O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

SESSÃO DE 14 DE DEZEMBRO DE 1858

PRESIDENCIA DO SR. CUSTODIO REBELLO DE CARVALHO

SECRETARIOS OS SRS.

Miguel Osorio Cabral

Bernardino Joaquim da Silva Carneiro

Chamada—presentes 51 srs. deputados.

Entraram durante a sessão — os srs. Vidal, Thedim, Azevedo e Cunha, Sá Nogueira, Heredia, A. J. d'Avila, Barros e Sá, Lousada, Fontes Pereira de Mello, Rodrigues Sampaio, Antonio de Serpa, Xavier da Silva, Barão das Lages, Garcez, Abranches, Carlos Bento, Conde de Rio Maior (D. Antonio), Garcia Peres, Silva Cunha, Pereira Palha, Faustino da Gama, Frederico de Mello, Bivar, F. C. do Amaral, Francisco Guedes, Costa Lobo, Gavicho, Polido, Castro e Lemos, Carvalho de Abreu, Gomes de Castro, Pessoa de Amorim, Costa Xavier, Almeida Pessanha, Rebello Cabral, Moraes Carneiro, Simas, Judice Samora, Pinto de Magalhães, Lobo d'Avila, Sousa Pinto Basto, José Estevão, Casal Ribeiro, Estrella, Mendes Leal Junior, Sampaio e Mello, Rebello da Silva, Camara Leme, Freitas Branco, Almeida Junior, Julio Guerra, Pinto Martins, Paulo Romeiro, Campilho, S. J. de Carvalho, Thomás de Carvalho e Ferrer.

Não compareceram—os srs. Gouveia Osorio, Seabra, Gromicho Couceiro, Sousa Sampaio, Dias e Sousa, Barão de Almeirim, Barão da Torre, B. C. do Amaral, Bernardo de Serpa, Seixas e Vasconcellos, Pinto Coelho, Conde de Valle de Reis, Barroso, Chamiço, Faria Junior, Gaspar Pereira, Sant’Anna e Vasconcellos, Mártens Ferrão, Cabral de Barros, Fonseca Coutinho, Vaz Preto, Roboredo, Sousa Machado, Ferreira de Mello, Motta e Silva, Barbosa da Silva, Infante Pessanha, Reis e Vasconcellos, Luz, Pinto Basto (Justino), Menezes e Vasconcellos, Arsénio Caldeira, Vellez Caldeira, Browne, Balthasar de Campos, Pitta, Nogueira Soares, Visconde da Carreira (Luiz) e Visconde de Portocarrero.

Abertura—á meia hora da tarde.

Acta — approvada.

DECLARAÇÕES

1. ª—Do sr. Placido de Abreu, de que por motivo justificado não póde comparecer na sessão de hontem.

A camara ficou inteirada.

2. ª—Do sr. Sampaio e Mello, de que não póde comparecer ás sessões de 11 e 13 do corrente, por incommodo de saude.

A camara ficou inteirada.

3. ª—Do sr. Ferreira Lima, de que faltou á sessão de hontem por incommodo de saude.

CORRESPONDENCIA

OFFICIOS

1. °—Do sr. Vellez Caldeira, participando que a sua saude peiorou no dia 10 do corrente, e por isso não tem podido concorrer á camara; mas que não se transtornando as melhoras que tem agora, espera com brevidade poder cumprir com o seu dever, assistindo ás sessões da camara.

A camara ficou inteirada.

2. °—Do sr. Paes de Figueiredo, participando, em resposta a um officio da mesa, que não póde, por doença, comparecer no principio d'esta sessão, mas que até ao dia 19 do corrente comparecerá para assistir aos trabalhos da camara.

A camara ficou inteirada.

3. °—Do ministerio da fazenda, acompanhando cento e quarenta exemplares do relatorio d'este ministerio e respectivos documentos apresentados ás côrtes na actual sessão legislativa.

Mandaram-se distribuir.

4. °—Do mesmo ministerio, participando, em resposta n um requerimento do sr. Henriques Secco, relativo á entrega do antigo castello de Montemór o Velho á condessa de Anadia, que este requerimento já foi satisfeito com a remessa, em 21 de março ultimo, dos documentos pedidos.

Para a secretaria.

5. º—Do ministerio da marinha e ultramar, participando que foram dadas as ordens convenientes ao governador geral de Cabo Verde, para poder ser satisfeito o requerimento do sr. Mousinho de Albuquerque, em que pode uma nota demonstrativa das sessões do conselho do governo, do conselho de districto e da junta de fazenda, que lêem havido naquella provincia.

Para a secretaria.

REPRESENTAÇÃO

Da corporação da industria de carruagens, fazendo algumas considerações sobre o projecto da reforma das pautas. Fui remettido á commissão das pautas.

EXPEDIENTE

A QUE SE DEU DESTINO PELA MESA

NOTAS DE INTERPELLAÇÃO

1.ª—Declaro que pretendo tomar parte na interpellação