O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

(103)

haveis dizer que a sociedade Folgosa pela conversão da divida externa fez grandes serviços ao paiz, mas a isso responder-vos-hei que quando se fez a escala ascendente havia um Parlamento, e nesse Parlamento houve quem a defendesse, e eu não sei se os que a combatem agora, a defenderam então, não sei se os que agora combatem a escala ascendente, a combateram então!... Cuidado pois, scripta manent, diziam os Romanos, e talvez que essa seja mais uma das contradicções que se vos possa lançar em rosto. Declaro-vos francamente que não estudei esta questão, que não abri um documento; poupei-me a esse trabalho; a injustiça é tão grande que me feriu logo, a excepção é tão odiosa que me escandalisou immediatamente, não foi necessario lêr o relatorio, nem folhear documentos officiaes, tomei apenas uns apontamentos n'um bocado de papel que levantei do chão, e foi com elles que vim medir-me comvosco. Estudar para que? Pois isto não é uma excepção tão grande? Não avulta tanto? Ha alguma malha por onde a commissão que deu este parecer, se possa escapar? Não ha; e eu desde já ouso asseverar, que os Oradores que me succederem, hão de fallar, mas não hão de refutar um só dos meus argumentos: dizeis que sou Deputado novo, é verdade, mas ha quem em algumas horas aprende mais, que outros em muitos annos, e se acaso não fosse uma repetição, eu diria, como disse aqui o Sr. Ministro da Guerra: ás vezes os sargentos velhos são os peiores. E necessario que os illustres Deputados velhos da Camara, uma vez por todas, entendam que a sciencia não esta enferrolhada, que hoje n'um dia aprendemos mais que SS. Ex.ª aprendiam em 20 annos, hoje os factos succedem-se com incrivel rapidez, e dão margem para serias reflexões, e despertam a vontade para estudos profundos. Vejo desgraçadamente que a maior parte dos homens que entre nós dirigem os negocios do Estado, tomam os grosseiros subterfugios da sua ambição como elementos de espirito, e as suas vergonhosas contradicções como deducção logica de um caracter leal. Não me interrompais! Não vale nada o que dizeis. Não podeis fazer nada disso, porque torno-vos a lêr. (leu)

O fundo especial de amortisação é para pagar os supprimentos feitos ao Thesouro Publico pelo Banco de Lisboa, companhia Confiança, e outras corporações ou pessoas desde principio do anno de 1845 até maio de 1846. Aqui esta na lei. Quando vos convem desacreditar a Administração do Mini4erio Fransini, dizeis mal della, e quando vos agrada, então invocais a sua auctoridade, aqui estão as vossas contradicções constantemente, e sempre; se o Ministerio Fransini fosse contra esta pertenção, era pessimo, mas como não é, logo é um glande financeiro! Aqui esta a bitola por onde medis os vossos argumentos, e razões.

Não levanteis a cabeça, curvai-a um pouco; a vaidade é quasi sempre a ostentação de qualidades que não se tem: quando vejo um homem vaidoso tenho dó delle; a vaidade excessiva confunde-se com a caturrice, os caturras não me escandalisar fazem-me rir; por via de regra um homem vaidoso para mim orça pelas dimensões do caturra, e tudo quanto elle diz, ou me intristece pelo dó que me causa, ou me diverte pela extravagancia do disparate. Deixai-me a tribuna, e a imprensa que eu me haverei bem com essa casta de gente.

Concluo, mas repito ainda; não quizestes votar nada para as letras do Ultramar, não quizestes votar senão uma somma pequena para os depositos, e vindes propôr agora que se pague de uma assentada 450 e tantos contos de réis á sociedade Folgosa! Que razão tendes para uma excepção tão escandalosa? Dizei.

Sr. Presidente, a Camara se approvar este parecer, fundamenta a sua inutilidade; a Camara approvando esse parecer, e reunindo essa approvação a outras muitas de igual jaez, obriga-me a tirar uma conclusão, e é que nós estamos aqui inutilmente; se somos inuteis, então poupemos ao paiz a despeza que lhe custamos, senão podemos fiscalisar os actos do Governo, a missão do Parlamento é nulla; se oito membros da commissão de Fazenda podem no cubículo da commissão estipular definitivamente sobre artigos de dinheiro, o Parlamento não serve para nada; se nos devemos curvar aos ukases da commissão de Fazenda, e approvar tudo a torto, e a direito, saiamos daqui.

Deveis pois concordar comigo em que aqui ha um privilegio, que este privilegio é uma excepção, e que esta excepção é odiosa.

Agora assentar-me-hei, e com a maior placidez vou ouvir os grandes argumentos, que me hão de deitar por terra.

O Sr. Andrade Nery: — (Sôbre a ordem.) Mando para a Mesa, por parte da commissão do Ultramar, um parecer da mesma sobre as alterações feitas na Camara dos Dignos Pares ao projecto para a livre apanha da urzella nas provincias Ultramarinas.

Ficou para se lhe dar prompto andamento.

O Sr. Fontes Pereira de Mello: — Sr. Presidente, eu podia ficar silencioso nesta questão, e tractar apenas de emittir o meu voto; mas não me limito a isto, porque tenho por costume, sobre tudo quando me parece que a materia é grave, apresentar sempre as razões em consequencia das quaes eu tenho de emittir esse voto.

Sr. Presidente, eu não podia decentemente, depois de ter vindo a esta Camara advogar mais de uma vez os interesses dos portadores de diversas letras sobre o Governo, letras que reputo sagradas, e que eu reputo tão sagradas como estas, porque em objecto de direitos desta natureza eu não entendo que haja direitos mais ou menos fortes, convir em que o Parlamento rejeitasse um parecer, que tende a considerar o Governo habilitado para poder satisfazer a esse encargo.

Não me canço em fazer a historia deste contracto, ella já foi feita, e apresenta-la de novo seria da minha parte uma perfeita inutilidade; porém é certo que o documento official que principalmente nós temos de discutir, e que principalmente tem de influir na decisão da Camara é o decreto de 11 de outubro de 47.

A Camara sabe que eu tenho razões de sympathia pelo Ministerio durante o tempo do qual se referendou este; decreto; mas em obsequio á verdade, apezar de todas essas razões, devo dizer a V. Ex.ª com a franqueza cora que costumo fallar, que eu se fosse o Ministro que houvesse de referendar aquelle decreto, certamente o não tinha feito, porque entendo que apezar das boas razões, que por ventura se podiam adduzir a favor dos sacrificios que aquella sociedade fez para promptificar ao Governo fundos sufficientes