O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

2255

CAMARA DOS SENHORES DEPUTADOS

SESSÃO DE 13 DE AGOSTO

PRESIDENCIA DO SR. CUSTODIO REBELLO DE CARVALHO

Secretarios os srs.

Miguel Osorio Cabral

Antonio Carlos da Maia

Chamada — Presentes 69 srs. deputados.

Presentes á abertura da sessão — Os srs. Affonso Botelho, Alvares da Silva, Braamcamp, Carlos Maia, Quaresma, Pinto de Magalhães, Mazziotti, Pereira da Cunha, Palmeirim, Barão de Santos, Barão da Torre, Barão do Rio Zezere, Pinto de Oliveira, Bernardo de Albuquerque, Bernardo Abranches, Almeida Azevedo, Ferreri, Conde da Torre, Custodio Rebello de Carvalho, Justino da Costa, Poças Falcão, Fernando de Magalhães, Celorico Drago, Bivar, Luiz Gomes, F. M. da Costa, Bicudo Correia, Gaspar Pereira, Abreu e Sousa, José de Azevedo, Almeida Pessanha, Nepomuceno de Macedo, Sepulveda Teixeira, Calça e Pina, Noronha e Menezes, Coelho de Carvalho, Rodrigues da Camara, Ortigão, Faria Guimarães, J. Augusto da Gama, Infante Pessanha, José Estevão, Carvalho e Menezes, Alves Chaves, L. A. Feijó, D. José de Alarcão, Costa e Silva, Alvares de Guerra, Silveira e Menezes, José de Moraes, Nascimento Correia, José Paes, Sousa Telles, Camara Falcão, Mendes de Vasconcellos, Affonseca, Moura, Rocha Peixoto, Murta, Pereira Dias, Pinto de Araujo, Vaz Preto, Miguel Osorio, Modesto Borges, Castello Branco, Cunha e Abreu, Nogueira Soares, Velloso de Horta e Visconde de Portocarrero.

Entraram durante a sessão — Os srs. Moraes de Carvalho, Soares de Moraes, Sá Nogueira, Correia Caldeira, Eleuterio Dias, Gonçalves de Freitas, Gouveia Osorio, Ferreira Pontes, Arrobas, Fontes, Pequito, Pinto de Albuquerque, Lopes Branco, Antonio de Serpa, Venancio David, Vicente Peixoto, Augusto Peixoto, Xavier da Silva, Belchior, Carlos Bento, Cyrillo Machado, Cesario, Conde de Azambuja, Conde de Valle de Reis, Mota, F. Gama, Frederico de Mello, Coelho do Amaral, Pulido, Gaspar de Sousa, Carvalho e Abreu, Augusto de Barros, Blanc, Gomes de Castro, Mártens Ferrão, João do Roboredo, Aragão, Ferreira de Mello, Matos Correia, Pinto de Magalhães, Lobo d'Avila, Ferreira da Veiga, Figueiredo de Faria, J. M. de Abreu, Frazão, Sieuve de Menezes, Batalhoz, Mendes Leal, Almeida e Maia, Sousa Junior, Pita e Moraes Soares.

Não compareceram durante a sessão — Os srs. Ayres de Gouveia, Bernardo Ferreira, Gomes Brandão, Luiz Seabra, Ribeiro Abranches, Zeferino Rodrigues, Queiroz, Freitas Soares, Pinto Coelho, Claudio Nunes, Barroso, Augusto Abranches, Diogo de Sá, Fernandes Costa, Ignacio Lopes, Izidoro Vianna, Borges Fernandes, Chamiço, H. de Castro, Mendes de Carvalho, Fonseca Coutinho, Torres e Almeida, Simas, Neutel, Antonio Maia, Galvão, Silva Cabral, Luciano de Castro, Rojão, Oliveira Baptista, D. Luiz da Camara Leme, Freitas Branco, Alves Guerra, Pereira Guimarães, Charters, Coelho de Carvalho, Simão de Almeida, Thomás Ribeiro, Teixeira Pinto, Ferrer e Visconde de Pindella.

Abertura — á meia hora depois do meio dia. Acta — approvada.

EXPEDIENTE

1.° Uma declaração do sr. B. F. de Abranches, de que por motivo justificado lhe não foi possivel comparecer ás sessões desde o dia 7 do corrente. — Inteirada.

2.º Um officio do ministerio do reino, acompanhando os esclarecimentos pedidos pelo sr. Vaz Preto, relativos ao roubo de belota e azeitona no districto de Castello Branco. —Para a secretaria.

3.º Do mesmo ministerio, acompanhando a copia pedida pelo sr. Mendes Leal, do officio que em 23 de outubro de 1860 dirigiu a este ministerio o ultimo governador civil de Castello Branco, em que falla da necessidade de se reparar o edificio em que está estabelecido o lyceu nacional daquella cidade. — Para a secretaria.

4.º Do ministerio da guerra, devolvendo informado o requerimento do tenente coronel ajudante da torre de Belem, Joaquim Anastacio Lobo d'Avila. — A commissão de guerra:

5.º Uma representação da camara municipal de Moimenta da Beira, pedindo a concessão definitiva da igreja do extincto convento das religiosas benedictinas d'esta villa. — Á commissão de fazenda.

6.º Dos escrivães de paz do concelho das Boticas, pedindo providencias que melhorem a sua sorte. — Á commissão de legislação.

7.º Da direcção da companhia geral das vinhas do Alto Douro, pedindo que se lhe pague o que se lhe deve do subsidio que lhe foi concedido pela carta de lei de 21 de abril de 1843. — Á commissão de fazenda.

8.º Cinco representações de differentes ecclesiasticos do districto de Castello Branco, protestando contra as arguições que pelo sr. deputado pela Idanha foram feitas n'esta camara contra o vigario geral d'aquelle bispado—Á commissão de petições.