O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

(108)

Terminada a leitura, proseguiu

O Sr. Visconde de Sá da Bandeira: — Tenho agora a pedir á Camara, queira determinar que este additamento seja mandado á Commissão a quem foi remettido o Projecto a que elle se refere, e para quando entrar em discussão reservo appresentar as razões que motivaram o propôlo.

O Sr. Sarmento: — Parecia-me que tambem se devia imprimir este additamento, attendendo a que pela importancia do objecto se desviou a Camara do trilho ordinario da discussão das Proposições, mandando imprimir o Projecto da Camara dos Senhores Deputados antes da Commissão dar o seu Parecer sobre elle; porque em fim não ha cousa tão importante, e difficilmente apparecerá outra tão cedo, como é a venda dos Bens Nacionaes: e neste caso quando ha necessidades publicas, que urgem, não póde deixar de cortar-se pela marcha ordinaria estabelecida no Regimento. Tudo o que concorrer para illustrar a Camara relativamente ao destino destes Bens, deve ter a mais ampla aplicação: por conseguinte desejaria que se imprimisse não só o additamento que acaba de apresentar o Sr. Visconde, mas igualmente quaesquer outros papeis, que pareçam servir para elucidar a questão; que assim se dispõem os animos para a discussão.

O Sr. Conde de Linhares: — Desejava fazer este mesmo Requerimento.

Não se fazendo mais observação, resolveu a Camara, que o additamento do Sr. Visconde de Sá da Bandeira se imprimisse junto com a Proposição principal sobre a venda dos Bens Nacionaes.

O Sr. Vice-Presidente: — A continuação da Ordem do Dia é a eleição da Commissão de Petições.

Correndo-se logo o primeiro escrutinio, e sendo 24 o numero dos votantes, ficaram apurados os Srs. Marquez de Valença, por 18 votos; Gerardo de Sampayo, por igual numero; Marquez de Fronteira, por 16; Conde de Linhares, e Mello Breyner, por 15 cada um. — E como nenhum dos outros Dignos Pares votados reunisse maioria absoluta, procedeu-se a segundo escrutinio, no qual (havendo o mesmo numero de votantes) obtiveram aquella pluralidade os Srs. Conde de S. Paio, por 15 votos; e o Sr. Sousa Holstein, por 14. Terminados estas operações disse

O Sr. Vice-Presidente: — Acha-se eleita a Commissão de Petições, que deve servir no mez de Março, e compõe-se dos seguintes Dignos Pares

Os Srs. Marquez de Valença.

Gerardo de Sampayo.

Marquez de Fronteira.

Conde de Linhares.

Mello Breyner.

Conde de S. Paio.

Souza e Holstein.

O Sr. Sarmento: — Parece-me que Segunda ou Terça feira não deveria haver Sessão: ha costumes Nacionaes que a sua diuturnidade faz respeitaveis. Não sei se o Entrudo tem alguma similhança com as antigas Bacchanaes ou Saturnalia, nem se se devem conservar em Portugal, entretanto não é agora tempo de tractar disso, porque até me parece que a palavra conservativo é actualmente muito equivoca.

O Sr. Vice-Presidente: — Eu fazia tenção de dizer aos Membros das Commissões, que se reunissem na Segunda feira, como já o tinha proposto um Digno Par.

O Sr. Sarmento: — Sejam ambos os dias de absoluto descanço.

O Sr. Marquez de Loulé: — Não pedi que se reunissem hoje as Commissões, mas se destinasse um dia em cada semana para isso, e que este fosse ás Segundas feiras.

O Sr. Vice-Presidente: — O que me parecia melhor é que, quando a Camara não tiver trabalhos promptos no dia seguinte não haja Sessão. (Apoiado.) Então a primeira Sessão terá logar na Quarta feira, sendo a Ordem do Dia o Parecer da Commissão do Diario, e, havendo tempo, a discussão do Projecto de Lei relativo a Pronuncias.

O Sr. Sarmento: — Parece-me que não ha ainda tempo para se ter meditado sobre esse ponto: não quero argumentar com a fraqueza do meu intendimento para os outros Dignos Pares, mas confesso com ingenuidade, que não pude ainda fazer-me senhor da materia: com isto não quero dizer que aconteça o mesmo aos outros Membros da Camara; entretanto como o Projecto é difficil, creio que todos convirão em que fique reservado para outro dia.

O Sr. Vice-Presidente: — Então distribuir-se-ha, e depois se designará o dia da discussão.

O Sr. Conde da Taipa: — Será bom que o Projecto das Pronuncias, sendo possivel, se discutir um pouco mais tarde; porque nestes tres dias, por mais que se queira fazer, nada se faz: (Riso.) quero meditar tudo, e combinar a materia com algumas pessoas.

O Sr. Vice-Presidente: — Isso depende dos trabalhos que houver promptos. — Está levantada a Sessão.

Eram duas horas e meia.