O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

N.° 18.

SESSÃO DE 22 DE JUNHO DE 1857.

PRESIDENCIA DO Sr. JOAQUIM FILIPPE DE SOURE.

Secretarios os srs.

Joaquim Gonçalves Mamede. Antonio Pequito de Seixas e Andrade.

Chamada — presentes 54 srs. deputados.

Entraram durante a sessão — os srs. Bettencourt, Albino de Figueiredo, Thedim, Mello e Carvalho, Sá Nogueira, D. Antonio da Costa, Girão, Duarte de Campos, Lousada, Fontes Pereira de Mello, Breyner, Sousa e Menezes, Pinto d'Albuquerque, Antonio de Serpa, Veiga, Rodrigues Cordeiro, Castro Guedes, Bento de Castro, B. F. da Costa, Pereira Garcez, Cyrillo Machado, Possolo, Conde de Samodães, Rebello de Carvalho, Rezende, Mello Soares, Almeida Pessanha, Rebello Cabral, Roboredo, Sousa Machado, Moraes Carneiro, Honorato Ferreira, Pinto de Magalhães, Sousa Pinto Bastos, Ferreira Pinto Basto, Ferreira de Castro, José Guedes, Luciano de Castro, Latino Coelho, Pinto Soares, Passos (José), Rebello da Silva, Camara Leme, Tenreiro, Mendes Leite, Miguel do Canto, Rebocho, Jacome Correia, Nogueira Soares e Thomás de Carvalho.

Não compareceram — os srs. Affonso de Castro, Castro e Abreu, Azevedo e Cunha, Antonio Emilio Brandão, Barão das Lages, Vivião Pessanha, Cunha Pessoa, Barroso, Nazareth, Fonseca Coutinho, Pinto Tavares, J. J. da Cunha, J. J. de Matos, Casal Ribeiro, Carvajal, Mello Gouveia, Oliveira Baptista, Teixeira de Queiroz, Garcia da Rosa, Paulo Romeiro, B. de Campos, Fernandes Thomás, Sena Bello e Victorino de Barros.

Abertura — ao meio dia. Acta — approvada.

Declarações.

1.ª — Do sr. Mamede, de que o sr. Garcia da Rosa não póde comparecer á sessão de hoje por estar de nojo.

Mandou-se desanojar por um dos srs. secretarios.

2.ª — Do sr. J. M. d'Abreu, de que faltou á sessão de 20 por incommodo de saude.

A camara ficou inteirada.

CORRESPONDENCIA.

Officios.

1.° —Da camara dos dignos pares, devolvendo, com a alteração que ali foi feita, o projecto de lei para o governo ser auctorisado a contrahir um emprestimo de 100:000$000 réis, para a reconstrucção do edificio da escola polytechnica.

A commissão de fazenda.

Vol. VI —Junho —1857.

2.° —Do ministerio da guerra, devolvendo, com as informações que lhe foram pedidas, o requerimento do capitão reformado, Francisco Casimiro Judice Samora.

A commissão de guerra.

3.º —Do mesmo ministerio, devolvendo, com as informações que lhe foram pedidas, o requerimento do coronel reformado João de Mello de Lacerda Brederode e Andrade.

A mesma commissão.

4.° —Do mesmo ministerio, devolvendo, com as informações que lhe foram pedidas, o requerimento do brigadeiro graduado reformado, barão de Santa Barbara.

A mesma commissão.

5.º — Do mesmo ministerio, devolvendo, com as informações que lhe foram pedidas, o requerimento de João Machado de Faria Maia.

A mesma commissão.

6.° —Do mesmo ministerio, devolvendo, com as informações que lhe foram pedidas, o requerimento do major graduado de artilheria, João Pereira Homem Telles.

A mesma commissão.

7.º —Do mesmo ministerio, devolvendo, com as informações que lhe foram pedidas, o requerimento do major graduado do exercito, José Ribeiro.

A mesma commissão.

8.º —Do mesmo ministerio, devolvendo, com as informações que lhe foram pedidas, o requerimento do tenente de infanteria, José Maria de Almeida.

A mesma commissão.

9.º —Do mesmo ministerio, devolvendo, com as informações que lhe foram pedidas, o requerimento de Carlos Nicolau Jacquier.

A mesma commissão.

10.° —Do mesmo ministerio, dando os esclarecimentos pedidos pelo sr. Cunha Azevedo sobre as sommas abonadas aos corpos do exercito e presidios militares, para supprimento do excesso da despeza do rancho.

Para a secretaria.

11.° —Da associação dos advogados de Lisboa, enviando tres exemplares do primeiro numero dos seus annaes.

Para a secretaria e livraria.

Representações.

1.ª —Uma representação da camara municipal de S. Thiago do Cacem, pedindo que seja restituida ao seu concelho a freguezia de S. Pedro de Melides; e que o seu concelho seja novamente elevado á categoria de comarca.

A commissão de estatistica.

2.ª — Dos habitantes da freguezia de S. Pedro de Melides,

18