O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

N.° 5.

SESSÃO DE 5 DE JUNHO DE 1857.

PRESIDENCIA DO Sr. JOAQUIM FILIPPE DE SOURE.

Secretarios os srs.

(Joaquim Gonçalves Mamede,

Antonio Pequito d Seixas e Andrade.

Chamada. — presentes 56 srs. deputados.

Entraram durante a sessão — os srs. Affonso de Castro, Vidal, Thedim, Mello e Carvalho, Sá Nogueira, Geão, Antonio Emilio Brandão, Girão, Barros e Sá, Serzedello, Seabra, Fontes Pereira de Mello, Sousa e Menezes, Pinto d'Albuquerque, Antonio de Serpa, Costa Veiga, Rodrigues Cordeiro, Castro Guedes, Xavier da Silva, Barão d'Almeirim, Dias e Sousa, Pereira Garcez, Cyrillo Machado, Vivião Pessanha, Garcia Peres, Cunha Pessoa, Jeremias, Faustino da Gama, Rezende, Pegado, Almeida Pessanha, Rebello Cabral, Roboredo, Sepulveda Teixeira, Sousa Machado, Bernardino Cardoso, Honorato Ferreira, Sousa Pinto Bastos, Ferreira Pinto Basto', Ferreira de Castro, Banha, J. J. de Matos, Luciano de Castro, Casal Ribeiro, Latino Coelho, Teixeira de Queiroz, Aboim, Rebello da Silva, Camara Leme, Garcia da Rosa, Mendes Leite, Jacome Correia e Pita.

Não compareceram—os srs. Bettencourt, Abilio Costa, Castro e Abreu, Duarte de Campos, B. C. do Amaral, Possolo, Barroso, F. C. do Amaral, Nazareth, Pereira da Silva, Fonseca Coutinho, Alves de Sá, Pinto Tavares, Judice Samora, Benevides, José Estevão, José Guedes, Delorme Colaço, Mello Gouveia, Matoso; Brown Junior, Passos (Manuel), Sousa Feio, Paulo Romeiro, Placido d'Abreu, Sebastião Coelho de Carvalho, Victorino de Barros e Visconde de Porto Carrero.

Abertura—ao meio dia. Acta,—approvada.

CORRESPONDENCIA.

Officios»

1.º—Do ministerio da fazenda, dando parte das informações pedidas pelo sr. Miguel do Canto e outros srs. deputados, relativamente ao rendimento do monopolio do tabaco nas ilhas; e participando que enviará os demais esclarecimentos pedidos, logo que cheguem áquelle ministerio os que se pediram para esse fim.

Para a secretaria.

2. º—Do ministerio da guerra, devolvendo, com as informações que lhe foram pedidas, o requerimento de Manuel Alvares Cardoso.

A commissão de guerra.

3.º—Do mesmo ministerio, devolvendo, com as informações que lhe foram pedidas, o requerimento de José Gabriel de Quadrio.

A mesma commissão.

4.º—Do mesmo ministerio, devolvendo, com as informações que lhe foram pedidas, o requerimento de Manuel Joaquim da Silva.

A mesma commissão.

5. º—Do mesmo ministerio, devolvendo, com as informações que lhe foram pedidas, o requerimento em que os archivistas da 6.°, 7.º e 8.ª divisões militares pedem uma gratificação.

A mesma commissão.

6.º—Do ministerio da justiça, acompanhando cento e quarenta exemplares das contas d'esle ministerio, da gerencia de 1855 a 1856, e do exercicio de 1854 a 1855.

Mandaram se distribuir.

Representações.

1.ª— Da camara municipal de Tôrres Vedras, sobre divisão de territorio.

A commissão de estatistica.

2.ª— Dos habitantes do concelho da Lourinhã, pedindo que a direcção do caminho de ferro de Lisboa ao Porto seja pelas Caldas da Rainha e Alcobaça.

A commissão de obras publicas.

3.ª—Dos professores de instrucção primaria do concelho de Mação, pedindo augmento de vencimentos.

A commissão de fazenda.

4.ª — Da camara municipal de Estremoz, pedindo a creação de uma escola de instrucção primaria para o sexo feminino.

A commissão de instrucção publica.

5.ª—Dos habitantes do extincto concelho de Alcoentre, pedindo a reconstrucção do seu concelho.

A commissão de estatistica.

EXPEDIENTE

A QUE SE DEU DESTINO PELA MESA.

requerimentos.

1.º — Requeiro que se recommende ao govêrno, pelo ministerio da justiça, remetta a esta camara o quadro da sé de Leiria.<= Sepulveda Teixeira.

2.º — Requeiro que, pelo ministerio das obras publicas, se peçam com urgencia ao governo os seguintes documentos:

I. Consulta do administrador geral das malas sôbre a concessão dos quatro milhões e duzentas mil arrobas de lenha, e quatro milhões e duzentas mil carradas de maio da lio -resta de Leiria a Jorge Croft.

II. Consulta do ajudante do procurador geral da corôa

Vol. VI—Junho —1857,

5