O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

í 168 )

como hei de propor si mil ha ri-te alteração no modo de existir destes Estabelecimentos, no meio desta desordem, desta confusão, em que necessariamente ha de caminhar a discussão, produzindo a já reconhecida desordem e inintelíigibi-iidade da votação? Não posso; porque receio que com as minhas Emendas vá causar maior confusão e prejudicar gravemente estabelecimentos constituídos, sem nenhuma esperança de proveito para elles nem para a Causa Publica.

Eu desejaria, Sr. Presidente, na parte relativa á Torre do Tombo, fazer algumas ponderações sobre a constituição e proveito que se podia tirar deste utilíssimo estabelecimento; desejai ia perguntar o progresso em que hoje está a publicação do catalogo

para que se votaram annualmente SOO^OOO réis sobre Proposta minha, e de que ainda não vi senão fracos resultados: não, de certo, por culpa de nenhum dos chefes que tem dirigido o estabelecimento, mas porque a resolução da Camará não foi acompanhada como devia ser (pelo Ministério do Reino) do Regimento d'hmrucçoes competentes que em tal matéria se costumam dar, e e necessário dar sempre quando lua estações superiores ecentràes, que passam ofdens e dão attribuicões a estações subalternas... (Siisurro}. SVlas a Camará sem articular um som'está justificando as escusas que dou, e as difficuldades incríveis em quente acho laborando; oxalá pore'm quefusse eu só o que soffresse, mas infelizmente sof-fre também a Causa Publica, sofTrem os Contribuintes e os que vivem do Orçamento, tanto uns como outros são victimas de todo este desconsiderado de votações, de todo este indigesto de votações.. . Creio que deu a hora.. . ( fozes ;—- Deu, deu, falle). Reservo a palavra para a Sessão seguinte.

O Sr. Presidente: — A Ordem do Dia para amanhã é a mesma. Está levantada a Sessão.— Eram 5 horas da tarde*

» O REDACTOR,

JOSÉ DE CASTRO FREIRE DE MACEDO.

11.

Presidência do Sr. -Gorjâo Henrique*.

• hamada— Presentes 72 Srs. Doputad.os.

Abertura — Três quartos depois do meio dia.

Actn — A (Aprovada.

DECLARAÇÕES DE V7 OTO. •'—l.8 Declaramos que na Sessão de 14 do corrente votámos contra a Pro-posla da discussão do Orçamento por Ministérios, para ser por Capítulos de cada Ministério, corno a Camará tinha já decidido. Sala da Camará dos Deputados, 16 d<_ castro='castro' rodrigo='rodrigo' _1843.='_1843.' coelho='coelho' de='de' mnrfe='mnrfe' fasconcellos.='fasconcellos.' branco='branco' junho='junho' gavião.='gavião.' ccsar.de='ccsar.de' p='p' modo.='modo.' se='se' deste='deste' pitta='pitta' estivessepresente='estivessepresente' meneies='meneies' votaria='votaria' lopes='lopes' _='_'>

2.a D.érlaro que na Sessão de 14 do corrente votei, qne os Deputados vencessem unicamente de Subsidio l $600 réis diários. Colho isto se r>ão venceu , votei por lhes serem impostas duas Decimas. Eoutro-sim para que os" Deputados, que forem Empregados Públicos, não recebam durante as Sessões senão o Subsidio destes.

Que 8r>s Conselheiros d'Kstadp se não de'sse mais do que 1:600$000 reis de ordehado.

f5

3-a Dfdaro que ria Sessão de 14 do corrente votei contra a verba de 79:000/tiOO réis, decretada no Orçamento como indernnis-ação aos Contra-fctadores do Tabaco.

Votei m-ais.-contra o methodo de discussão do Or-

çamento proposto pelo Ministério.— Joaquim Fieira dê Magalhães, A faes Martins , e Corrêa fíeredia.

4;a Declaro que na Sessão do dia 14 do corrente votei pela Proposta que foi feita , para que do Subsidio dos Membros desta Camará se fizesse a dedacção de £0 por cento. —Sala das Sessões, 16 de Junho de 1843, — Barão de Leiria, Pcrreri, Xavier da Silva, Si lua e Matta, e Francisco Manoel da .Costa.

5. Declaro que na Sessão de 14 do corrente votei pelas duas Decimas «nos Deputados, em conformidade da Proposta do Sr. Passos, e votei também ' contra a indeínmsf.çAo aos Contracladores do Tabaco.'—Sala das Sessões dos Deputados, 16 de Junho de 1843. — Francisco Jcronymo Coelho, Ga-viâo. •

CORRESPONDÊNCIA.

Officio :—Do Sr. Santos Silva, pedindo proro-gaçâo da licença, quo já obteve até ao fim da actua! Sessão Le^isjotiva.— Ccnr.edida.

Outro:—Do Sr. Pereira Rebello, participando que uáo pode assisYir, -por estar anojado, á Sessão dMioje, Tiecn a algumas das seguintes. — Inteirada.

Urna Representarão:—Dós Lavradores da Comarca de Santo Thyrso , apresentada pelo Sr. Re-boJIo Cabral, pedindo a interpretação da Lei de 1.3 de d'Agosto de 1832. — A' Commissâo Especial dos Foracs.