O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Página 16

(16)

SESSÃO DE 29 DE JANEIRO.

Meia hora depois do meio dia, occupou A cadeira o Sr. Vice-presidente, e procedendo o Sr. Secretario Barão d'Alcobaça a fazer a chamada, declarou estarem presentes 26 Dignos Pares, faltando além dos que ainda se não apresentaram, os Srs. Duques de Palmella, e da Terceira, e Conde de Villa Real, por motivo de serviço; Barradas, por molestia; Soutto-Maior, com licença, e Marquez de Ficalho, Conde da Taipa, e Visconde de Sá da Bandeira.

O Sr. Vice-Presidente disse, que estava aberta a Sessão, e lida a Acta da precedente pelo Sr. Secretario Conde de Lumiares, ficou approvada sem reclamação.

O mesmo Sr. Secretario deu conta d'um Officio do Ministro dos Negocios do Reino, participando, que Sua Magestade a Rainha, designára o dia de ámanhaã pela uma hora da tarde para receber a Deputação, que ha de apresentar á Sancção Real, o Decreto das Côrtes sobre amortisação do Emprestimo do Porto contrahido em 1808. — A Camara ficou inteirada.

Leu mais uma carta do Conselheiro Luiz José Ribeiro, offerecendo 30 exemplares d'um impresso respectivo ao Relatorio que o Ministro da Fazenda apresentára a Camara dos Srs. Deputados, na Sessão Extraordinaria de 1834. — Foram recebidos com agrado, e se mandaram distribuir.

Leu tambem outra carta de José Bento Pereira, contendo a offerta de exemplares impressos d'um discurso por elle pronunciado na Audiencia do Juizo do primeiro districto de Lisboa, na causa que move ao réo José Pereira Palha de Faria e Guião, sobre indemnisações. — Foram igualmente recebidos com agrado, e distribuidos.

Leu mais as seguintes Representações: — Da Camara Municipal da Villa de Algodres, pedindo a extincção dos Juizes Ordinarios: — Da Camara Municipal da Villa de Sangalho, pedindo a conservação dos mesmos Juizes.

Foram ambas remettidas ao Archivo para serem presentes á Commissão, que trata dos objectos indicado.

Leu igualmente outra Representação da Camara Municipal da Cidade da Guarda, pedindo providencias diversas sôbre varios objectos de Administração Publica; a qual se remetteu á Commissão de Petições.

Passando-se á Ordem do Dia, leu o Sr. Secretario Conde de Lumiares o seguinte

Relatorio.

A Secção de Guerra e Marinha, tendo-se reunido com todos os Membros que se lhe addiccionaram para a nova redacção do art. 4.° da Proposição vinda da Camara dos Srs. Deputados, relativa a não poder ser Official algum do Exercito privado da sua Patente, senão por sentença de Conselho de Guerra, nem ser preterido em que se lhe declare o motivo da mesma preterição; resolveu por unanimidade de parecer que o mesmo art. 4.° fosse redigido da maneira seguinte:

Art. 4.° Os Officiaes Militares, que não forem incluidos em consequencia do art. antecedente, nos quadros do Exercito, e que comtudo tiverem direito de reclamar a promessa feita no art. 3.° do Decreto de Amnistia de 27 de Maio de 1834, conservarão suas graduações legitimamente conferidas, e o Governo proverá a sua subsistencia na proporção das mesmas graduações, ficando outro sim sem direito algum a serem promovidos.

E por assim o haverem convencionado, assinaram o presente Parecer. Palacio das Côrtes 28 de Janeiro de 1835. = Marquez de Sampaio, Presidente. = Marquez de Loulé, Par do Reino. = Conde de Linhares, Par do Reino. = Marquez de Santa Iria, Par do Reino. = Conde de Sampaio, Par do Reino. = Barão d'Alcobaça, Par do Reino.

O Sr. Vice-Presidente — Está em discussão a re-

Página 17

(17)

dacção do art. 4.º (Pausa). Se ninguem se oppõe, ponho-o á votação.

Não havendo quem pedisse a palavra, poz o Sr. Vice-presidente a votação a redacção do art., e foi unanimemente approvado.

Tendo logo a palavra a Commissão de Petições, disse

O Sr. Souza e Holstein: — A Commissão reuniu-se unicamente para proceder as respectivas nomeações; depois disso, não me consta se tornasse a reunir, nem que tenha requerimentos alguns de que tomar conhecimento.

O Sr. Vice-Presidente: — Como esta acabada a Ordem do Dia, rogo a Commissão de Petições se queira reunir, e lhe farei expedir da Secretaria todas as que lá houver, para que examinando-as, apresente ámanhaã o seu Relatorio, sendo possivel. — Será esta a Ordem do Dia, assim como os trabalhos que algumas das outras Commissões tiverem prompto.

Está levantada a Sessão. — faltavam dez minutos para a uma hora.

Descarregar páginas

Página Inicial Inválida
Página Final Inválida

×