O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

(li

se costumava fazer quando estava o Senhor D. João VI. Jio Brazil.

Ora, como eu sou Deputado pelo Ultramar, devo também lembrar que para conservar as nossas Colónias e preciso que tenhamos marinha de guerra; e e!Ias não se conservam com os Navios fundeados, que fazem muita despeza, nem com elies desarmados. Mas S. Ex.a respondeu como eu desejava. Se se trata de desarmar a tirania, repito, não digo nada; mas quanto aos outros Navios, devo lembrar que S. Ex.* fará ua* desserviço ao Paiz ; porque, quando se tratou de prevenir o caso de uma guerra com H^spanha, pozeraro-se de verga d'alto todos os

nossos calàuibequei) e com elles e que ?e impôz res« peito aos nossos visinhos.

O«lra cousa: D. Miguel coQservoa-se tio Jhrono emquanto a marinha Portugueza o quiz sustentar-; mas quaftdo «11a se deixou tomar par duas fragatas podres, D. Miguel caíuk

O Sr. Pfetidente : *- A Ordem do Dia para aprk «íeira parte são os Projectos N.08 193, e 200—paia a segunda o N.* 24?J.-—Está levantada a Sessão. — Eram quatro horas da fardei

O REDACTOR INTERINO, FRANClàCO I.ESSA.

N.° 2.

te 2 bt Outubro.

1841.

Presidência do Sr. Jervis d? Atouguia.

hamada— Piesentes 72 Srs. Deputados.

Abertura — A' uma hora da tarde.

Acta —

O Sr. T. JVortkon:-— Desejo que o Sr. Secretario me diga se na Acta está declarado que eu mandei a minha substituição, pata delia se tomar conhecimento no caso de ser rejeitado o Projecto.

O Sr. Secretario Silva e Matta: — Foi tudo á Commissão a fina de reconsiderar este objecto*

O Sr. jf\ Northon: — Desejaria que se fizesse a declaração de que a minha substituição era para o único caso de ser rejeitado o Projecto.

O Sr. Presidente : — Faz-ae essa declaração.

Foi a,pprovada a Acta.

CORRESPONDÊNCIA.

OFFICIOS — l.° Do Sr. Deputado Joaquim José Falcão, participando que por incommodo de saúde ainda não pôde comparecer na Sessão de boje.— Inteirada.

2.° Do Sr. Deputado Francisco António Pereira de Lemos, pedindo se faça constar á Gamara que o seu estado de saúde lhe não permitte comparecer na Sessão de hoje. — Inteirada.

3.° Officio do Ministério dos Negócios da Marinha, renaettendo quatro notas extraídas dos respectivos livros da extincta Brigada e Batalhão Naval, relativamente aos quatro signatários d1 um requerimento que se queixam da preterição que soffrerarti pela promoção do Major de Veterano» do Exercito, Jeronyaío José Machado Rego; e remetteodo também a copia do Decreto de 30 de Dezembro de 183{>, que opiomoveu. Os signatários são os Tenentes Coronéis Francisco de Sã Magalhães,,, Lura António de Carvalho, Joaquim José da Silva, e o Major Fran* ewco José Alves. — A' Camnvíssa& de Marinha.

O Si' Sé Nogueira : —• Peço n V. Ex.a o favor de m-* i n P« r mar, se já vieram d o-Ministério da Guerra as- cewlas, que se lhe pediram,, dos «Hnlwriros gastos até && fim de Junho ultimo. Sr. Presidente, eu vejo pulos ineomruodos dos Srs.Déjvwilâdus que a Sessão es-lá a acabar, o então era preciso q»e» essas totu» ta s vieste*» a- («fiapo-de sereua exaoriinadaâ.

O Sr. Mmàstro dai Guerra: — Apenas1 o* SP. 0e-putaxBo faHou nusta-s corolas, logo eu raa*ide> qtfé1 te tirassem ; e indagarei st razão por que não â t tio

O Sr. Ministro da Fazenda: — Pedi « palavra > admirado d'uma noticia que me deu d Sr. Deputado, e que eu não sabia. Disse o Sr. Deputado que se vai fechar a Sessão brevemente; está S. S,a ttiais bem informado a e ase respeito do que o Governo.

O Sr. Presidente: -«- Isso não está ètrt discuatâo.

O Orador:—' Aproveito esta occasião para pedir a V. Ex.*, que se discuta ô Projecto que teio da Camará dos Senadores sobre aã Sízae.

O Sr. Presidente;-*-Já está dado para Ordê/É do Dia.

O Sr. Sá Nogueira : —Parecia-me que não devia merecer reflexão alguma aquillo qne eu disse; cditbti» ccndo todos os que lêem experiência dos negocioá ó seu resultado, muitas vezes , peláe típparentias; o medico, por exemplo, conhetíe o estado do dííehtè pelos symptomas da moléstia, etc. Ora eu vejo c)ue o Governo tem ftmd maioria detidida fi apoiado; vrjo que cila não se reúne, ou q de se reúne fofa de horai; e ista para quê? Para vir confirmar alguma emendazita que venha do Senado.

Isto tê-se moíto bem; poii aié no» Diário áò Gd-verno «è declara que passou uni ádditamerUo, porquê a acceitou o Sr. MmistKo dó? Negócios E4lr£rt-gelros. Que quer dizer i*to? Que nâíi pa«sa aqi/i na-da senão.o que quer o Governo; e então «e a Cá* roaras se não reúne, é porque ti Ministério ha<_ p='p' a='a' eon-vrda='eon-vrda' amigos='amigos' coníparecererti.='coníparecererti.' eits='eits' o='o'>

O Sr. Preridetite : -*^Nâ» posso» admittrr qtfe^aSr. Deputado, diga qae a Camará approva todo o que querem os Ministro»; não- õ pè»ssa toferar côru-o Deputado y ntm CWHÍO Pre&rdeHte. E* pe^feiíarweftte ir»-differente á Camará que os Ministros »pprovem oh não um» Proposta, para ella â appro^rfr ai» réjer-tar. As maiorias devem ser respeitadas. O Diário do Governo não e entidade era Camará.

O Sf. Sá Nogueira: —• £' 0 que di^o Diário dd Goveíno.

O Sr. Presidente: —* O Dràfrio do GoverAo n&o1 è' ei>trdad«r da Camará, neto fa-2' opiniâ'ò é?se

Leil-se por olíirna Redacção o-seguinte, ' WttO^rBCría BI? 1L*1:—'Arligof. —Totfo o Empregado PrtWitío, quer fôf elei-íí> Depirtadb, rfâVy ptr-deté aecutttter cdiia qua-fquer1 outro1 vertcimerHo1 p*g56 pelo Estado, o s»fbsi(íro diário ^axafdtf jieto Arírgfó 1.' êo-Detttto de 10* de Novembro dte 1636.