O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

(4)

estado geographico, e politico da Nação, ás suas e á frequente correspondencia que devemos entreter com os nossos laços e importantes Dominios ultramarinos.

Do zelo, sabedoria, e patriotismo das Côrtes confio, que com estes objectos não perderão de vista outros, que ainda se requerem para o completo desenvolvimento dos principios s da Carta Constitucional, e para fazer que os Povos avaliem ao justo seus beneficos effeitos, e amem do coração o systema que os produz.

A nossa situação a respeito das Potencias Estrangeiras não tem sofrido variação alguma; e tenho plena confiança de que se conservarão entre Portugal, e os seus Alliados, e Amigos as mesmas relações de boa intelligencia, que actualmente existem; e que estas se irão successivamente restabelecendo com todas as outras Nações.

SENHORES DEPUTADOS DA NAÇÃO PORTUGUESA.

Ao vosso particular cuidado incumbe habilitar o Governo com os subsidios necessarios para occorrer ás despesas da Administração Publica. O estado da Receita, comparada com a Despeza, longe de inspirar desalento, antes parece offerecer motivos de confiança. O Governo ha de observar a mais exacta economia, e deseja com a cooperação dos Camaras proceder a uteis reformas; certo de que na vossa illustrada prudencia, e patriotismo achará iguaes intenções, e efficaz auxilio.

DIGNOS PARES DO REINO:

SENHORES DEPUTADOS DA NAÇÃO PORTUGUEZA.

A vossa tarefa é laboriosa, e difficil; demanda continua applicação, e incessantes exforços. Confio porém que nenhumas difficuldades hão-de ser superiores ao vosso zelo, e que vós não perdereis jámais de vista o grande premio que vos espera ao fim de vossos trabalhos; o unico que é digno da nobre ambição das almas generosas, a plena approvação dos comtemporaneos, e o agradecido louvor da Posteridade.

Levantou-se então Sua Magestade, e se retirou acompanhada pelo mesmo Cortejo, e com as formalidades com que entrára.