O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

N.° 8

SESSÃO DE 10 DE DEZEMBRO DE 1858

PRESIDENCIA DO SR. CUSTODIO REBELLO DE CARVALHO

SECRETARIOS OS SRS.

Miguel Osorio Cabral Antonio Tiburcio Pinto Carneiro

Chamada — presentes 68 srs. deputados.

Entraram durante a sessão — os srs. Vidal, Alves Martins, Sá Nogueira, Heredia, Dias de Azevedo, Barros e Sá, Lousada, Pinto de Albuquerque, Gromicho Couceiro, Antonio de Serpa, Faria Maia, Xavier da Silva, Dias e Sousa, Barão das Lages, Gareez, Carlos Bento, Conde de Rio Maior (D. Antonio), Pereira da Cruz, Palha, Faustino da Gama, F. C. do Amaral, Francisco Guedes, Alves Vicente, Costa Lobo, Tavares de Carvalho, Pereira da Silva, Pegado, Sant'Anna e Vasconcellos, Gomes de Castro, Pessoa de Amorim, Santos Silva, Ferreira de Mello, Simas, Barbosa da Silva, Sousa Pinto Basto, Luz, Casal Ribeiro, Frazão, Silveira e Menezes, Mendes Leal Junior, Sampaio e Mello, Luiz de Castro, Freitas Branco, Pinto Martins, Paulo Romeiro, Rebocho, Placido de Abreu, Sebastião de Carvalho, Caná e Visconde de Porto Covo da Bandeira.

Não compareceram — os srs. Braamcamp, Ferreira Lima, Gouveia Osorio, Seabra, Fontes Pereira de Mello, Sousa Sampaio, Telles de Vasconcellos, Barão da Torre, B. C. do Amaral, Bernardo de Serpa, Sousa Carneiro, Seixas o Vasconcellos, Pinto Coelho, Conde de Valle de Reis, Silva Cunha, Barroso, Chamiço, Faria Junior, Cabral de Barros, Fonseca Coutinho, Vaz Preto, Roboredo, Sousa Machado, Lobo d'Avila, Matta e Silva, José Estevão, Reis e Vasconcellos, Justino Pinto Basto, Correia Caldeira (Luiz), Vellez Caldeira, Browne, Pitta, Nogueira Soares, Visconde da Carreira (Luiz) e Visconde de Portocarrero.

Abertura — á meia hora da tarde. Acta — approvada.

DECLARAÇÕES

1.ª — Do sr. Rebello Cabral, de que não compareceu nas tres ultimas sessões, por motivo de serviço urgente que não podia adiar-se, comparecendo todavia na commissão de legislação, depois de constituida a camara em commissões na ultima sessão.

A camara ficou inteirada.

2.ª — Do sr. Placido de Abreu, de que por motivo de molestia não póde comparecer ás sessões de 7 o 9 do corrente.

A camara ficou inteirada.

3.ª — Do sr. Pinto Martins, de que por incommodo de saude não póde comparecer ás duas ultimas sessões.

A camara ficou inteirada.

CORRESPONDENCIA

OFFICIOS

1.° — Do ministerio do reino, participando, em resposta a um requerimento do sr. D. Rodrigo de Menezes, que differentes conventos de religiosas offereceram logares de educandas a cincoenta e nove orphãs, por effeito da febre amarella, e que d'estas cincoenta e nove se acham já preenchidos quarenta e dois.

A camara ficou inteirada.

O sr. D. Rodrigo: — Sr. presidente, peço a palavra sobre esse officio.

O sr. Presidente: — Tem a palavra.

O sr. D. Rodrigo: — O meu fim, como está presente um dos srs. ministros, era (e talvez s. ex.ª concordasse n'isso) fazer saber ás classes desvalidas que ainda bavia alguns logares nos conventos para receber orphãs das victimas da febre amarella. Como estes logares não estão preenchidos, eu pediria a s. ex.ª que conviesse em que esse officio fosse publicado no Diario do Governo, porque assim chegava ao conhecimento das pessoas interessadas para requerer ao governo a fim de poderem obter o entrar para alguns d'esses logares.

Consultada a camara, mandou-se publicar no Diario do Governo.

E continuou-se com a correspondencia.

2.° — Do mesmo ministerio, acompanhando uma nota, contendo, alem do producto dos emolumentos recebidos na secretaria do governo civil de Lisboa durante o 1.° semestre de 1858, todos os outros esclarecimentos pedidos pelo sr. Azevedo e Cunha no sou requerimento de 21 de julho proximo passado.

Para a secretaria.

3.° — Do mesmo ministerio, participando, quanto á representação da camara municipal de Lisboa relativa á demolição dos edificios arruinados, que tendo sido ouvido sobre ella o conselho de districto, vae ser ouvido a similhante respeito o procurador geral da corôa, e com brevidade enviará á camara a resposta d'este magistrado com todos os papeis relativos.

Foi remettido á commissão de administração publica.

EXPEDIENTE

A QUE SE DEU DESTINO PELA MESA

NOTAS DE INTERPELLAÇÃO

1.ª — Requeiro ser inscripto para tomar parte nas inter-

Vol. II — Dezembro — 1858

8