O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

N.º 13.

SESSÃO DE 21 DE DEZEMBRO DE 1857.

PRESIDENCIA DO Sr. JOAQUIM FILIPPE DE SOURE.

Secretarios os srs.

D. Antonio da Costa Macedo.

Miguel Osorio Cabral

Depois da uma hora da tarde verificou-se pela chamada estarem presentes 48 srs. deputado», que são os srs. Affonso de Castro, Bettencourt, Moraes Carvalho, Albino de Figueiredo, Rodrigues Vidal, Thedim, Azevedo e Cunha, Sá Nogueira, D. Antonio da Costa, Breyner, Rodrigues Sampaio, Antonio de Serpa, Rodrigues Cordeiro, Castro Guedes, Barão de Almeirim, B. C. do Amaral, B. F. da Costa, Possolo, Cardoso Barata, Rebello de Carvalho, Garcia Peres, Cunha Pessoa, Soares Franco, Gaspar Pereira, Sant’Anna e Vasconcellos, Rebello Cabral, Roboredo, Sousa Machado, Moraes Carneiro, Soure, Honorato Ferreira, Ferreira Pinto Basto, Amaral Banha, Casal Ribeiro, Latino Coelho, Passos (José), Rebello da Silva, Camara Leme, Vellez Caldeira. Browne, Trindade Sardinha, Miguel do Canto, Miguel Osorio, Rebocho, Jacome Correia, Nogueira Soares, Rodrigues Leal e Thomás de Carvalho.

Foi lida a acta da sessão antecedente, e não houve reclamação sobre ella.

Não houve correspondencia.

O sr. Rodrigues Sampaio: — O sr. Fontes Pereira de Mello encarregou-me de participar a V. ex.ª que não comparece á sessão de hoje, nem a mais alguma, por incommodo de saude.

Eu não appareci tambem á sessão, por igual motivo.

O sr. Garcia Peres: — Mando para a mesa o diploma do sr. deputado eleito pelo circulo de Lagos, Almeida Bivar.

Este senhor diz-me, que immediatamente o seu diploma seja approvado, se apresentará na camara.

O sr. Honorato Ferreira: — É para participar a V. ex.ª, que não compareci na sessão de sabbado, a unica a que tenho fallado, por motivo de doença.

O sr. Rebello da Silva: — Tambem não compareci ás sessões de sexta feira e de sabbado, por incommodo de saude.

O sr. Camara Leme: — É para participar que não compareci no sabbado, por incommodo de saude.

O sr. Barão d'Almeirim: — Sr. presidente, pedia a palavra para dizer a V. ex.ª e á camara a incumbencia que hontem me fez o meu amigo e collega o sr. Passos (Manuel). Elle recommendou-me que fizesse saber á camara, que os desejos de comparecer aqui não podem ser excedidos, mas o seu estado de saude, que eu presenciei e posso testemunhar, não permittem que sáia de casa por modo nenhum; e elle tem com isto bastante sentimento. Elle tencionava mesmo mandar uma attestação ou certidão de medico, para comprovar o seu estado; mas eu dissuadi-o de tal, dizendo, que a palavra do honrado cidadão Manuel da Silva Passos, é mais que todas as certidões. (Apoiados.) Aproveito esta occasião para dizer a meu respeito, que se não compareci ha mais tempo, não foi por medo do flagello que assolou cia cidade, e felizmente está acabado; e declaro que se a sessão não tivesse sido adiada 110 dia 7 de novembro, eu teria comparecido poucos dias depois do seu adiamento.

Não sei se me será permittido o dizer, que eu sou um pouco fatalista quanto ás epidemias. Respeito-as como todos; mas havendo as precauções sufficientes, não é 110 flagello que deve atemorisar um homem para deixar de cumprir com os seus deveres. (Apoiados.) Por consequencia se não vim ha mais tempo, foi porque negocios importantes me impediram de comparecer. Não quero allegar como motivo principal o de molestia, que podia allegar; porque isso é uma moda, e eu não sou amigo de modas.

Sr. presidente, ainda mal convalescido de um pequeno ataque d*e dores rheumaticas, não pude ha mais tempo saír de minha casa; felizmente esse incommodo desvaneceu-se, e por isso eu pude chegar hoje aqui, saíndo hoje mesmo de Santarem. Se não vim mais cêdo cumprir com o meu restricto dever, foi por o não poder fazer por modo nenhum. (Apoiados.)

O sr. Antonio de Serpa: — O sr. Aboim encarrega-me de participar, que não tem comparecido á camara por ler sido acommettido de um forte ataque de rheumatismo, mas que logoque lhe seja possivel comparecerá.

O sr. Presidente: — Alem dos srs. deputados presentes, fallam alguns senhores que já têem comparecido.

Eu creio, que se vierem os srs. deputados, que disseram que já tinham logar na mala-posta, que são dois ou tres srs. deputados por Coimbra, e alguns outros senhores que estão nas immediações de Lisboa, ámanhã ou depois de ámanhã é muito provavel que tenhamos numero legal: (Apoiados.) por isso eu pedia aos srs. deputados, que não fallassem ámanhã á hora indicada, porque póde ser que a falla de um ou outro senhor impeça o haver o numero legal. (Apoiados.)

O sr. Vellez Caldeira: — Sendo exacto, como V. ex.ª acaba de dizer, que alguns senhores se acham nas immediações de Lisboa, eu pedia que se escrevesse a esses srs. deputados que estão em Lisboa, ou nas proximidades de Lisboa, afim de que compareçam.

O sr. Presidente: — Não tenho duvida alguma em escrever a alguns d'estes srs. deputados, a fim de que compareçam para se poder preencher o numero legal.

Peço aos srs. deputados, que ámanhã queiram vir um pouco mais cêdo, porque é muito possivel haver numero, e havendo-o, podermos começar os nossos trabalhos. (Apoiados.) Está dissolvida a assembléa.

Eram duas horas e um quarto da tarde.