O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

(52)

a honra de pôr na Augusta Presença de Vossa Alteza a sua Mensagem, e pedir-Lhe mui submissamente Se Digne transmitti-la a Sua Magestade, se assim fôr do Real Agrado de Vossa Alteza." = Enviarei a sua Supplica á Augusta Presença d'ELRei o Senhor D. PEDRO IV; e Sua Magestade, tomando-a em consideração, resolverá segundo os dictames da Sua Alta Sabedoria.

O Senhor Conde de Mesquitella lèo hum Officio do Presidente da Camara dos Senhores Deputados, com o qual remeti e a Copia do Parecer da Commissão encarregada de examinar o Convite feito por esta Camara á dos Senhores Deputados, a supplicarem a Sua Magestade ElRei o Senhor D. PEDRO IV a vinda para Portugal da Rainha Fidelissima a Senhora D. MARIA II. Hum Officio do Excellentissimo Ministro e Secretario d'Estado dos Negocios do Reino (N.º 12), remettendo as Relações pedidas, pelo que pertence á Serenissima Casa de Bragança, e huma Participação de molestia do Senhor Bispo do Algarve.

Seguio-se a Ordem do Dia; e feita a leitura do Parecer da Mesa de Instrucção Publica á Proposição do Senhor Bispo de Castello-branco (N.° 1), relativo ao melhoramento da Instrucção Publica, tiverão a palavra os Senhores Conde de Linhares; Arcebispo Bispo d'Elvas, Conde de Villa Real, Conde da Lapa, e Bispo de Castello-branco.

E, depois de sufficientemente discutido, poz o Senhor Presidente á votação o Parecer da Commissão, e foi approvado.

Continuou a segunda parte da Ordem do Dia; e foi lida a Proposição do Senhor Conde de Linhares (N.º 7), relativa ás informações, que se devem pedir ao Governo sobre o estado do Paiz; e o Digno Par disse que não desenvolvêo os motivos, em que a fundára, porque julgava devia produzi-los em Sessão Secreta; mas que estava prompto a faze-lo, se a Camara assim o resolvesse; accrescentando que, ainda que fosse tomada em consideração, elle pedia que se diferisse o entrar em discussão por algum tempo, por isso que o Ministerio em breve poderia dar mais amplos esclarecimentos.