O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

N.º 2

SESSÃO DE 2 DE DEZEMBRO DE 1858

PRESIDENCIA DO SR. M. A. VELLEZ CALDEIRA

SECRETARIOS OS SRS.

Miguel Osorio Cabral

Bernardino Joaquim da silva Carneiro

Chamada — presentes 51 srs. deputados.

Entraram durante a sessão — os srs. Fontes, Oliveira Marreca, Rodrigues Sampaio, Telles de Vasconcellos, Pinto Carneiro, Faria Maia, Castro Guedes, Barão de Almeirim, Pinto Coelho, Cesario, Silva Cunha, Palha, Francisco Guedes, Santos e Silva, Ferreira de Mello, Gomes de Castro, Casal Ribeiro, Silvestre Ribeiro, Sampaio e Mello, Paulo Romeiro, Rebocho, Sebastião de Carvalho, e Ferrer.

Não compareceram — os srs. Castro e Abreu, Sá Nogueira, Dias de Azevedo, Gouveia Osorio, Avila, Barros e Sá, Seabra, Gromicho Couceiro, Sousa Sampaio, David, Xavier da Silva, Dias e Sousa, Barão da Torre, Garcez, B. C. do Amaral, Bernardo de Serpa, Seixas e Vasconcellos, Carlos Bento, Possolo, Conde de Rio Maior (D. Antonio), Conde de Valle de Reis, Garcia Peres, Faustino da Gama, Bivar, Barroso, Costa Lobo, Tavares de Carvalho, Polido, Chamiço, Castro e Lemos, Faria Junior, Pereira e Carvalho, Palma, Ferrão, Cabral de Barros, Fonseca Coutinho, Giraldes, Almeida Pessanha, Boboredo, Sousa Machado, Simas, Judice, Pinto de Magalhães, Lobo d'Avila, Alvares de Oliveira, Malla e Silva, Barbosa da Silva, Sousa Pinto Basto, José Estevão, Reis e Vasconcellos, Luz, Frazão, Mendes Leal Junior, Vaz Monteiro, Julio Ferreira, Justino Pinto Basto, Menezes o Vasconcellos Correia Caldeira (Luiz), Rebello da Silva, Browne, Julio Guerra, Pinto Martins, Placido de Abreu, Charters, Pitta, D. Rodrigo de Menezes, Nogueira Soares, Thomás de Carvalho o Visconde da Carreira (Luiz.)

Abertura — á meia hora da tarde.

Acta — approvada.

DECLARAÇÃO

Do sr. Senna Fernandes, de que o sr. conde de Rio Maior não póde comparecer á sessão de hoje por motivo justificado.

A camara ficou inteirada.

CORRESPONDENCIA

OFFICIOS

1.° Do ministerio do reino, participando que, para satisfazer a um requerimento da commissão de saude d'esta camara, ordenou ao governador civil de Leiria que collija e remetta sem perda de tempo áquelle ministerio os esclarecimentos requeridos ácerca da cultura do arroz no concelho de Obidos, os quaes, logo que chegarem, mandará á camara.

Foi á commissão de saude.

2.° Do mesmo ministerio, acompanhando os esclarecimentos pedidos pela commissão de administração publica, relativos ao emprestimo que a camara municipal da Azambuja pretende contrahir para a abertura de vallas n'aquelle concelho.

Foi á commissão de administração publica.

REPRESENTAÇÃO

Dos proprietarios da fabrica de productos chimicos na Verdelha, fazendo algumas considerações sobre o projecto da reforma das pautas.

Foi remettido á commissão de pautas.

EXPEDIENTE

A QUE SE DEU DESTINO PELA MESA

NOTAS DE INTERPELLAÇÃO

1.ª — Tendo eu annunciado uma interpellação ao sr. ministro do reino, sobre o estado da administração no concelho dos Arcos de Val de Vez, desejo igualmente interpellar o sr. ministro da justiça sobre o mesmo objecto. = Barros e Sá.

2.ª — Requeiro ser inscripto para tomar parte na interpellação que, na sessão de hontem, annunciou o sr. deputado Telles ao sr. ministro da justiça, relativamente á transferencia do delegado da comarca de Coimbra para Vizeu. = Mello Soares.

3.ª — Desejo interpellar o sr. ministro das obras publicas sobre o seguinte:

I. Qual a causa da interrupção do correio do norte, sendo certo que ha dois dias falta o correio do Porto?

II. Se é verdade que ameaça abater a ponte de Sacavem no caminho de ferro de leste, e ter abatido, ou estar proximo a abater o aterro das Virtudes? = O deputado por Leiria, F. L. Mousinho de Albuquerque.

4.ª — Peço que seja prevenido o nobre ministro das obras publicas de que desejo interpella-lo sobre as causas que têem retardado o cumprimento da resolução tomada na camara dos srs. deputados em sessão de 13 de abril de 1857, em virtude da qual se mandou proceder com urgencia aos reparos de que carece a igreja parochial de S. Pedro da cidade de Evora. = Costa e Silva.

Mandaram-se communicar ao governo.

REQUERIMENTOS

1.º - Requeiro que, pelo ministerio das obras publicas,

Vol. II-DEZEMBRO-1858

2