O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

(329)

prescindir-se da formalidade de irem á Secção competente.

O Sr. Visconde da Serra do Pilar: — Mas eu peço a V. Ex.ª que proponha isto á Camara.

O Sr. Vice-presidente: — Eu heide propôr as cousas segundo o meu modo de vêr.

O Sr. Visconde da Serra do Pilar: — O Regimento manda que V. Ex.ª proponha á Camara o que aqui se lhe requerer; se ella o rejeitar então não insistirei, e ter o cumprido com meu dever e coma minha consciencia: a maioria póde votar como quizer. O Sr. Vice-Presidente: — A ordem da Assemblea é que as Proposições vão ás Commissões: é muito natural que estas alli não gastem muito tempo, e que por isso appresentem brevemente o seu Parecer.

O Sr. Visconde da Serra do Pilar: — O que eu pedi, e ainda peço é que V. Ex.ª proponha á Camara que as Resoluções de que fallei, se discutam já.

O Sr. Conde da Taipa: — O Digno Par necessita de ser apoiado pelo numero de Membros que manda o Regimento, para V. Ex.ª fazer essa proposta á Camara; e isto para não haver uma conversação entre o Sr. Vice-Presidente e um Digno Par.

O Sr. Gyrão: — Eu apoio a moção do Sr. Visconde, pela rasão de que a Secção não terá muito tempo de dar o seu parecer sobre essas Resoluções; além de que, a materia é muito simples e todos sabem o que sobre ella a Secção poderá dizer.

Não se fazendo outra observação, resolveu a Camara se mantivesse a direcção dada ás referidas Resoluções.

O Sr. Vice-Presidente: — É de esperar que as Secções dêem no Sabbado o seu parecer sobre as Proposições que hoje se lhe remettem; então a Ordem do dia será, (na hypothese de que no Sabbado 18 haverá duas Sessões) 1.º A Proposição sobre as doações dos Marechaes, e Almirante; 2.º A discussão da Proposição sobre as bases da Administração geral do Reino; 3.º A da outra sobre diversas auctorisações a conceder ao Governo; 4.º Sobre os Officiaes das extinctas Milicias que se conservaram fieis á Rainha, e á Carta; 5.º Sobre indemnisações dos prejuisos causados pela usurpação; 6.º Sobre o conceder premios aos auctores dos Projectos dos Codigos.

O Sr. Presidente do Conselho de Ministros: — Parecia-me que a Sessão seguinte deveria começar um pouco mais cedo.

O Sr. Vice-Presidente: — As Commissões hão de reunir-se ás nove horas, e portanto não poderá ser antes das dez. — Está levantada a Sessão.

Era meia noute e um quarto.

(P.)

42