O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

(36)

Continuou o Senhor Conde de Mesquitella lendo hum Officio do Secretario da Camara dos Senhores Deputados, remettendo cem Exemplares das Actas de suas Sessões, letras = E, e F =; e o offerecimento, que faz o Coronel Marino Miguel Franzini, de cincoenta Exemplares do Ensaio sobre o Orçamento da Divida Publica, Receita, e Despeza do Thesouro no Reino de Portugal no anno de 1826, que se distribuírão.

Seguio-se a Ordem do Dia; e o Senhor Arcebispo Bispo d´Elvas, como Relator da Commissão encarregada de dar o seu Parecer ácerca do Processo do Eleito Deputado Manoel Christovão Mascarenhas de Figueiredo, no impedimento do Senhor Conde de S.Miguel, lêo o Parecer, o qual he que seja o Processo, e mais Documentos remettidos ao Procurador da Corôa, para promover a accusação, na conformidade do Artigo 42 da Carta, para elle em dia determinado accusar o Réo Manoel Christovão, podendo este por si, ou por Advogados da sua escolha produzir em sua defeza o que lhe convier, tanto de Documentos, como de Testemunhas, devendo ser conservado em Prizão decente.

O Senhor Conde de Linhares disse que devia ser remettido ao Ministerio, citando o Artigo 126 da Carta; e que toda a defeza deve ser pública.

Fallárão os Senhores Conde de Villa Real, Arcebispo Bispo d'Elvas, Conde da Ponte, Conde de Lumiares, e Bispo do Algarve, sustentando o Parecer da Commissão.

E, julgando-se sufficientemente discutido, poz o Senhor Presidente á votação o Parecer da Commissão, e foi approvado por trinta e cinco votos.

O Senhor Conde da Lapa apresentou huma Memoria, acompanhada de hum Plano para a nova Organisação das Legiões Nacionaes de Lisboa, que lhe entregou o Ajudante do primeiro Batalhão da Legião Nacional do Campo de Santa Anna; o qual, depois de lido, e de fazerem algumas reflexões os Senhores Conde de Linhares, Conde da Lapa, Arcebispo Bispo d'Elvas, Conde de Lumiares, e Conde da Ponte, sobre o seu merecimento, e destino, resolvêo a Camara que fosse remettido á Commissão das Proposições.