O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

(41)

ACTA 19.ª

SESSÃO DE 18 DE SETEMBRO.

O Sr. Presidente abriu a Sessão pelas duas horas, estando presentes 31 Dignos Pares, e faltando além dos que ainda se não apresentaram o Digno Par Marquez de Ponte de Lima.

O Secretario Conde de Lumiares leu a Acta da anterior Sessão, que foi aprovada, juntando-se-lhe uma emenda de redacção proposta pelo Digno Par Sousa Holstein.

O Sr. Secretario Marquez de Loulé leu um officio do Ministro do Reino, respondendo a outro que por esta Camara lhe havia sido dirigido, incluindo uma representação da Secção da Fazenda, sobre providencias a bem de agricultura. Ficou a Camara inteirada.

Teve segunda leitura a Proposição do Digno Par Sousa Holstein lida pela primeira vez na Sessão de 17 do corrente mez, e depois de motivada por seu author, foi tomada em consideração pela Camara, e remettida á Secção de Legislação e Justiça.

Em seguimento propoz o Sr. Presidente, que ficasse suspensa a Sessão até as tres horas da tarde, no que a Camara conveio, e se suspendeu a Sessão.

Aberta novamente a Sessão pelas tres horas e um quarto se procedeu á chamada, e por ella se verificou estarem presentes 31 Dignos Pares, e logo o Sr. Presidente abriu, uma Carta que lhe fòra dirigida por Sua Magestade Imperial o DUQUE DE BRAGANÇA, Regente em Nome da RAINHA, em que o Mesmo Augusto Senhor Partecipa que, tendo cumprido com os deveres de filho da Igreja, e de Pai de Familia, se achava inhibido de tomar conhecimento dos negocios públicos, e por tanto pede á Camara haja de prover de remedio; seguiu-se a esta leitura uma discussão em que tomaram parte varios Dignos Pares, e a final estando a materia discutida, poz o Sr. Presidente á votação os seguintes quesitos, que todos foram resolvidos affirmativamente pela Camara. 1.º Se se devia nomear uma

(P) F