O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

(20)

[VER DIARIO ORIGINAL]

NOTAS

(A)

A despeza do pessoal e a do material neste capitulo foram calculadas na supposição de querer o Governo que a triangulação de 1.ª ordem se conclua em todo o Reino no espaço de dois annos, como propuzera a commissão do Cadastro em a sua representação de 28 de septembro de 1848; tornando-se portanto indispensavel construir com a maior brevidade 23 grandes pyramides de alvenaria, cujo numero é metade das que se devem ainda levantar em todo o Reino, e será tambem necessario empregar na construcção destas pyramides e nas observações geodésicas da triangulação de 1.ª ordem 14 officiaes e 28 praças de sapadores, os quaes tem de percorrer o Reino em differentes direcções.

(B)

A despeza que neste capitulo se propõe é de absoluta necessidade para a decomposição dos grandes triangulos em triangulos de ordens inferiores, e para a continuação da topografia.

(C)

Esta somma não se deve considerar toda despeza nova, porque grande parte dos officiaes que hão de ser encarregados deste serviço ou já pertencem á commissão geodesica, ou estão empregados em outras