O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

(123)

eotrieçou a fazer serviços antes de 1828 á 'Causa cia Liberdade, e não teve indermiisação, depois de ter soffrido como se sabei ' "

':•'• Eis-aqui a que se reduz a Proposta do Governo;

• ••e-, pontue este homem se antecedeu na carreira da honra a todos os homens Liberaes, não se alterida,

•e não se lhe dê nada!! Para os homens Liberaes,,

t que perderam os seus empregos antes de 1823, para esses.não houve indemnisação, porque 'não tiveram ^ «mor Pátrio ; imas desde 1328 para cá sejam indem-nisados'os que soffrerauí alguma cousa, e.sejam in* :demnisados de tudo!! Então, Sr. Presidente, o que é jsio ?, Uma escandalosa compadrice d'e uns para oâ outros, onde não pode haver f senão a identidade de princípios, sendo muito mais dignos de attençâo aeyufilles, que começaram a expor-se antes de í8€8. Sr. Presidente, se a Camará rejeitar este Parecer con-d^na todos os sacrifícios feitos pela Liberdade antes de 1S2|5, e esses des 1828 não leriam ido avante, se não tivessem sido feitos antecedentemente pelos outros que sé lançaram a essa carreira. As medidas geraes estão tomadas; dizem que o Parecer

'está mal exarado; então em que está tnal ékarado este Parecer? O Governo fica àúthorisado para in-demnisar do modo estabelecido nos casos doesta natureza ao Major do Exercito, António Florencio Rei-xá, dos soldos que deixou de receber durante o tempo , em que esteve f ora do serviço em resultado da

~ sentença, pela qual, e por motivqs políticos foi expulso, é. degradado para Angola no armode 1823. Os casos desta natureza referem-se ás indemnisações

dos empregados, pagoé com praso estabelecido., <_ com='com' de='de' depois='depois' acho='acho' redacção='redacção' indeviduo='indeviduo' pertençâo='pertençâo' pagar='pagar' isto='isto' conheço='conheço' um='um' me='me' azues='azues' terem='terem' são='são' ter='ter' ver='ver' presentes='presentes' _.observações='_.observações' estou='estou' este='este' eu='eu' vi='vi' séria='séria' esses='esses' quizer='quizer' acham='acham' reverendo='reverendo' trotes='trotes' sua='sua' exe-leníe='exe-leníe' que='que' foi='foi' no='no' uma='uma' for='for' dos='dos' ca-inara='ca-inara' ainda='ainda' examinar='examinar' senão='senão' graça='graça' exactas='exactas' por='por' se='se' perdoe-me='perdoe-me' sinto='sinto' não='não' mas='mas' antes='antes' _='_' a='a' ululo='ululo' os='os' e='e' apoiados.='apoiados.' chamorro='chamorro' certo='certo' é='é' contradissesse.='contradissesse.' tracta='tracta' o='o' dito='dito' p='p' s='s' tenho='tenho' asneira='asneira' ha='ha' minha='minha' papeis='papeis' apresentou-se-me='apresentou-se-me' ninguém='ninguém' estas='estas' da='da' tag0:_-seja='orador:_-seja' xmlns:tag0='urn:x-prefix:orador'>

O Sr. Almeida Gárrett: —- Eu pedi a patavfa sobre a ordem para que V. Ex.a consulte a Camará se quer decidir este negocio hoje; porque eu preciso dizer alguma cousa, e a hora está dada, e por ;tanto não haverá remédio senão prorogar a Sessão. " O Sr. Vice-Presidente :— Paçoca nomear a Cohl;; missão que amanhã deve ir assistir ao Te Deum, e são os Srs. Jervis $ Atouguia, Barão do Monte Pedral, Bispo Eleito de Leiria, Costa Carvalho ^ 'João Elias, /. Â. d' Aguiar, Celestino, Silva Cabral , Valente Farinho^ Sá f^argas, Pereira de •Figueiredo, Silva Carvalho (João"). Não ha numero suííiciente; e como a hora já deo, vou fechar a ^Sessão. A Ordem do Dia para segunda feira esta já dada, e para a segunda parte , são os Projectos N.os 68, 69, 71, e 72. Está revantada a Sessíò. — Eram mdie de quatro horas da tarde. -

$* 9 M

Presidência do Sr. Pestana (Pice-Presidente).. -

berturb — As onze horas e meia dá manhã. Chamada — Presentes 74 Srs. Deputados.

T—Approvada sem discussão. , " -i

.

Um Offício,-*• Do Sr. Deputado Francisco Corrêa de Mendonça, partecipando que-por falta de saúde se vê obrigado a exceder á licença, que a Camará The concedeu. — A Camará ficou inteirada. v

Outro. '-^ Do- Sr. Deputado eleito pelo Círculo

Eleitoral de S. Thòme' e Príncipe, Faustino 'GuaK

berlo Lopes, partecipando que logo lhe s*5jâ possi^-

vel virá tomar assento na Camará. —J? Camará

ficou inteirada. . ' . " , , ^

^Cantara dos Senadpres: — U rn Officio açompá»

rihandò a 'segurnte relação dos 'Projectos de Lei que

em razão de terem sido spprovados pelo Senado

vão ser redusidos a Decretos para serem submetti-

dos á Real Sancção: , • ^

l.° Confirmando o Decreto de 19 de Fevereiro \de 1836, que concedeu a Jeronima de S. José', Viuva de António das/Mercês e Barros , contramestre que foi de carpinteiro de maehado do Arsenal da Marinha, a pensão de 200 réis diar.ios.

2.° Concedendo á Companhia Omnibus, pela, inlroducção de bestas inuares oíi cavallares, uma iseinpçâo ,dedireitos equivalente áque Ihç havia sido concedida pela importância dedviascarroagens.

'3.^ Prorogando por mais três annos, a contar dá publicação da presente Lei, o art. 2.° do Decreto de 16 de Janeiro de 1837, pelo que respeita â importação de barcos de vapor, construídos em paizes estrangeiros, debaixo das:condições,. que no mesmo artigo se estabelecem. ---A Camaraficou iri? teiradà.

Ministério da^ Fa%enda:—•UmOfficio devol.ren-do-um requerimento de Francisco Léssa $' com as informações, que lhe foram pedidas por esta Camará, -- A%' Commissâò Diplomática.

Outro.-—Devolvendo^ com as informações , que lhe foram ipedidás por esta Camará, a Representa-- cão.'dá Cangara Municipal do/ Porto,: em que pede a concessão do terreno dá'cerca do extinctò Convento dos Dominicanos, para ivelle estabelecer um mercado publico.-—.íf Çommi&são de Fa%enda.

Foi mandada lançar na Acta a seguinte.

DECXARAÇÃO BB VOTO.— Declaro que se estivesse presente na Sessão de hontem 6 do corrente, votaria pelo art. 2.°,, Cap. 1.° dos Encargos Geraes do Estado^ relativamente á dotação de 100 contos de reis pára Sua Magestade El-Rei D. Fernando, e' á restituição dos cinco contoâ déreis para complemento da dotação da Serenissima Senhora Infanta D. Izabel JVÍaria—•/. J. Pereira de Mello.

Leu-se a ultima'redacção- do Projecto de Lei, queãuctorisa o Governo a admittir na3.a Secção do JExercitó a Joàquiin, António Batalha. .