O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Página 104

(104)

dor do Monte, Concelho de Gouvêa de Riba Tamega. Queixa-se do Abbade da dicta Freguezia: Parece á Commissão que deve requerer ao seu Prelado Diocesano: approvado.

O Senhor Bispo de Castello-branco representou que, para poder chegar ao seu Bispado a tempo de Officiar na Semana Sancta, ser-lhe-hia preciso sahir de Lisboa dous ou tres dias antes de se fecharem as Côrtes, para o que pedia á Camara lho permittisse. E a Camara annuio á sua Petição.

O Senhor Presidente dêo para Ordem do Dia de amanhã os trabalhos, que as Mesas tivessem a apresentar, e fechou a Sessão pela huma hora.

E eu Marquez de Tancos, Par do Reino Secretario, a redigi, e fiz escrever. = Duque do Cadaval = Marquez de Tancos = Conde de Mesquitella.

ACTA 37.ª

SESSÃO DE 22 DE MARÇO.

O Senhor Presidente abrio a Sessão pelas onze horas, estando presentes trinta e dous Pares do Reino, faltando vinte e tres; e destes, com motivo, dezoito. E tendo entrado, depois da chamada, o Senhor Conde de Linhares, ficárão presentes trinta e tres Pares do Reino.

O Senhor Conde de Mesquitella lêo as Participações dos Senhores Marquezes de Bellas, e de Vianna, e Condes da Figueira, e da Ponte, de não poderem comparecer na Camara por motivo do fallecimento de sua Irmã, e Cunhada, a Condeça de Penafiel; e do Senhor Conde de Cêa, por molestia: = dous Officios do Vice-Presidente da Camara dos Senhores Deputados (N.°14, e 13): o primeiro remettendo huma Proposição sobre o arbitrarem-se premios aos Auctores dos Codigos, que obtiverem a preferencia: e o segundo remettendo outra Proposição sobre serem admittidas a Despacho na Ilha da Madeira Mercadorias da America: = hum Officio Ex-

Página 105

(105)

cellentissimo Ministro e Secretario d´Estado dos Negocios da Guerra, remettendo sete Mappas da Força do Exercito no l ° de Fevereiro.

Mandou-se depositar no Archívo o Livro intitulado = Manual do Consul, = offerecido por Antonio Barão de Mascarenhas, Consul Portuguez em Bristol.

Seguio-se a Ordem do Dia; e o Senhor Arcebispo Bispo d'Elvas, como Relator da Mesa dos Negocios Ecclesiasticos, lêo o Parecer sobre a Proposição remettida pela Camara dos Senhores Deputados, relativa á Congrua do Parocho da Igreja do Espirito Sancto de Sancto Antão, da Ilha da Madeira (N.° 9): mandou-se imprimir.

O Senhor Arcebispo Bispo d'Elvas pedio a palavra para fazer hum addiccionamento; e o Senhor Presidente lha concedêo para depois da Ordem do Dia.

O Senhor Bispo do Algarve, como Relator da Mesa de Legislação, lêo o Parecer (N.° 34) sobre a Proposição enviada pela Camara dos Senhores Deputados (N.º 11) relativo á formula, de que devem usar os Juizes quando julgarem Collegialmente: mandou-se imprimir.

O Senhor Arcebispo Bispo d'Elvas apresentou huma Proposição (N.°14), para que a providencia adoptada para o Parocho da Igreja do Espirito Sancto de Sancto Antão se ampliasse aos mais Parochos daquella Ilha, que estiverem em iguaes circumstancias. Foi admittida. E, propondo o Digno Par que hoje mesmo a podia motivar, a Camara resolvêo que sim, dispensando o Regimento; e depois de motivada foi tomada em consideração, mandada imprimir, e remetter á Commissão de Proposições.

O Senhor Presidente convidou as differentes Mesas a reunirem-se para apromptar os trabalhos, que devem ser a Ordem do Dia de amanhã.

E levantou a Sessão pelo meio dia.

E eu Marquez de Tancos, Par do Reino Secretario, a redigi, e fiz escrever = Duque do Cadaval = Marquez de Tancos = Conde de Mesquitella.

P. TOM. II. O

Descarregar páginas

Página Inicial Inválida
Página Final Inválida

×