O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Página 19

(19)

O Senhor Presidente convidou o Senhor Conde da Lapa para apresentar por escripto a Proposição, que indicára; e, dando para Ordem do dia de Segunda feira o Relatorio da Commissão de Proposições, e as Proposições, que os Dignos Pares tivessem a fazer, levantou a Sessão pela huma hora.

E eu Marquez de Tancos, Par do Reino Secretario, a redigi, e fiz escrever. = Duque do Cadaval = Marquez de Tancos = Conde de Mesquitella.

ACTA 8ª

SESSÃO DE 15 DE JANEIRO.

O Senhor Presidente abrio a Sessão pelo meio dia, e tres quartos, estando presentes quarenta e dous Pares do Reino, faltando treze; e destes, onze, com motivo.

Lêo-se a Acta da Sessão antecedente, que ficou approvada.

O Senhor Conde de Mesquitella lêo hum Officio do Excellentissimo Ministro e Secretario d'Estado dos Negocios do Reino, datado de 11 (N.°4), participando que Sua Alteza a Serenissima Senhora INFANTA REGENTE, em attenção á impossibilidade por molestia, em que se acha o Excellentissimo Senhor Marquez de Valença, Encarregado interinamente do Ministerio da Guerra, Nomeára para o substituir o Excellentissimo Senhor Candido José Xavier; outro Officio do Excellentissimo Ministro e Secretario d'Estado dos Negocios da Guerra, accusando a recepção do Requerimento dos tres Officiaes, que pertencêrão ao extincto Regimento de Cavallaria N.º 2; e outro do Senhor Conde da Ega, participando que, por causa do fallecimento de seu Pai, não pode comparecer estes dias na Camara Propoz o Senhor Presidente "se a Camara convinha em que fosse desanojado, como o fôra o Senhor Conde de S. Miguel? " E, depois de algumas observações, decidio-se que sim por vinte e quatro votos.

C 2

Página 20

(20)

Seguio-se a Ordem do Dia; e o Senhor Conde de S. Miguel, como Relator da Commissão das Proposições; disse que, tendo-se distribuido pelas respectivas Mesas os trabalhos, de que estava encarregado, nada tinha a apresentar.

O Senhor Conde da Louzã, como Relator da Mesa dos Negocios de Fazenda, lêo o Parecer desta ácerca da Proposição enviada pela Camara dos Senhores Deputados relativo á Dotação de Sua Magestade a Senhora D. MARIA II, e mais Familia Real; no qual pede que, antes de principiar os seus trabalhos, lhe sejão subministrados todos os Documentos, e clarezas, que julgar necessarios, para dar a sua opinião, em materia de tanta ponderação, com conhecimento de causa; e, porque he da competência da Mesa qualquer correspondencia com o Governo, requer que se expeção os Officios necessarios para o fim indicado: requer outrosim que os Senhores Marquez de Pombal, e Conde da Lapa substituão na Mesa os Senhores Marquez de Borba, e Conde da Povoa durante o seu impedimento.

O Senhor Presidente poz á votação o Parecer da Commissão, e foi unanimemente approvado.

Não tendo os Dignos Pares Proposições a fazer, como indica a segunda parte da Ordem do Dia, e tendo-se resolvido que os additamentos ao Artigo 69 do Regimento Interno ficassem para outra Sessão, dêo o Senhor Presidente para Ordem do Dia Quarta Feira os trabalhos, que as Mesas tivessem a apresentar, e Proposições, que os Dignos Pares tiverem a fazer, e levantou a Sessão pelo meio dia e tres quartos.

E eu Marquez de Tancos, Par do Reino Secretario, a redigi, e fiz escrever. = Duque do Cadaval = Marquez de Tancos = Conde de Mesquitella.

Exportar páginas

Página Inicial Inválida
Página Final Inválida

×