O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

(220)
SESSÃO DE 30 DE MARÇO.
Sendo meio dia e tres quartos, occupou a Cadeira o Sr. Vice-Presidente; e feita a chamada declarou o Sr. Secretario Barão de Alcobaça estarem presentes 22 Dignos Pares, faltando, além dos que ainda se não appresentaram, os Srs. Duque de Palmella, por motivo de serviço; Visconde de Sá da Bandeira e Sottomaior com licença da Camara; e Marquezes de Ponte de Lima, de Santa Iria, de S. Paio, Condes da Cunha, da Taipa, e do Farrobo, Mello Breyner, Barradas, Macedo, e Gamboa e Liz, sem causa conhecida.
O Sr. Vice-Presidente declarou aberta a Sessão.
O Sr. Secretario Conde de Lumiares leu a Acta de precedente, que ficou approvada sem reclamação.
O mesmo Sr. Secretario leu o seguinte
Officio.
Illustrissimo e Excellentissimo Sr. = Cumpre-me participar a V. Ex.ª, de ordem de Sua Magestade a Rainha, para conhecimento da Camara dos Dignos Pares do Reino, que hoje pelas duas horas e vinte minutos da tarde foi Deus Servido chamar á sua Santa Gloria a Sua Alteza Real o Serenissimo Principe Senhor D. Augusto, e que a Mesma Augusta Senhora Tem resolvido encerrar-se por oito dias, que começam hoje, e Mandar fechar os Tribunaes pelo mesmo tempo, e toma luto por seis mezes, sendo tres rigoroso, e tres aliviado. Deus guarde a V. Ex.ª Palacio das Necessidades em 28 de Março de 1835. = Illustrissimo e Excellentissimo Sr. Duque de Palmella, Presidente da Camara dos Dignos Pares do Reino. = Agostinho José Freire.
Terminada a leitura, disse
O Sr. Vice-Presidente: — Recebi este Officio ante-hontem pelas seis horas da tarde, e por isso a tempo que já me não era possivel convocar a Camara antes de hoje. — Parece-me que toda a Assembléa concordará se suspendam os trabalhos hoje e ámanhan, em demonstração do sentimento de tão lamentavel acontecimento. Os Dignos Pares que forem desta opinião queiram levantar-se. — (Toda a Camara se levantou.) — Sua Ex.ª proseguio: — Parece-me igualmente proprio o nomear-se uma grande Deputação de 12 Membros para assistir ao Enterro de Sua Alteza Real, não só como Principe, e Esposo de Sua Magestade, mas até por ser um dos nossos Collegas, cuja falta deploramos.
A Camara igualmente conveio nesta proposta, pelo que disse
O Sr. Vice-Presidente: — Além do Sr. Presidente, ou do Vice-presidente, são nomeados para formar a referida Deputação
Os Srs. Marquez de Fronteira.
de Loulé.
Bispo Conde.
Conde de Paraty.
de Sampaio.
de Lumiares.
Visconde da Serra do Pilar.
Barão de Alcobaça.
Gyrão.
Braamcamp.
Machado.
A esta Deputação se poderão unir os outros Dignos Pares, que isso quizerem, ficando na intelligencia de que o Enterro de Sua Alteza Real deverá ter logar ámanhan pelas 5 horas da tarde na Igreja de S. Vicente de Fóra. — A mesma Deputação fica encarregada de ir dar os pesames, a Sua Magestade a Rainha, no dia e hora que para isso forem designados.
A Ordem do dia para a Sessão do 1.º d'Abril, que