O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

(28)

ACTA. 14.ª

SESSÃO DE 9 DE SETEMBRO.

Abriu-se a Sessão pela uma hora da tarde estando presentes 27 Dignos Pares, faltando os Senhores Trigoso, e Macedo.

O Secretario Conde de Lumiares leu a acta da anterior Sessão, que foi approvada sem reclamação, e logo leu a Carta Regia, pela qual S. M. I. confere difinitivamente a presidencia desta Camara ao Digno Par Duque de Palmella, que até aqui a tinha provisoriamente.

O Sr. Marquez de Loulé deu conta dos seguintes officios = l.° do Ministro dos Negocios do Reino accuzando a recepção do officio do Sr. Presidente, em que lhe partecipava que a Camara havia resolvido dirigir a S. M. I. o DUQUE DE BRAGANÇA Regente em Nome da RAINHA, uma respeitosa mensagem para que S. M. Haja de mandar propor ás Cortes que juntem uma remuneração pecuniaria a honorifica, que pelo Mesmo Augusto Senhor havia sido Conferida ao Visconde d'Itabayana, e partecipando que S. M. I. se havia conformado com aquella resolução, esperando occasião opportuna de a propôr ás Còrtes = 2.° do mesmo Ministro remettendo os esclarecimentos que por esta Camara lhe foram pedidos relativamente á Misericordia de Lisboa.

Successivamente deu conta o Secretario Conde de Lumiares que os Dignos Pares Barão do Pico do Celleiro, e Barão de Sá da Bandeira haviam apresentado as Cartas Regias da sua nomeação, e se achavam na ante-Sala, em consequencia do que, e precedendo a approvação da Camara nomeou o Sr. Presidente uma Commissão composta dos Dignos Pares Marquez de Ponte de Lima, Girão, e Braancamp, para examinarem as Cartas Regias, e mais circumstancias dos mesmos Dignos Pares, a qual saiu immediatamente da Sala,