lhe agradeça essa fineza. Sr. Presidente, isto é novo, em todos os Parlamentos: eu faço a maior idéa dos talentos e conhecimentos do illustre Deputado, que tantas vezes os tem mostrado aqui, porque realmente é um dos Ornamentos desta Casa a todos os respeitos; mas confundiu completamente o nome de tribuneca com a Commissão de Inquerito; mostrou pela maneira com que se conduziu sobre esta materia, que não está bem ao alcance do que são Commissões de Inquerito; e se o illustre Deputado tem lido a Historia Ingleza, ha de ter visto que desde que o Parlamento Inglez existe, todos os dias ou em todas as Sessões se estão nomeando muitas Commissões de Inquerito sobre objectos de importancia, de interesse publico, e nacional; estas Commissões de Inquerito são ou de Membros proprios da Camara, ou são individuos externos, uma grande parte delles são proprios Membros da Camara, e deverá assim acoimar-se uma Commissão de Inquerito? A Committe of Inquire que é o nome porque alli se expressa; será licito condecorar a Commissão com este bello epitheto de tribuneca? Sr. Presidente, os Membros da Commissão são por ventura Membros de alguma tribuneca? Pois que a Commissão de Inquerito não será uma Delegação desta Casa? E Delegação para um objecto importantissimo e especial? Eu sei explicar muito bem o negocio, o illustre Deputado estava no seu direito de rejeitar a Commissão, e rejeitou-a; mas entendeu na sua alta sabedoria que devia rejeitar, e levar até ao fim as suas intenções. Esta Commissão não é outra cousa senão uma Commissão, e nunca tribuneca; porque eu rejeito e despreso esse nome, sobre o illustre Deputado (O Sr. Xavier da Silva: - Rejeite, mas não desprese esse nome). O Orador: - Rejeito e despreso, porque o illustre Deputado já me mimoseou com o seu despreso ha poucos dias, são recordações muito naturaes ha poucos dias pronunciadas neste mesmo terreno. Por consequencia despreso o nome de tribuneca que não póde nunca pertencer a uma Commissão nomeada por esta Casa; os Membros da Commissão teem de preencher obrigações muito particulares, que lhe foram incumbidas. Sr. Presidente, desde o principio o illustre Deputado profetisou que a Commissão não havia de fazer cousa nenhuma, porque os Membros della são homens desgraçadamente incapazes de levar a effeito o encargo, que a Camara lhes commetteu. Ora, Sr. Presidente, eu rejeito em fim o Adiamento, e rejeito até a Proposta do illustre Deputado.

O Sr. Corrêa Leal: - Requeiro que se consulte a Camara sobre se a materia do Adiamento está sufficientemente discutida.

O Sr. Presidente: - Já não ha numero para votar; por consequencia fica o Requerimento para ser votado na Sessão de amanhã.

O Sr. Xavier da Silva: - Mando para a Mesa um Parecer da Commissão do Orçamento.

O Sr. J. L Guedes: - Visto que já não ha numero na Casa, e os Srs. Deputados estão com vontade de se retirar, eu peço a V. Exa. que me reserve para outra occasião a palavra para dar as explicações sobre o objecto que já referi á Camara.

O Sr. Presidente: - A Ordem do Dia para ámanhã é a mesma que já está dada. Está levantada a Sessão. - Eram quatro horas da tarde.

O REDACTOR,

JOSÉ DE CASTRO FREIRE DE MACEDO.

N.º 15. Sessão em 21 de Junho. 1850.

Presidencia do Sr. Rebello Cabral.

Chamada - Presentes 54 Srs. Deputados.

Abertura - Ás onze horas e um quarto.

Acta - Approvada.

Não houve correspondencia, porém mencionou-se na Mesa o seguinte:

REPRESENTAÇÕES. - Quatro, apresentadas pelo Sr. Izidoro Guedes, em que as Camaras Municipaes, Auctoridades, Ecclesiasticos, e habitantes dos Concelhos de Castro d'Aire, Leomil, Moimenta da Beira, e Caria, pedem que seja conservado o Bispado de Lamego. - Á Commissão Ecclesiastica.

O Sr. Silva Cabral: - Mando para a Mesa uma Representação das Auctoridades e cidadãos do Districto e Bispado de Aveiro. Tendo noticia de que algumas tenções ha de extinguir aquelle Bispado e Districto, estes cidadãos representam as inconveniencias que se seguiriam de uma tal medida; e pedem a esta Camara haja de tomar em consideração as suas razões, a fim de que seja conservado, não só aquelle Bispado, como o Districto. Escuso agora de desenvolver essas razões, e unicamente digo que à primeira vista parecem bastante ponderosas: todavia pertence á Camara ajuizar dellas, assim como o Governo. - Para seguir os termos regulares.

O Sr. Roussado Gorjão: - Pedi a palavra para mandar para a Mesa uma Memoria, que escrevi sobre o Relatorio do Projecto de Lei n.° 42 - E - e mandarei juntamente o seguinte

REQUERIMENTO. - "Requeiro que a Memoria, que tenho a honra de mandar para a Mesa, seja havida como Substituição ao Parecer n.° 56 da illustre Commissão de Fazenda, e, como tal, enviada desde já á illustre Commissão, a fim de opportunamente a poder apreciar. Requeiro ao mesmo tempo, que (se o Regimento se oppozer ao meu pedido) a Camara dispense o Regimento, em attenção á gravidade da materia, e ás circumstancias do apuro de tempo em virtude do adiantamento da Sessão." - Roussado Gorjão.

O Sr. Presidente: - Chamo a attenção da Ca-

83