O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

N.° 18

SESSÃO DE 25 DE NOVEMBRO DE 1858

PRESIDENCIA DO SR. M. A. VELLEZ CALDEIRA

SECRETARIOS OS SRS.

Miguel Osorio Cabral

Bernardino Joaquim da Silva Carneiro

Chamada — presentes 54 srs. deputados.

Entraram durante a sessão — os srs. Sá Nogueira, Heredia, Barros e Sá, Antonio de Serpa, Vasconcellos Pimentel, Pinto Carneiro, Barão das Lages, Pinto Coelho, Azevedo Pereira, Garcia Peres, Silva Cunha, Frederico de Mello, Castro e Lemos, Pinto de Magalhães, Sousa Pinto Pasto, Rebello da Silva, Rebocho e Placido de Abreu.

Não compareceram — os srs. Vidal, Castro e Abreu, Dias de Azevedo, Emilio Brandão, Gouveia Osorio, Lousada, Seabra, Fontes Pereira de Mello, Marreca, Rodrigues Sampaio, Couceiro, Sousa Sampaio, David, Faria Maia, Dias e Sousa, Barão de Almeirim, Barão da Torre, Garcez, B. C. do Amaral, Bernardo de Serpa, Seixas e Vasconcellos, Carlos Bento, Possolo, Conde do Rio Maior (D. Antonio), Pereira da Cruz, Estevão Palha, Faustino da Gama, Bivar, Barroso. F. C. do Amaral, Alvos Vicente, Tavares do Carvalho, Chamiço, Pinto Tavares, Faria Junior, Pereira da Silva, Pereira e Carvalho, Guilhermino de Barros, Costa Xavier, Cabral de Barros, Fonseca Coutinho, Vaz Preto, Almeida Pessanha Roboredo, Sousa Machado, Ferreira de Mello, Simas, Judice Samora, Lobo d'Avila, Alvares de Oliveira, Matta e Silva, Barbosa da Silva, José Estevão, Reis e Vasconcellos, Luz, Casal Ribeiro, Pinto de Almeida, Mendes Leal Junior, Vaz Monteiro, Sampaio e Mello, Julio Ferreira, J. Pinto Basto, Menezes e Vasconcellos, Luiz de Castro, Browne, Tenreiro, Paes de Figueiredo, Passos (Manuel), Paulo Romeiro, Pitta, D. Rodrigo de Menezes, Nogueira Soares, S. J. de Carvalho, Thomás de Carvalho, Visconde da Carreira (Luiz) e Visconde de Porto Covo da Bandeira.

Abertura — á meia hora da tarde.

Acta — approvada.

Foi introduzido na sala com as formalidades do estylo, prestou o juramento e tomou assento o sr. deputado Antonio Correia Heredia.

DECLARAÇÕES

1.ª — Do sr. Pequito, de que o sr. Guilhermino de Barros não póde comparecer á sessão por incommodo de saude.

A camara ficou inteirada.

2.ª — Do sr. Estrella, de que não póde comparecer á sessão de hontem por incommodo de saude.

A camara ficou inteirada.

CORRESPONDENCIA

OFFICIO

Do sr. Seabra, participando que grave molestia o tem impossibilitada de comparecer na camara, o que fará logo que lhe seja possivel.

A camara ficou inteirada.

EXPEDIENTE

A QUE SE DEU DESTINO PELA MESA

NOTAS DE INTERPELLAÇÃO

1.a — Pretendo interpellar a s. ex.a o sr. ministro do reino, ácerca da irregular execução que tem tido a lei de 27 de julho de 1855, que fixou o systema do recrutamento, resultando d¹essa falta indisciplina para o exercito, e desproporção para os povos no tributo do serviço militar. = Martens Ferrão.

2.a — Pretendo interpellar a s. ex.a o sr. ministro da guerra, ácerca dos motivos por que o governo, estando habilitado pela lei de 27 de julho de 1855 a preencher os contingentes votados para o exercito, conserva nas fileiras um consideravel numero de praças que já concluiram o tempo de serviço militar; isto com offensa do artigo 4.° § 4.° da citada lei, e das leis que têem fixado o contingente annual. = O deputado Martens Ferrão.

3.a — Desejo interpellar o exmo. sr. ministro das obras publicas sobre o seguinte:

S. ex.a recebeu ou não representações de varias camaras municipaes dos districtos de Braga, Vianna e Porto, pedindo um director especial de obras publicas para cada um d¹aquelles districtos?

Entende s. ex.a ser conveniente deferir ás representações alludidas, e n'esse caso tenciona deferir? Em 24 de novembro de 1858. = O deputado por Leiria, F. L. Mousinho de Albuquerque.

Mandaram-se fazer as communicações.

REQUERIMENTOS

1.º — Requeiro que, da secretaria das obras publicas, se envie a esta camara copia do relatorio que, do acontecido em Setubal pelo terramoto, fizera o engenheiro Sousa Brandão por ordem do sr. ministro das obras publicas. = D. Garcia Peres.

Vol, I — Novembro — 1858

13