O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

APPENDICE

AO

DIARIO DA CAMARA DOS SENHORES DEPUTADOS

21 de junho de 1888

Representação

E N.º 41

Senhores deputados da nação portugueza. - A camara municipal do concelho de Arganil, como legitima representante de todos os seus municipes e como estrenua defensora dos seus direitos e mais caros interesses, vem muito respeitosamente apresentar á vossa sabia apreciação, por meio do seu digno representante em côrtes, as considerações seguintes, para que pede a vossa esclarecida attenção, porque, sendo o seu assumpto de grande interesse publico em geral, beneficia especialmente os habitantes do concelho que tem a honra de representar e em nome de quem se vos dirige.

Senhores. - O caminho de ferro denominado de Coimbra a Arganil, e cujos trabalhos começarão dentro em breve, concedido pelo actual governo de Sua Magestade á empreza Fonseca Santos $ Vianna, e que vem ligar directamente a cidade de Coimbra, cabeça do districto, com esta villa e povoações circumvizinhas, unindo uma importante região agricola e industrial, e pondo-a em communicação rapida com os grandes centros de consumo, é um melhoramento importantissimo para o desenvolvimento e vida economica das localidades que atravessa, e pelo qual os povos estão muito reconhecidos ao governo a quem o devem: mas não póde satisfazer inteiramente o fim a que é destinado, se o terminus da linha for esta villa de Arganil, como indica o projecto approvado que serviu de base á concessão.

Para que o caminho de ferro de Coimbra a Arganil, possa servir utilmente aos interesses publicos que aconselharam e impõem a sua construcção, é urgente e indispensavel, como se torna bem evidente, e ninguem poderá contestar, o prolongamento da referida linha ferrea a entroncar por este lado da Beira Baixa com qualquer outra das grandes arterias da circulação do paiz em ligação com as internacionaes.

Só assim, e só por este meio, se terá preenchido com proveito e verdadeira utilidade publica o grande fim a que se destina a execução do traçado de Coimbra a Arganil.

Convencida d'esta irrefutavel verdade, e compenetrada do rigoroso cumprimento do seu dever, é que a camara municipal do concelho de Arganil vem perante vós, senhores deputados da nação portugueza, adduzir muito singelamente estas justas considerações a que o vosso esclarecido e patriotico espirito dará toda a rasão que merecem.

E constando a esta camara que ainda na presente sessão parlamentar será apresentado á vossa sabia apreciação um projecto de lei auctorisando o prolongamento da linha ferrea de Coimbra a Arganil, até á Covilhã, vem muito respeitosamente, mas com toda a força da rasão e justiça que lhe assiste, solicitar da vossa sabia e illustrada comprehensão das elevadas funcções que desempenhaes, o vosso dedicado e efficaz apoio e valiosa protecção ao referido projecto, que é de grande vantagem para o paiz e completa a aspiração mais legitima e justificada dos municipes do concelho de Arganil; por isso, esta camara municipal vos - Pede e espera ser attendida como é de toda a justiça, no interesse dos seus municipes e no de todo o paiz. - E. R. M.

Arganil, 29 de maio de 188S. = (Seguem-se as assignaturas.}

Apresentada pelo sr. deputado Francisco José Machado na sessão de 2 de junho de 1888.