O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

SESSÃO DE 30 DE JUNHO DE 1882

Presidencia do exmo. Sr. Luiz Frederico de Bivar Gomes da Costa

Secretarios - os srs.

Augusto Cesar Ferreira de Mesquita
Francisco de Paula Gomes Barbosa

O sr. Filippe de Carvalho falla ácerca da emigração para as ilhas do Sandwich e manda uma proposta. Sobre este assumpto fazem algumas considerações os srs. Borja, Santos Viegas, Agostinho Lucio, Barbosa Centeno, ministro da marinha e José Bernardino.- O sr. Borja refere-se aos acontecimentos do Egypto, mostrando a conveniencia de se mandar fazer ali um navio de guerra portuguez, ao que responde o sr. ministro da marinha. O sr. Lopes Vieira chama a attenção das respectivas commissões para a necessidade de darem parecer sobre os projectos que têem por fim auctorisar o governo a despender 1.600$000 réis para saldar o deficit dos hospitaes da universidade, e a tornar definitivo o contrato para o abastecimento de aguas da cidade de Coimbra, respondendo por parte da commissão de administração publica o sr. José Bernardino. - Na ordem do dia continua a discussão do projecto n.º 229, que concedo uma pensão á viuva do major Beja. Fallam sobre este projecto os srs. Carrilho, Avellar Machado, ministro da marinha, Scarnichia, Luiz de Lencastre, Pinto de Magalhães e Gomes Barbosa, sendo rejeitada em votação nominal uma proposta de adiamento do sr. Baracho, e logo em seguida approvado o projecto na generalidade. Na especialidade fallam os srs. Carrilho, Scarnichia, Avellar Machado e D. João de Saldanha, sendo rejeitadas algumas propostas apresentadas e approvados os artigos 1.° e 3.º- Foi approvado sem discussão o projecto n.° 219. fixando em 540$000 réis o vencimento annual do mestre da officina de instrumentos mathematicos; annexa ao deposito de cartas e instrumentos de navegação da escola naval, e em 288$000 réis o vencimento do official da mesma officina.- Entrou em discussão o projecto n.° 157. regulando os quadros e vencimento dos empregados das secretarias das presidencias das relações de Lisboa e Porto e respectivas procuradorias regidas, usando da palavra os srs. Lopes Vieira, Fuschini, Luiz de Lencastre e Neves, ficando a discussão pendente.

Abertura - Ás duas horas e um quarto da tarde.

Presentes á chamada - 64 srs. deputados.

Presentes á abertura da sessão os srs. : - Abilio Lobo, Adolpho Pimentel, Sousa Cavalheiro, Lopes Vieira, Agostinho Lucio, Moraes Carvalho, Pereira Corto Real, Ignacio da Fonseca, A. J. D'Avila, Antonio Maria de Carvalho, Pereira Carrilho, Santos Viegas, Pinto de Magalhães, Ferreira de Mesquita, Fonseca Coutinho, Trajano de Oliveira, Augusto de Castilho, Castro e Solla, Barão de Ramalho, Caetano de Carvalho, Sanches de Castro, Conde de Sobral, Borja, Cypriano Jardim, Emygdio Navarro, Pinto Basto, Estevão de Oliveira Junior, Eugenio de Azevedo, Filippe de Carvalho, Vieira das Neves, Coelho e Campos, Gomes Barbosa, Hermenegildo da Palma, Jayme da Cosia Pinto, Jeronymo Osorio, Rodrigues da Costa, Brandão e Albuquerque, Scarnichia, Ribeiro dos Santos, Ferrão Castello Branco, Sousa Machado, J. A. Neves, J. J. Alves, José Frederico, Figueiredo Mascarenhas, Figueiredo de Faria, José Luciano, J. M. Borges, José de Saldanha (D.), Vaz Monteiro, Luciano Cordeiro, Luiz de Lencastre, Gonçalves do Freitas, Bivar, Luiz da Camara (D.) Rocha Peixoto, Silva e Matta, Vicente da Graça, Guimarães Camões, Miguel Candido, Miguel Tudella, Pedro Franco, Barbosa Centeno, Visconde de Porto Formoso e Visconde de Reguengos.

Entraram durante a sessão os srs. : - Cunha Bellem, Mello Ganhado, Potsch, Fuschini, Zeferino Rodrigues, Gomes Teixeira, Guilherme de Abreu, Silveira da Motta, Freitas e Oliveira, J. A. Pinto, Avellar Machado, José Bernardino, Dias Ferreira, Elias Garcia, Pereira dos Santos, Ferreira Freire, Sousa Monteiro, Pereira de Mello, Malheiro, Correia de Oliveira, M. J. Vieira, M. P. Guedes, Marçal Pacheco, Pedro Correia, Pedro Martins e Tito de Carvalho.

Não compareceram á sessão os srs. : - Agostinho Fevereiro, Alberto Pimentel, Sarrea Prado, Sousa e Silva, Azevedo Castello Branco, Gonçalves Crespo, A. J. Teixeira, Seguier, Pereira Leite, Saraiva de Carvalho, Brito Corte Real, Conde da Foz, Conde de Thomar, Diogo de Macedo, Firmino Lopes, Mouta e Vasconcellos, Francisco Patricio, A. Vanzeller, Correia Arouca, Illydio do Valle, Franco Frazão, Ferreira Braga, J. A. Gonçalves, Ponces de Carvalho, Amorim Novaes, Borges de Faria, Rosa Araujo, Teixeira de Queiroz, J. M. dos Santos, Pinto Leite, Lopo Vaz, Luiz Palmeirim, Manuel d'Assumpção, Aralla e Costa, Pinheiro Chagas, Guedes Bacellar, Mariano de Carvalho, Miguel Dantas, Pedro Roberto, Dantas Baracho, Visconde de Alentem, Visconde de Balsemão e Visconde da Ribeira Brava.

Acta - Approvada.

Não houve expediente.

O sr. Pedro Franco: - Mando para a mesa uma declaração.

É a seguinte:

Declaração

Declaro que faltei a algumas sessões por incommodo de saude. = Pedro Augusto franco.

Á secretaria.

O sr. Caetano de Carvalho: - Mando para a mesa uma declaração.

É a seguinte:

Declaração

Participo que o sr. Alberto Pimentel, deputado pelo circulo de Sinfães, tem faltado às ultimas sessões e faltará a mais algumas por motivo justificado. = Caetano de Carvalho.

Á secretaria.

O sr. Costa Pinto: - Mando para a mesa uma declaração.

É a seguinte:

Declaração

Declaro a v. exa. e á camara que o sr. deputado, Arthur Amorini Sieuve de Seguier, não tem comparecido às sessões por motivo justificado. = O deputado por Almada, Jayme Arthur da Costa Pinto.

Á secretaria.

O sr. Castro e Solla: - Mando para a mesa uma declaração.

É a seguinte:

Declaração

Declaro a v. exa., para os fins convenientes, que o exmo. sr. Augusto José Pereira Leite tem faltado a algumas sessões e faltará ainda a mais algumas por motivo justificado.

Sala das sessões, 30 de junho de 1882. = Castro e Solla.

Á secretaria.

O sr. Visconde de Porto Formoso: - Mando para a mesa uma declaração. I

É a seguinte:

Declaração

Declaro que tenho faltado às sessões por motivo justificado.

Sala das sessões, em 30 de junho de 1882. = O deputado, Visconde de Porto Formoso.

Á secretaria.

O sr. Filippe de Carvalho: - Mando para a mesa a seguinte proposta.

(Leu.)

Sessão de 30 de junho de 1882. 120