O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

N.° 10

SESSÃO DE 13 DE DEZEMBRO DE 1858

PRESIDENCIA DO SR. CUSTODIO REBELLO DE CARVALHO

SECRETARIOS OS SRS.

Miguel Osorio Cabral

José Vaz Monteiro.

Chamada — presentes 68 srs. deputados.

Entraram durante a sessão — os srs. Alexandre de S Thomás, Braamcamp, Vidal, Sá Nogueira, Heredia, Lousada, Fontes Pereira de Mello, Pequito, Antonio de Serpa, Faria Maia, Dias e Sousa, Barão das Lages, Garcez, Bernardo Coelho do Amaral, Carlos Bento, Possolo, Pinto Coelho, Conde de Rio Maior (D. Antonio), Palha, Faustino da Gama, Frederico de Mello, Francisco Coelho do Amaral, Costa Lobo, Tavares de Carvalho, Pinto Tavares, Pereira e Carvalho, Pegado, Gomes de Castro, Pessoa de Amorim, Santos Silva, Almeida Pessanha, Simas, Lobo d'Avila, Barbosa da Silva, José Estevão, Luz, Frazão, Estrella, Pinto de Almeida, Mendes Leal Junior, Julio Ferreira, Menezes e Vasconcellos, Luiz de Castro, Freitas Branco, Almeida Junior, Maximiano Osorio, Paulo Romeiro, Rebocho, Campilho, D. Rodrigo de Menezes, Thomás de Carvalho, Ferrer e Visconde de Porto Covo da Bandeira.

Não compareceram — os srs. Ferreira Lima, Gouveia Osorio, Seabra, Gromicho Couceiro, Sousa Sampaio, Barão de Almeirim, Barão da Torre, Bernardo de Serpa, Seixas e Vasconcellos, Conde de Valle de Reis, Silva Cunha, Barroso, Chamiço, Faria Junior, Cabral de Barros, Fonseca Coutinho, Vaz Preto, Roboredo, Sousa Machado, Matta e Silva, Infante Pessanha, Reis e Vasconcellos, Sampaio e Mello, Justino Pinto Basto, Correia Caldeira (Luiz), Rebello da Silva, Vellez Caldeira, Browne, Placido de Abreu, Pitta, Nogueira Soares, Sebastião José de Carvalho, Visconde da Carreira (Luiz) e Visconde de Portocarrero.

Abertura — á meia hora da tarde.

Acta — approvada.

DECLARAÇÕES

1.ª — Do sr. Bernardino Carneiro, de que não compareceu ás tres ultimas sessões, por incommodo de saude.

A camara ficou inteirada.

2.ª — Do sr. Braamcamp, de que o sr. barão de Almeirim não comparece á sessão de hoje, e talvez a mais algumas, por incommodo de saude.

A camara ficou inteirada.

3.ª — Do sr. Frederico de Mello, de que o sr. Infante Pessanha, por incommodo de saude, não póde comparecer á sessão de hoje, e a mais algumas.

A camara ficou inteirada.

CORRESPONDENCIA

OFFICIOS

1.° — Do ministerio do reino, acompanhando as relações dos individuos habilitados para poderem ser eleitos deputados ás côrtes no concelho da ilha do Maio, e freguezia de S. João Baptista da ilha Brava, pertencentes ao circulo de Sotavento em Cabo Verde.

Foi remettido á commissão de poderes.

2.° — Do mesmo ministerio, acompanhando os papeis relativos á eleição de um deputado pelo circulo do Funchal na assembléa da ilha de Porto Santo, e que, segundo as informações havidas, não foram presentes á assembléa geral de apuramento do Funchal, por estarem interrompidas as communicações entre esta e áquella ilha.

Para o archivo.

3.° — Do ministerio da justiça, participando, em resposta a um requerimento do sr. Silvestre Ribeiro, que a representação da camara municipal de Angra do Heroismo, para a creação de um districto de paz na freguezia das Alturas, já foi remettida a esta camara em 18 de fevereiro de 1856.

Para a secretaria.

4.° — Do ministerio da marinha, dando os esclarecimentos pedidos pelo sr. Rebello Cabral, ácerca da construcção da corveta Sagres.

Para a secretaria.

5.° — Do ministerio das obras publicas, acompanhando por copia as propostas que foram apresentadas ao governo para a construcção de caminhos de ferro em Portugal, e que foram pedidas pelo sr. Fontes.

Para a secretaria.

EXPEDIENTE

A QUE SE DEU DESTINO PELA MESA

NOTAS DE INTERPELLAÇÃO

1.ª — Desejo interpellar o sr. ministro dos negocios da marinha e ultramar ácerca da desobediencia ao conselho do governo e fuga dos empregados de justiça da ilha de S. Thomé, levando os cartorios que tinham em seu poder.

Sala da camara, 11 de dezembro de 1858. = Bernardo Francisco de Abranches.

2.ª — Precisando tomar parte nas interpellações annunciadas por varios srs. deputados sobre os acontecimentos que

Vol. II—Dezembro—1858

10