O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

N.° 21

SESSÃO DE 27 DE DEZEMBRO DE 1858

PRESIDENCIA DO SR. M. A. VELLEZ CALDEIRA

SECRETARIOS OS SRS. Miguel Osorio Cabral/Bernardino Joaquim da Silva Carneiro

Chamada—proscritos os srs. deputados.

Entraram durante a sessão—os srs. Alexandre de S. Thomás, Braamcamp, Sá Nogueira, Heredia, Dias do Azevedo, Barros e Sá, Arrobas, Fontes Pereira de Mello, Pinto de Albuquerque, Rodrigues Sampaio, Antonio de Serpa, Faria Maia, Dias e Sousa, Barão de Almeirim. Garcez, B. C. do Amaral, Carlos Bento, Cesario, Conde de Valle de Reis, Silva Cunha, Palha, Faustino da Gama, Bivar, Francisco Guedes, Tavares do Carvalho, Pereira o Carvalho, Pegado, Gomos de Castro, Mártens Ferrão, Pessoa do Amorim, Costa Xavier, Santos Silva. Vaz Preto, Rebello Cabral, Ferreira do Mello, Simas, Pinto de Magalhães, Lobo do Avila, Barbosa da Silva, Reis o Vasconcellos, Casal Ribeiro, Frazão, Silveira o Menezes, Mendes Leal Junior, Sampaio e Mello, Julio Ferreira, Menezes o Vasconcellos, Rebello da Silva. Luiz de Castro, Freitas Branco, Almeida Junior, Osorio de Figueiredo, Rebocho, Balthasar de Campos, Placido de Abreu, Pitta, Canã, Horta, Thomás do Carvalho e Visconde de Porto Covo de Bandeira.

Não compareceram — os srs. Gouveia Osorio, Louzada, Seabra, Secco, Pequito, Gromicho Couceiro, Sousa Sampaio, Xavier da Silva, Barão da Torre, Bernardo do Serpa, Seixas e Vasconcellos, Conde de Rio Maior (D. Antonio), Garcia Peres, Barroso, Francisco Carvalho, Costa Lobo, Chamiço, Faria Junior, Cabral de Barros, Fonseca Coutinho, Almeida Pessanha, Sousa Machado, Judice, Matta e Silva, Sousa Pinto Basto, José Estevão, Luz, Justino Pinto Basto, Correia Caldeira (Luiz), Browne, Julio Guerra, Nogueira Soares, Fernandes Thomás, Sebastião de Carvalho, Visconde da Carreira (Luiz) e Visconde de Portocarrero.

Abertura—á meia hora da tarde. Acta—approvada.

DECLARAÇÃO

Do sr. Gomes de Castro, de que o sr. Xavier da Silva não comparece á sessão de hoje por motivo justificado. A camara ficou inteirada.

CORRESPONDENCIA "

OFFICIO

Do enfermeiro-mór do hospital de S. José, acompanhando cem exemplares do relatorio que dirigiu ao governo ácerca da organisação e serviço dos hospitaes provisorios de febre amarella, estabelecidos em 1857 n'esta capital, e do respectivo movimento clinico, desenvolvido por quadros estatisticos.

Mandaram-se distribuir, requisitando-se mais para se completar a distribuição.

EXPEDIENTE

A QUE SE, DEU DESTINO PELA MESA

NOTA DE INTERPELLAÇÃO

Roqueiro ser inscripto para tomar parto na interpellação annunciada pelo sr. D. Rodrigo de Menezes sobre a estrada de Guimarães. = Pinto Coelho.

Mandou-se fazer a respectiva comunicação.

REQUERIMENTOS

1.º—Requeiro que se remetta a esta camara uma nota das quantias que, em virtude do artigo 1.º do segundo decreto de 11 de outubro do 1852, se lêem cobrado na alfandegado Porto. — Guilhermino de Barros - Pinto Carneiro.

2.º—Roqueiro que, pelo ministerio competente, sejam remettidos a esta camara os seguintes esclarecimentos:

I. Uma nota estatistica, por freguezias, da producção da baga de sabugueiro na area da demarcação do Douro;

II. Uma nota do custo da baga nos ultimos dez annos nos mercados regulares do Douro;

III. Uma nota do consummo o da exportação provaveis da baga nos ultimos dez annos, em relação ao Douro;

IV. Uma informação ácerca da cultura d'este genero, seu custo, susceptibilidade de augmentar, numero de pés de arvores que existem, e producção média de cada arvore d'esta qualidade. = Guilhermino de Barros =Pinto Carneiro.

Foram remettidos ao governo.

O sr. Telles de Vasconcellos: — Mando para a mesa uma representação da junta de parochia da freguezia de S. Thiago de Peaens, na qual se pede a creação de uma cadeira de instrucção primaria. Desejo que seja enviada á commissão de instrucção publica, a fim de ser dado por ella o seu parecer, que eu supponho será favoravel, porque faço á mencionada commissão a devida justiça, por acreditar que ella reconhece o estado bem deploravel em que se acha a instrucção e a educação n'este paiz. Todos reconhecem que a instrucção e a educação deve tocar as ultimas camadas da sociedade. Eu tinha muitas e differentes considerações a fazer a respeito da instrucção publica, de que me abstenho agora, por não julgar propria a, occasião.