O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

( 203 )

N.° 18.

te 22 íie €>utuk0.

1841.

Presidência do Sr. Jervis ri' Atouguia.

Jiarnada — Presentes 72 Srs. Depurados^

Três quartos depois do meio dia. Acta — Approvada.

OFFICIOS — i.° Do Sr. Deputado Francisco Corrêa de Mendonça, pedindo trintu chíis de licença para uso d'agiras das, Caídas de Monchique. — Con-

cedida.

2." Do Sr. Deputado António Luiz de Seabra, participando que breve voltará a esta Cantata, logo que cesse o impedimento que o pn.vou deempiehen-der sua jornada como estava ^>aiu f>/er — inteirada.

3.° Do Ministério da Alaunha e Ulnamai, acoa)-panhando o Ofticto du Governado» mienno do listado da Jndra, e documentos respectivo-, sobie a indicação do Sr.' Deputado B. Peie*. da Silva. — y/ Secretaria.

O Sr. Ministro âa Fazenda : — Sr. Presidente, hontem, por uma participação Ofticiul da iVIeza desta Camará, fui prevenido de que hoje entrava em discussão na segunda parte da CMetu do dia o Pró-lecto N.° 2, o qual iracta dos meios de prover á sorte futuia das classes inactivas. JNinguein mais que o Goveino tetn a peito a sone desta» classes; e ei.e tem a convicção de ter feito pela sua pai te tudo o que estava ao seu alcance para suavisar a situação das mesmas classes. O Governo eotraiá com muno prazer na discussão desse -Projecto, e ajudará a Camará na discussão que houver, a h' m cie se chegar a uma decisão, que e.-teja em perfeita harmonia com o interesse dos indivíduos aquém diz respeito, e Ci.m as circunstancias do Thesouro. Mas o facto e, bi. Piesidente, que eu boje tenho* iníalhvelinente de as-sistn na outra Casa do Pai lamento a uma discussão que icqner a minha presença, e que deve começar ás duas horas; e então, paia combinar estas duas ciicumstancias não ha senão um meio, e v m a sei.: ou V. Kx.a adiai esse Projecto N.°2 para a primeira Se.-são, ou dá Io para a primeira pai te da O.dem do dia d'boje (Apoiados). Eu sei muito bera que nessa piimeiia parte pouco tempo lia; mas deaie modo dou uma prova do meu desejo de que se eu-tie quanto antes nesta di^cu^ão.

O Sr. Pi cadente: — O Sr. Mínimo da Fazenda óVclara que lei« d'osaistir na oulsaCaa.ara adu-cus-são de mn Pru rã O (dom do dia d'boje\ pode que ou file seja dado para Segunda feira, ou que prure vm discussão na pnma parle da Ordem do dia d'hoje. Mas eu devo d^clajar que na primeira parte da Ordem do dia pouco tempo Uaveía. Sobre isto podem os Srs. Depuudos fui ia r.

O Sr. ,/. d. de Cdinpos: — Paiece-me que 9<_ iiopowivel='iiopowivel' uma='uma' tempo='tempo' le.npo='le.npo' sb='sb' projecto='projecto' por='por' mio='mio' para='para' qe='qe' discussão='discussão' discutir='discutir' das='das' e.a='e.a' dslerimna-jo='dslerimna-jo' s.='s.' _='_' a='a' pede.='pede.' íkar='íkar' e='e' io='io' entretanto='entretanto' em='em' é='é' newar='newar' o='o' p='p' diíierir='diíierir' perde-se='perde-se' pôde='pôde' triiiiitídiato.='triiiiitídiato.' melhor='melhor' alternativas='alternativas' dcmís-ào='dcmís-ào' interrompida='interrompida' dia='dia'>

Q Sr. Xavier da Silva : — Eu tenho instado pela

discussão deite Projecto; mas acho muitíssimo jus-io o pedido do Sr. iVJini-stro da Fazenda: c mesmo preciso que S. Kx.a esteja presente quando aquelle Projecto se discutir, para ver SP convém naquillo que se propuser, e parq dar as informações que se ll>e pedirem. Acho poia prudente que a discussão fique reservada para Segunda feira; e S. Kx.a já certo de que nesse dia tetn de assistir a unia discussão itnpoilante nesta Camará, conseguirá qup no.Sena* do se n-àodècin paraOrdetn do dia dessa Sessão cousas, quo o obriguem a lá estar. Com Ir»l coudiçTu» parece-die qup nào haverá inconveniente etn adiar esta disi-ussà-) para Segunda feira.

O Sr. /'a/coo: — A matéria da discussão do Projecto n.° â e trãnocendenf!?, nrm pôde ser ohj"cto de uma diíCitt-sào curta c de pouco momento; por* que nut tirai monte ha de b>v,ir-nos a consideragõe.* geraes sobre os tnciO', que oTh^souro te'« á sua dis-po>irào, «obre o orçamento «-m g-ral, t> sobre a ma-ueira ú<_- com='com' a='a' questão='questão' fj='fj' opiniões='opiniões' ciasses='ciasses' o='o' levar='levar' a1='a1' euiutidas='euiutidas' das='das' libada='libada' não='não' piftmto='piftmto' pagamento='pagamento' j.rlitds='j.rlitds'>lo Goveino nas grandes questões financeiros, corn a qwkião do ponto e do nào ponto, e com outras (•••usas niuito importantes. Po: consequência aqms-tão uão cívve ser levada de salto. Entretanto, como a di^cuss-Ho se reserve para Segunda feira, conssgue-se o íueaino fim.

O Sr. Ministro da Fazinda:—Tomo sobre mi m o comprojnetttfnfento a que me convida o nobre Deputado o Sr. Xavitíi da Silva : assun hf>je acabe a diícossáo encetada na outra CJaca, o que muito desejo, PÍII aiUMição taml>Firi ao ojeu estado de saúde.

O Sr. IJi'estdcit'c:— A Camará parece*me inclí-onda a difíVnr a discussão do Projecto n.° 2 para SfgAinda feira; p"-\ conseq'içncia luaujos nessa in-lelligencia ; e na Segunda feira, estancio o Sr. M4-nií-tro, entrará e-»*c Projecto em discussão.

O Sr. Gtiwto :•—r Oespjava saber seja tinha vindo do Governo a iecposta a um rei|ijenmenio que eu (}•/, peduido copi,* autentica de iodos 03- píipeis pertencentes ao estabelecimento do Cemitério de Bntga.

O Sr. Secretario Sá Vargas'. — Ainda não veio.

O Orador: — Botão pedia que se officiasse de novo ao MiMSlro competente.

O Sr. Conde da Taifia:—Sr. Presidente, eu pedi a palavta para fazer uma proposição, que vou mandar por cscripto , e é para que a Camará no-mêe, hoje ou amanhã, ou quando- ella quizar, urna Coinmibsào para examinar os efeitos cU fircalisa-ção das Sete Casas no Termo de Lisboa, e para apiescntur um relatório á Camará, na Seissão próxima (i.ã > é resta, porque não ha tempo), a fim de que ella possa conhecer os dam nos resultantes dessa fiacaJisiçàp á agricultura, e industria no Termo de Lisboa , e ver o remédio que se lhe ha de dar , sem cotnprometter' o& rendimentos públicos.