O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

(17)

Montes, que soffressem ruina nas suas searas, nas suas vinhas, e nos olivaes, nas providencias que se adoptarem para os do Alemtéjo, cuja sorte é lamentavel, e faço ardentes votos para que todos sejam soccorridos, e se modifique a penosa situação em que ficaram.

O Sr. Mello Gouvêa: — Peço a V. Ex.ª que consulte a Camara, se a materia esta sufficientemente discutida.

Julgou-se discutida por 43 votos contra 9; e seguidamente foi approvado o parecer, e as alterações, excepto a ultima, por 42 votos contra 9 e a final foi approvada, por 42 votos contra 5, a substituição vinda da Camara dos Dignos Pares á ultima alteração.

O Sr. Carlos Bento. — (Sobre a ordem). Sr. Presidente, parece-me que este voto da Camara impõe uma obrigação ao Governo, e tanto isto é assim, que tractando-se de discutir o projecto de lei sobre estradas, o Governo veiu á Camara para retirar esse projecto, porque não podia ser discutido convenientemente, em quanto o Governo se não preparasse com os respectivos trabalhos, para apresentar uma receita para verificar estes mesmos trabalhos. Houve esta contradicção; não sei se os Srs. Ministros querem argumentar com ella; o que é certo, é que nós votámos 100 contos de réis: mas creio que a cousa menos urgente que ha no mundo, é a inutilidade, «o, que acabâmos devotar foi uma inutilidade. Eu peço ao Sr. Presidente do Conselho, que me diga, se a inutilidade é uma cousa urgente? Pois a Camara póde querer uma cousa inutil? De que serve conceder ao Governo esta auctorisação, se não lhe votarmos os meios para fazer face a esta despeza? Ainda agora disse o Sr. Ministro da Fazenda, que esperava que a Camara indicaria os meios para fazer face a esta despeza. (O Sr. Ministro da Fazenda: — Não disse tal isso).

O Sr. Presidente: — Como vejo que o Sr. Deputado esta a fazer reviver uma questão finda, por isso convido o Sr. Deputado a fazer a sua moção de ordem (apoiados).

O Orador. — Agradeço a V. Ex.ª, e vou concluir. Ha uma lei que obriga os Srs. Ministros, quando apresentam um projecto de despeza, a apresentarem tambem outro projecto de receita, para fazer face a esta despeza; é pois este principio que invoco: a minha moção de ordem não tem outro fim senão fazer com que os Srs. Ministros apresentem os meios para fazer face a esta despeza; e concluo mandando para a Mesa a seguinte

Proposta. — Proponho que o Ministerio apresente um projecto, para fazer face á despeza votada sobre estradas. — Carlos Bento.

O Sr. Lopes de Lima: — Não serei eu que hei de fazer renovar a questão passada; votei contra, dei as razões porque votei contra; tenho feito o meu dever. Agora a questão de ordem, suscitada pelo Sr. Deputado, parece-me um pouco extemporanea; os dezejos que tem o nobre Deputado, e que tem esta Camara, não é por certo votar inutilidades, (apoiados) Além disso esta dado para ordem do dia o parecer n.º 69, sobre estradas; o Sr. Presidente do Conselho de Ministros já tomou a iniciativa sobre este objecto, e pediu á Mesa o desse quanto antes para ordem do dia; é pois nesta discussão do parecer n.º 69, que se póde ventilar a questão, que o nobre Deputado apresentou; e então se poderá não só discutir quaes os meios para occorrer a estes 100 contos de réis, que por ora estão orfãos de receita, mas tambem amplial-os mais; porque não póde ser intenção do Governo, nem do Parlamento, que só o Alemtejo tenha estradas, e o resto do Reino não. Portanto peço urgentemente a V. Ex.ª para que seja dado para ordem do dia o parecer n.º 69, e entremos francamente nesta discussão, e aproveitemos o tempo, que já não é de mais. (apoiados)

O Sr. Presidente do Conselho de Ministros. — Q nobre Deputado capitulou de inutil e absurda a votação da Camara; não entro nesta discussão; o que não posso é deixar de capitular de inutil a proposta do illustre Deputado, depois das declarações feitas por parte do Governo: (apoiados) o Governo declarou que, ou na lei de estradas, ou n'uma proposta especial, se havia de tractar dos meios de prover a esta despeza. Conformo-me com a proposta do illustre Deputado o Sr. Lopes de Lima, e convenho que o projecto sobre estradas seja quanto antes dado para a discussão, (apoiados)

O Sr. Presidente. — A proposta do Sr. Carlos Bento fica para segunda leitura. A ordem do dia para amanhã é a que está annunciada, Está levantada a sessão. — Eram quatro horas da tarde,

O Redactor,

JOSÉ DE CASTRO FREIRE DE MACEDO.