O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

(198)

que este Projecto merecerá a attenção dos Dignos Pares, tendo por isso a esperança de que conseguirá a approvação da Camara.

O Sr. Margiochi: — Não obstante a honra que me fez o Digno Par, eu confesso que bem pouco intendo desta materia, e entretenho grandes duvidas sobre ella; por isso desejaria ainda que elle me esclarecesse mais sobre estas tres Cadeiras que elle quer supprimir: eu estimaria saber o que se intende por estas Cadeiras Analyticas de Direito Patrio, Romano, e Canonico. — Esta palavra analyse nas mesmas Sciencias mathematicas, é tão duvidosa que tem tres explicações pelo menos. Uns a empregam quando a Sciencia é tractada só com os seus signaes particulares, e sem figuras; outros dizem que é um caminho, pelo qual, empregando quantidades desconhecidas, se vem a um resultado verdadeiro; e outros affirmam que é passar do mais composto para o mais simples: a tudo isto chamam analyse. Aonde esta distincção é bem conhecida é na Chimica, porque chamão analyse quando uma substancia composta se reduz a substancia simples que a compõem; mas eu creio que aqui, tem um sentido philosophico, que vem a ser o sentido que lhes dá Condillac; este creio eu ser o sentido desta analyse; entretanto pediria ao Auctor do Projecto que me explicasse em que ella consiste.

Quanto a eliminar-se esta Cadeira de Direito Patrio, creio que ella será de uma grande falta, e não haverá então outra em que se expliquem as nossas Leis, ou ao menos a analyse dellas, do que resultará sahir um Juiz de Direito que não saiba applicara Lei ao facto, e realmente parece-me que isto é uma grande falta. — Agora a respeito do Direito Romano, talvez que essa Cadeira não seja necessaria, porque as suas doctrinas estão introduzidas em toda a Legislação moderna. — O mesmo acontecerá ao Direito Canonico, posto que me persuado de que sempre fará alguma falta aos Estudantes; porém a do Direito Patrio é que não sei como se possa substituir com a de Hermeneutica Juridica, nem creio que isso seja preciso. Em fim eu estou confessando a minha ignorancia a este respeito. — Pelo que pertence aos elementos de Economia-politica, creio que é cousa muito necessaria, mas não tanto que se faça um curso particular, senão para aquelles que se reservão para a Administração. Até agora quando esta Administração andava pelos Provedores Juristas, seria conveniente que elles soubessem Economia-politica, e mesmo Administração particular e geral, mas não vejo uma total necessidade de que os Juizes de Direito saibam Economia-politica, e talvez fosse melhor que houvesse um pequeno curso de Administração em particular para os Admiuistradores; e para aprender isto ha excellentes livros. Eu não exijo grandes conhecimentos, mas desejaria que o que se ensina em algumas Scholas fosse com mais perfeição. - Pelo que respeita aos principios de Direito Commercial acho a Cadeira desnecessaria: nós temos um Codigo, e creio que tem desempenhado muito bem, penso pois que quem estuda os principios geraes de Direito, não tem necessidade de outro estudo, e será capaz de fazer uso do Codigo Commercial; e por isso me parece que em logar desta Cadeira se deveria antes crear uma de Administração, como disse, fazendo um pequeno Curso para aquelles homens que forem destinados a serem Administradores. — Concluo desejando mais explicações sobre esta Cadeira de Hermeneutica Juridica; e opinando que em logar da de Direito Commercial haja uma de Administração.

O Sr. Sarmento: — Querer ensinar ao Digno Par, seria a maior extravagancia do mundo, e ainda mais seria o querer explicar-lhe o que seja analyse; mas eu exprimi a idéa, que representa esta palavra, conforme a aprendi dos Statutos da Universidade, ainda que não vi, se estava no rigôr, e exactidão mathematica. — O Sr. Margiochi não terá tanta falta de memoria, que se não lembre, que na Universidade ha tres Cadeiras de analyse, as quaes subsistem mesmo depois da reforma de 1804: e querer dar agora uma idéa exacta do que são aquellas Cadeiras, seria tomar sobre mim um trabalho, que não pretendo, porque considero o estabelecimento dessas Cadeiras, como um facto conhecido: assim, ainda quando o Digno Par, não soubesse Grego da maneira que o sabe, ser-lhe-ía facil ir buscar a origem da palavra Hermeneutica, e por ella reconhecer a sua significação; e igualmente terá frequentado as Aulas Juridicas, ainda que não fosse senão no tempo dos exames, que é como um theatro de diversão, que a Universidade offerece naquella parte, do Anno Academico; mesmo pelo gosto da critica, que certamente é de muito sabor, entre os estudantes de umas, e outras Faculdades, ainda que nella não levam tanta vantagem os estudantes das Sciencias Positivas, como os das Naturaes, sendo estes mais acostumados a criticar os estudos dos outros, e estes menos affoutos a terem opinião em objectos alheios da sua applicação. — Creio por tanto, que não farei offensa ao Digno Par, se disser que, mais do que eu, sabe elle nesta materia.

Direi tambem que não acho justo aquelle principio de que os Juristas não devem saber alguma cousa mais, do que certas disciplinas a que se devem restringir, como o deu a intender o Sr. Margiochi, e quaesquer argumentos, que para isso se trouxessem, não podem a final deixar de mostrar que o impedir que se alargue a sphera de conhecimentos, é um principio de tyrannia, e por isso anti-liberal, até porque recentemente temos visto cousas bem extraordinarias sobre o assumpto. — Vemos que o actual Arcebispo de Dublin não limita o seu saber á Theologia, mas é um dos maiores Economistas, que tem escripto; o mesmo se póde affirmar do Doctor Macculloch, um dos Economistas mais affamados dos nossos tempos: não podendo provar-se que as Sciencias Medica, e Theologica tenham maior relação com as Politicas, do que as de Direito. Sería por tanto uma tyrannia obstar a que, os que se dedicam á Jurisprudencia, fossem inhibidos de estudar a Economia Politica. Convenho com o Digno Par, e acho muito bem intendido o que elle disse sobre o estabelecimento de Caleiras proprias, onde se ensine elementos de Administração; e quando o Governo nomeou uma Commissão, para lançar um plano de Estudos, alli se tractou de tirar algumas Cadeiras das existentes, para as substituir por outras das que ha pouco se lembraram. Este Projecto porém é mais limitado, por quanto nelle só se tem em vista estabelecer na Universidade algumas Cadeiras de reconhecida precisão, sem todavia entrar em uma reforma geral,