O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

•JN.° 25.

Écal

l

EM 30 DE NOVEMBRO BE 1840.

R,

/eunidos os -Membros das Camarás Legislati-. vás na Sala da Camará dos Srs. Deputados, tomou a presidência o Sr. Duque de Palmei Ia, presidente da Camará dos Srs. Senadores, nomeando a Deputação que devia receber Suas Magestades á porta do Palácio. ,

Compoz-se a Deputação dos seguintes

Srs. Senadores:

Barão de.Renduffe, Gamboa e Liz, Conde de "'Mello, Conde de Terena, Conde de Terena (José) , ,Duque da Terceira, Serpa Saraiva, Gonçalves de Miranda, Serpa Machado, Marquez de Fronteira, • Pplycarpo José Machado, Viscoftde de Laborim. Srs. Deputados: ( ,

J. de,S. Pinto de Magalhães, José da S. Carvalho, G. Mendes Ribeiro, Bispo Eleito.de Leiria, Á. A. Jervis d'Alouguia, J. M. de Sá Vargas, J. J. Gomes de Castro, Barão de Leiria , J. de Sá_e Vasconcellos, J. X. de Sousa Trindade, L. V. cTAffonseca, J. A. Lobo de Moura. . ("

As gallerias publicas e particulares estavam cheias, de pessoas d'ambos os sexsos, que assistiram, a este solemne acto, guardando o maior silencio e respeito.

Alas de tropa estavam postadas pelas ruas por onde Suas Magestades dc^iura passar na proximidade do Palácio das Cofies. ,

A' uma hora da tarde urna girandolá de foguetes annunciou a chegada^de Sua Magesslade a Rainha, .que entrou ao som do hymno Portuguez, /acompanhada de El Rei , precedendo-Os a Corte, Officiaes-v, Mores do Reino, e a Deputação dás duas Camarás.

Observadas as cerimonias determinadas no pro-gramma respectivo, Suas Magestades occuparam as Cadeiras do Throno, sentaram-se os Srs. Senadores, e ^Deputados, e Sua Màgestade V Rainha recebeu da mão do Presidente do Conselho de Ministros, e leu, o seguinte < -,-••'

DISCURSO.

Senhores:—-Venho encerrar esta longa, e trabalhosa Sessão Legislativa, que tão aproveitada foi 'em accudir ás primeiras necessidades publicas, e em < discutir e votar as Leis orgânicas xie maior importância. A ilação ha de reconhecer, o vosso zelo, e abençoar a intelligencia, ,com que vos houvestes.

E' de.seDtiWq.ue.es urgentes negócios, que vos oc* cuparam, não deixassem tempo bastante para con-: cluir a discussão do Orçamento ?/ e para t f acta r tão amplamente como desejáveis de todos !os ramos da Fazenda Publica.

Habilitado pára prover ás despezaxs correntes , e para satisfazer aos encargos extraordinários, que sobrevieram, beirrcomo para estabelecer o methodo, por agora praticável, de pagamento dos dividendos estran.geiros, o Meu Governo se occupará incessantemente de preparar todos os trabalhos,, e esclarecimentos necessários, para vos serem presentes desde ò abrir da Sessão Ordinária , a fim de que possaes opportiínamente fixar a nossa despeza , conhecendo-a, e melhorar os meios da Receita do Estado.

Não menos espero que então continuareis a dedi-1 cár-vos com igual efncacia ao importante negocio da Navegação dó Douro, que também por falia de .tempo não fo.i possível terminar. '

Congratulo-Me com vosco pelo completo restabelecimento da paz publica , que durante a Sessão foi alterada. Agradeço-v^os a confiança, que depositastes no Meu lGoverno, munindo-o dos poderes extraordinários , que sólliciton. O uso moderado | que d*elles fez ,. justificará essa confian.ça.

Sem interromperem seus trabalhos, as Cortês cooperam efficazmentfi com o Governo, esclarecendo a opinião publica sobre os verdadeiros interesses da • Nação, e prestando assim o maior, e mais seguro apoio, que o Corpo Legislativo pôde dar a um Governo Constitucional.

Durante este período correu a Minha Vida perijgo imminente,! cie que aprouve á Divina Providencia Salrar-Me. As provas de sincero affecto , que por essa occasião geral m'en te Recebi , glorio- Me de as Merecer á Nação Portugueza , cuja felicidade é o maior objecto dos Meus dèsvellós , e cuja liberdade Eu Considero como a base mais solida do Meu Throno. — Está fechada a Sessãb.

Depois tle lêf, Sua Magestade entregou o discur-. só ao Presidente do Conselho de Ministros, e saiu -da Sala acompanhada de seu Aiigusto Esposo, e do Cortejo que A precedera á entrada. Outra giran-dola de foguetes'ànnunciou a sua retirada, depois da qual voltou á Sala a Deputação que A 'acom-.panhara á porta do Palácio. , . ,

Era mais de hora e meia quando se retiraram os Srs. Senadores, e. Deputados, ficando , encerrada. esta Sessão. ' .

(8)

aí açu