O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

N.º 11

SESSÃO DE 15 DE JUNHO DE 1857.

PRESIDENCIA DO Sr. JOAQUIM FILIPPE DE SOFRE.

Secretarios os srs.

Joaquim Gonçalves Mamede.

Miguel Osorio Cabral

Chamada. — presentes 54 srs. deputados.

Entraram durante a sessão—os srs. Affonso de Castro, Bettencourt, Albino de Figueiredo, Vidal, Thedim, Azevedo e Cunha, Mello e Carvalho, Sá Nogueira, Girão, Barros e Sá, Lousada, Serzedello, Seabra, Fontes Pereira de Mello, Breyner, Sousa e Menezes, Castro Guedes, Barão das Lages. B. C. do Amaral. B. F. da Costa, Possolo, Cardoso Barata, Garcia Peres, Jeremias, Pegado, Almeida Pessanha. Rebello Cabral, Roboredo, Sousa Machado, Moraes Carneiro, Honorato Ferreira, Judice Samora, Pinto de Magalhães, Sousa Pinto Bastos, Ferreira Pinto Basto, Ferreira de Castro, J. J. da Cunha, Luciano de Castro, Casal Ribeiro, Gentil, Carvajal. Oliveira Baptista, Pinto Soares. Teixeira de Queiroz, Sousa Cabral, Tenreiro, Mendes Leite, Passos (Manuel), Miguel do Canto, Rebocho. Jacome Correia, Nogueira Soares, Rodrigues Leal e Thomás de Carvalho.

Não compareceram—os srs. Castro e Abreu. Emilio Brandão, Costa Veiga, Rodrigues Cordeiro, Barão d'Almeirim, Bento de Castro, Bernardo de Serpa, Pereira Garcez, Vivião Pessanha, Barroso. Nazareth, Fonseca Coutinho, Alves de Sá, Castello Branco, J. J. de Matos, Latino Coelho, Mello Gouveia. Aboim, Paulo Romeiro, Balthasar de Campos, e Pinto de Barros.

Abertura,—ás onze horas e tres quartos da manhã, Acta,—approvada.

CORRESPONDENCIA.

Officios.

1. º—Do sr. Costa Veiga, participando que por incommodo de saude não compareceu na sexta feira, não comparece hoje, e faltará talvez a mais algumas sessões.

A camara ficou inteirada.

2.º—Do sr. Balthasar de Campos, pedindo licença para se ausentar da camara pelo resto da sessão, por ler urgente necessidade de recolher a sua casa.

Concedida.

3. º—Do ministerio do reino, participando que por em quanto não é possivel responder á interpellação do sr. Almeida Pessanha, por não ter a camara municipal de Mirandella procedido á formação da relação dos quarenta maiores contribuintes do seu concelho, por estar este negocio affecto ao procurador geral da corôa, a quem julgou ouvir sobre este negocio.

Para a secretaria.

4.° —Do ministerio da fazenda, dando as informações que lhe foram pedidas sobre o projecto de lei dos srs. Nogueira e Miguel do Canto, para se conceder á irmandade de Nossa Senhora do Livramento de Angra, o edificio do extincto convenio de Santo Antonio dos Capuchos.

A commissão de fazenda.

5.º—Do mesmo ministerio, participando que foi remettida ao ministerio da justiça, para por ali se darem as informações pedidas pela camara, o requerimento de Francisco Fonseca Coutinho e Castro de Refoios.

Para a secretaria.

6. º—Do mesmo ministerio, devolvendo, com as informações que lhe foram pedidas, o requerimento em que Francisco José de Barros, sub-director da alfandega de Alcoutim, pede que se lhe paguem vencimentos atrazados.

A commissão de fazenda.

7. º—Do ministerio da guerra, dando os esclarecimentos pedidos pelo sr. Pegado, sobre as habilitações que têem os actuaes professores de desenho dos estabelecimentos scientificos dependentes d'esle ministerio.

Para a secretaria.

8. º—Do mesmo ministerio, devolvendo, com as informações que lhe foram pedidas, o requerimento do major reformado José de Mesquita e Sousa.

A commissão de guerra.

9.º—Do mesmo ministerio, devolvendo, com as informações que lhe foram pedidas, o requerimento de Joaquim Candido Pereira de Magalhães.

A mesma commissão.

O sr. Miguel Osorio: — Mando para a mesa, sr. presidente, duas representações das camaras municipaes de Alvaiázere e de Ferreira do Zezere, em que pedem que o caminho de ferro que foi votado por esta camara, seja dirigido por Thomar e pela Barquinha, como primeiro se linha indicado.

Como têem apparecido representações de outras camaras do districto de Leiria, mais proximas ao littoral, em que se pede que se lhe dê direcção por ali; e têem corrido boato» de que será essa a direcção que se lhe ha de dar, representam estas camaras para que o governo lhe dê esta outra direcção, como mais util aos interesses geraes do paiz, por isso que é mais central.

O sr. Ministro da Fazenda e interino da Justiça (Antonio' José d'Avila. — Sr. presidente, eu queria ponderar a V. ex.ª e á camara que dois membros do gabinete, o sr. ministro das obras publicas e eu, temos necessidade de saír cêdo d'esta camara para ir assistir na camara dos dignos pares á discussão de questões importantes, que não podem ler logar sem' a nossa presença; e por isso pedia a V. ex.ª que, acabando

Vol, VI—Junho —1857.