O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Página 4

(4)

SESSÃO DE 20 DE JANEIRO.

Sendo uma hora e vinte minutos occupou a cadeira o Sr. Presidente.

Sua Ex.ª chamou logo para servirem de Secretarios Provisorios aos Srs. Conde de Lumiares, o Marquez de Loulé, na conformidade do Artigo 6.° do Regimento Interno, visto terem ambos servido de Secretarios na antecedente Sessão Extraordinaria, os quaes tomaram então os respectivos logares.

O Sr. Secretario Provisorio Conde de Lumiares fez a chamada, verificando estarem presentes os Dignos Pares, faltando os Srs. Marquezes de Santa Iria, e de Ficalho; Condes da Cunha, e da Taipa; Visconde de Sá da Bandeira, Barradas, e Sotto-maior.

O Sr. Secretario Provisorio referido, leu a Acta da Sessão de 3 do corrente, a qual foi approvada sem reclamação.

O Sr. Presidente: — Na conformidade do Artigo 10.º do Regimento desta Camara, vai proceder-se á eleição dos Secretarios, e Vice-secretarios.

E passando-se effectivamente a ella, começando pela dos Secretarios, corrido o primeiro escrutinio nele obteve 25 votos o Sr. Conde de Lumiares e como nenhum dos outros Dignos Pares alcançasse maioria absoluta, se procedeu a segundo escrutinio, no qual ficou eleito o Sr. Barão d'Alcobaça por 14 votos.

Corrido logo o escrutinio para Vice-Secretarios, ficou eleito o Sr. Souza e Holstein, por 17 votos; e porque nenhum dos outros Dignos Pares votados obtivesse a maioria absoluta, se procedeu a segundo escrutinio inutil, e immediatamente em terceiro ficou eleito o Sr. Mello Breyner por 17 votos.

O Sr. Presidente: — Estão eleitos para Secretarios

Página 5

(5)

os Srs. Conde de Lumiares, e Barão de Alcobaça: e para Vice-Secretarios, os Srs. Souza e Holstein, e Mello Breyner.

Havendo o Sr. Secretario Conde de Lumiares redigido a Acta como o dispõem o Regimento no Artigo 14.° e tendo o Sr. Barão de Alcobaça tomado a cadeira da direita por ser mais velho que o Sr. Conde de Lumiares, que passou a ocupar a da esquerda, disse

O Sr. Presidente: — A Camara dos Pares está completamente instalada para a Sessão do anno de 1835.

O Sr. Secretario Conde de Lumiares leu uma carta da mesa da Direcção da Associação Commercial da Cidade do Porto offerecendo exemplares impressos dos seus Estatutos, os quaes se mandaram distribuir — Tambem o foram 40 exemplares da Defeza do Prefeito da Beira Baixa, redigida pelo Secretario da Prefeitura daquella Provincia, José Silvestre Ribeiro.

O Sr. Presidente: — Na conformidade do que determina o Artigo 16.º do Regimento, nomeio para comporem a Deputação que fazer saber a Sua Magestade a Rainha, que a Camara dos Pares se acha instalada; os Dignos Pares:

Os Srs. Marquez de Sampaio.

Conde do Farrobo.

Barão d'Alcobaça.

Mello Breyner.

Macedo.

Margiochi.

Gyrão.

Ha tambem a nomear a Commissão para n redacção da Resposta ao Discurso Real da Abertura: a este respeito diz o Regimento (leu): nomeio por consequencia os Srs. Trigoso, e Souza e Holstein para comigo formarem a Commissão. — Ámanhan haverá Sessão ao meio dia para se nomearem as Commissões da Camara. Está levantada a Sessão.

Eram duas horas e vinte e cinco minutos.

Descarregar páginas

Página Inicial Inválida
Página Final Inválida

×