O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

(220)

O Sr. Conde dá Taipa: — Não sei em que entre aqui a tolerancia. Manda-se que uma Commissão dê o seu voto sobre qualquer objecto, ha Membros de opinião contraria á maioria, elles que o digam na discussão: aonde vai a tolerancia é em eu assignar um Parecer, e não levar a mal que os outros tenham uma opinião contraria á minha: mas estar um Parecer prompto, e não se ler, porque ha Membros que o não approvam, é cousa que não deve impecer a marcha dos trabalhos desta Camara, porque podem dar a sua opinião na discussão. Por conseguinte como o Parecer sobre Pronuncias foi dado para Ordem do dia, peço que se leia hoje para entrar ámanhan em discussão; quando não, com a tolerancia do Digno Par, ficariamos assim até ao fim do mundo; a tolerancia tambem tem um termo.

O Sr. Conde de Linhares: Levanto-me para dizer o que sei a este respeito: a Commissão tem prompto o Parecer pelo que pertence á maioria, eu sou um dos que fui contra este Parecer, entretanto darei as minhas rasões quando se tractar da discussão; em consequencia a tolerancia de que se fallou deve intender-se pela falta de unanimidade.

A Camara decidiu que hoje mesmo se lesse o Parecer do Secção de Legislação: pelo que dando o Sr. Vice-Presidente a palavra ao seu Relator, foi o mesmo Parecer lido pelo Sr. Sarmento. — Mandou-se imprimir para entrar em discussão.

O Sr. Visconde da Serra do Pilar: — Lembro a V. Ex.ª o Projecto relativo aos Officiaes de Marinha, e da Brigada, lido hoje antes da Ordem do dia.

O Sr. Vice-Presidente: — Na verdade é um Projecto tão simples que eu não tive duvida de o reservar para ser discutido no fim da Sessão, se a Camara nisso convier.

Assim se resolveu; e sendo, em consequencia, lida novamente pelo Sr. Secretario Conde de Lumiares, a Proposição appresentada no começo da Sessão, pela Secção de Guerra e Marinha (Vide pag. 208), não se fazendo reflexão alguma sobre ella, foi posta á votação e approvada na sua generalidade; assim como o foram igualmente sem discussão os dous Artigos de que se compunha.

O Sr. Secretario Conde de Lumiares appresentou um Parecer dos Dignos Pares Secretarios, relativo á publicação dos trabalhos da Camara. — Ficou reservado para se discutir na proxima Sessão.

O Sr. Vice-Presidente deu para Ordem do dia da Sessão de 30 do corrente a discussão dos novos Artigos da Proposição sobre Pronuncias.

Sendo quatro horas e meio disse que estava levantada a Sessão.